Início > Raças do Mês > Raças de Cães > 10 Raças de Cães Sensíveis Ao Clima Frio
Raças de Cães

10 Raças de Cães Sensíveis Ao Clima Frio

cães sensíveis ao frio

Quem passeia o cão nas noites geladas de Dezembro sabe o que é tremer de frio e desejar que o seu fiel amigo fosse mais rápido a fazer as necessidades na rua.

Mas se existem raças de cães com densas camadas de pêlo capazes de guardar rebanhos na Serra da Estrela, há por outro lado outras que não se dão assim tão bem em climas frios.

A maneira mais fácil de perceber se o seu cão vai ou não precisar de cuidados extra durante o Inverno está na quantidade de pêlo e na massa corporal que ele tem.

O tamanho também pode ser um indicativo, dado que por norma os cães de menor porte têm menos capacidade de acumular calor.

Contudo, o porte do animal pode ser irrelevante se a camada de pêlo não for suficiente para o proteger. Por exemplo, enquanto que o Husky é um cão de porte médio-grande, a sua pelagem é própria para o tempo frio, mas já cães como o Galgo ou até mesmo o Weimaraner (entre outras raças) são cães que podem beneficiar de um “casaco extra” nos tempos mais frios.

Neste artigo vamos referir 10 raças de cães que são sensíveis ao clima frio. Se mora numa zona fria e tem ou está a pensar em adoptar uma destas raças, tenha a certeza de que é capaz de ajudá-los a manterem-se quentes e confortáveis durante o Inverno.

1 – Chihuahua

chihuahua

O Chihuahua é a raça mais pequena de cão. Originária de Chihuahua no México, num clima quente e desértico, é uma raça antiga, pequena e com uma pelagem fina que não se dá muito bem com o frio. Mesmo os de pêlo comprido precisam de ajuda para se manterem quentes e confortáveis.

2 – Cão de Crista Chinês

cão de crista chinês

Esta raça pode ser encontrada tanto com pêlo (powder puff) como sem pêlo, mas nenhuma das duas variedades está preparada para o frio. São hoje excelentes cães de família, mas foram originariamente criados para caçar ratos nos navios chineses. Por terem pêlo fino ou nem sequer terem pêlo, necessitam de um cuidado extra durante o Inverno.

3 – Galgo

Criadas para correrem e caçarem, os galgos são uma raça antiga, alta e esguia, feita para sprints rápidos em climas quentes e secos. Por isso têm pouca gordura corporal e uma pelagem fina, que não os deixou preparados para os dias frios.

4 – Galgo Italiano

Um pequeno Sighthound (cães de caça que primam pela precisão visual), dizem ser a versão miniatura do Galgo. Assim como eles, são longos, esguios e com pouca massa corporal. Por isso mesmo são cães sensíveis ao frio e precisam de roupa para passarem bem nos meses de Inverno.

5 – Whippet

Outro Sighthound que também precisa de cuidados extra nos meses frios. São cães muito activos e independentes, mas muito afectuosos e bons cães de família.

Conteúdo Relacionado: Cuidados a Ter Com O Seu Cão Durante o Inverno

6 – Terrier Rato

Rat Terrier

Têm a personalidade terrier, mas mais relaxado do que a maioria das outras raças, têm um porte pequeno e um pêlo fino são sensíveis ao clima frio.

7 – Saluki

Originário da Pérsia, é também um sighthound. São cães longo, esguios, poderosos e musculados, mas falta-lhes a estrutura corporal que lhes permita enfrentar o clima frio. Ainda assim são excelentes cães de caça e de corrida, que se dão melhor em famílias activas que lhes permitam exercitar-se.

8 – Fox Terrier Toy

fox terrier

Uma raça terrier pequena, que descendem directamente do Fox Terrier. São cães muito activos e inteligentes e excelentes companheiros para idosos ou até donos inexperientes. A sua pelagem fina e estrutura pequena faz com que se adaptem melhor a um clima quente.

9 . Pinscher Miniatura

pinscher miniatura

É um cão pequeno de origem alemã que, apesar do seu tamanho, têm uma personalidade forte e não são recomendados para donos inexperientes. Com pouca gordura corporal e pelagem fina podem passar dias complicados no Inverno se não tiverem ajuda extra.

10 – Yorkshire Terrier

Apesar de comprido, o seu pêlo é fino e por isso não oferece uma grande protecção para o frio. Esta raça dá-se melhor com um casaco quente quando sai à rua. Se quiser saiba mais sobre a personalidade do yorkshire terrier.

Mas não são só estas!

Estas são apenas 10 exemplos de raças que precisam de cuidados extra no Inverno. Como estas existem outras raças que também são sensíveis ao frio, por isso veja as suas características – pêlo fino e magros – e pergunte-se se o seu animal também poderia beneficiar de um casaquinho para passar melhor o Inverno, nem que seja só na rua.

Faz Parte da Nossa Comunidade 🙂
10

Sobre o Autor

ODonoCuida

Deixe-nos um Comentário

Clique aqui para deixar um comentário