Início > Curiosidades > Curiosidades Sobre Animais > 18 Factos Que Pode Não Saber Sobre Cães
Curiosidades Sobre Animais

18 Factos Que Pode Não Saber Sobre Cães

Os nossos cães conhecem tudo sobre nós. Os nossos hábitos e rotinas, a nossa energia, os nossos medos, receios e comportamentos. Provavelmente muitas outras coisas que nos passam despercebidas.

Mas o que é que nós sabemos sobre eles? Neste artigo vamos desenvolver alguns factos sobre cães, alguns conhecidos e outros nem tanto.

1 – Os cães têm mesmo ciúmes.
Segundo um grupo de cientistas da Califórnia, os cães também sofrem de ciúmes.Os investigadores estudaram 36 cães de 14 raças diferentes e descobriram que a maioria deles era indiferente quando ignorados pelos donos, até os donos darem toda a sua atenção a cães de peluche.
Então os seus comportamentos mudavam drasticamente a provocarem, morderem e a rosnarem.

2 – Os cães não sentem culpa.
Apesar de sentirem ciúmes, também foi descoberto que os “olhinhos de puppy” não são sinais de culpa. De facto, são apenas a forma como interpretamos a sua reacção quando são repreendidos.
Alexandra Horowitz, da Barnard College descobriu que todos os cães “pareceram culpados” depois de terem sido repreendidos por terem comido um biscoito proibido – e que aqueles que foram acusados injustamente, por vezes pareciam mais “culpados” que o patudo transgressor.

cao-nao-sente-culpa

3 – A urina dos cães pode correr metal.
Aparentemente deixar os nossos patudos fazerem xixi nos postes de iluminação pode não ser tão seguro quanto pensamos.
Em Abril de 2003, depois da morte de uma pessoa pela queda de um poste, o Derbyshire County Council gastou mais de 75.000£ numa avaliação a 1 milhão de postes de iluminação, com receio que a urina estivesse a corroer as bases do postes. 20 deles tiveram mesmo de ser substituídos. (Fonte BBC)

cao-a-fazer-xixi

4 – Os cães conseguem ver cores.
É um erro comum achar que os cães só conseguem ver a preto e branco. Na verdade eles conseguem ver cores, apenas não tão vividas como nós.Eles possuem apenas 2 cones que lhes permitem ver cores, ao passo que os humanos possuem três.
Isto significa que os cães conseguem ver tons de azul e amarelo, mas não distinguem entre o verde e o vermelho.

visao-do-cao

5 – Eles conseguem cheirar doenças.
Uma investigação conduzida no Schillerhohe Hospital, Alemanha, descobriu que os cães têm uma capacidade extraordinária para reconhecer os cheiros de uma gama de compostos orgânicos que indicam que alguma coisa não está a funcionar bem no corpo humano.
Na verdade sabe-se que os cães podem detectar cancro, diabetes e sinais de ataques epilépticos.

caes-detectam-doenças

6 – São bastante inteligentes.
De acordo com a American Psychological Association, os cães podem ser tão inteligentes como uma criança de 2 anos.Provavelmente sem surpresas, os Border Collie são os mais inteligentes, capazes de aprender mais de 200 palavras.

7 – Nem sempre uma cauda a abanar significa boa disposição.
O abanar da cauda tem a sua própria linguagem, e os donos com mais experiência sabem disso. Quanto mais para cima a cauda está, mais dominante o cão é.
Pelo contrário, quanto mais para baixo, mais submisso.No entanto, no site Psychology Today explicam outras particularidades, sendo que as mais surpreendentes são que a cauda abana a tender mais para a direita se o cão se sente bem, e para a esquerda quando têm sentimentos mais negativos.

cao-abanar-cauda

8 – São animais bastante quentes.
Não é só o facto de terem o corpo coberto de pêlo, mas também uma temperatura corporal de 38ºC (1 grau superior à dos humanos).
Para além disso, ao contrário do que se pensa, os cães apenas têm glândulas sudoriparas (de suor) nas patas.

calor nos caes

9 – Têm as suas próprias impressões digitais.
Apesar das patas de cada cão serem bastante genéricas, o seu nariz é bastante único, assim como as impressões digitais humanas.
São combinações de rugas e vincos que podem identificá-los.Mas duvidamos que seja tão fácil meter-lhes o nariz na tinta, como fazem com os nossos dedos.

nariz-cao

10 – Eles também sonham.
Não deve ser uma grande notícia para os donos de cães. Já todos vimos a torcerem-se, correrem ou a fazer barulhos enquanto choram.Mas nem todos os cães sonham na mesma quantidade e parece que os cães mais pequenos têm uma maior tendência para sonharem.

cão-a-sonhar

11 – Podem apaixonar-se.
Lembram-se daquele beijo de esparguete na “Dama e o Vagabundo”?
Pois é, a primeira pessoa a sugerir esse amor canino foi Elizabeth Marshall Thomas. No seu livro “The Social Lives of Dogs” a antropóloga conta a história de Sundog e Bean. Eles conheceram-se casualmente mas foram afastados e ambos sofreram com a ausência de cada um.
Mas para além disso, o professor da Claremont Graduate University, Paul Zak, descobriu que o cérebro canino liberta oxitocina, a “hormona do amor”, quando interage com pessoas e outros cães, assim como os humanos num beijo ou num abraço.

cao-apaixonado

12 – Quando nos tornámos amigos?
Os cientistas acreditam que os cães e os humanos começaram a sua amizade há 30.000 anos, quando durante a Era do Gelo, os lobos foram domados pelos homens caçadores. Com uma amizade de tantos anos, é normal que sejam o melhor amigo do homem.

cao-melhor-amigo-homem

13 – Têm noção de tempo.
Tem razão se  acha que o seu cão conhece os seus horários para jantar ou para ir dar um passeio com ele. Eles aprendem as nossas rotinas e os nossos hábitos, mas também têm uma noção de tempo, e sentem a nossa falta.
Estudos já mostraram como os cães se comportam de maneira diferente quando os donos estão ausentes por períodos diferentes de tempo.

14 – Os bigodes ajudam-nos no escuro.
Já referimos no ponto 4 que eles vêm cores mas não tão bem como nós. Em contrapartida, conseguem ver muito melhor que nós no escuro.
Além disso, através dos seus bigodes conseguem sentir mudanças subtis nas correntes de ar e assim recolher informações sobre o tamanho, a forma e a velocidade de objectos próximos. Isto permite-lhes ter um sentido mais apurado ao aproximarem-se de presas ou de situações perigosas.

bigodes-dos-caes

15 – Em média a sua mandíbula exerce 145kg de pressão.
Os testes foram feitos num pastor alemão, pitbull terrier e rottweiler. Em comparação, os seres humanos exercem 54kg, o tubarão brando 272kg e na liderança está o crocodilo com capacidade para 1133kg de pressão.
Os cães também têm mais 10 dentes definitivos que os humanos, 42 contra 32.

cao-com-mais-força-maxilar

16 – Um faro de 1,000 a 10 milhões de vezes melhor que os nossos.
Dependendo das raças, podem ter entre 125 a 300 milhões de glândulas aromáticas, ao passo que os seres humanos só têm 5 milhões.Para além disso, a parte do cérebro que controla o aroma é 40 vezes maior que  a nossa.

olfato dos caes

17 – Ouvem 4 vezes melhor que nós.
Para além de um faro e uma audição muito melhor que a nossa, ouvem sons mais agudos e frequências de 67 a 45 mil hertz, enquanto que os humanos só ouvem frequências entre os 64 e 23.000 hertz.

audição canina

18 – Conseguem cheirar as nossas emoções.
Podem captar mudanças subtis no nosso odor e isso pode ajudá-los a compreenderem como nos sentimos. Por exemplo, aos cheirarem o nosso suor quando ficamos nervosos ou com medo.
Também podem detectar quando uma mãe engravida, e como referimos num ponto anterior, doenças.

Veja outras curiosidades sobre animais

Faz Parte da Nossa Comunidade 🙂
3

Sobre o Autor

ODonoCuida

Deixe-nos um Comentário

Clique aqui para deixar um comentário

Or

Concurso Para Donos

 Participa e podes ganhar 1 ANO 
  grátis de produtos anti-parasitas  
PARTICIPAR
close-link