Início > Saúde Animal > Nutrição e Alimentação > 6 Produtos Que Contêm Xilitol
Nutrição e Alimentação

6 Produtos Que Contêm Xilitol

xilitol

O Xilitol é um adoçante natural cada vez mais utilizado como uma alternativa ao açúcar. Extraído de plantas, frutas e vegetais este adoçante é seguro para os humanos mas extremamente venenoso para os cães.

Os problemas para a saúde dos cães que envolvem a ingestão de xilitol é cada vez maior, e por isso é importante saber que alimentos comuns ao nosso dia-a-dia contêm xilitol. Desta forma saber como evitar que o seu cão o coma ou responder de forma apropriada caso isso aconteça.

Xilitol Nas Pastilhas Elásticas

Se a pastilha elástica que costuma comprar é “sem açúcar”, então tenha em atenção porque a probabilidade é que contenha este adoçante natural. No entanto, cada marca de pastilhas contém quantidades diferentes de xilitol. Enquanto apenas duas pastilhas de certa marca podem fazer muito mal ao seu cão, ele pode comer 10 pastilhas de outra marca sem manifestar sintomas.

Para o caso do seu cão ingerir estas pastilhas, é importante saber a marca delas, quantas pastilhas comeu e há quanto tempo, para que possa tratar o problema apropriadamente. Segundo a Pet Poison Helpline (linha telefónica de emergência para casos de envenenamento) as pastilhas são responsáveis por cerca de 80% dos casos de envenenamento por Xilitol.

Xillitol Nas Pastas de Dentes e Desinfectantes Bucais

Apesar de não ser um alimento e de não ter tanta quantidade do adoçante como as pastilhas, os produtos para a saúde dentária por norma contêm esta substância.

Xilitol Em Alimentos Assados ou Cozidos

Pode ser comprado nas lojas em grandes quantidades. Sendo uma alternativa ao açúcar, é uma excelente opção por exemplo para diabéticos que gostem de utilizar o forno. O facto de ser cada vez mais utilizado, por ser mais saudável para os humanos, significa que está cada vez mais exposto aos animais. Se utilizar xilitol para os seus doces e bolos, certifique-se que não o partilha com o seu cão.

Xilitol Nas Suas Compras de Supermercado

A substância existe em naturalmente em muitas frutas e vegetais, mas como as quantidades são tão mínimas não representa qualquer perigo.

No entanto, existem outras compras de mercearia que afirmam ser “sem açúcar” mas que podem ter este adoçante. Ketchup e outros molhos, barras energéticas e de proteínas, pudim e outros alimentos. Confirme na lista de ingredientes se existe alguma referência a xilitol ou a álcool de açúcar.

xilitol

Xilitol Nos Medicamentos

Principalmente em xaropes, existem alguns medicamentos em que se podem encontrar esta substância. Também encontra em vitaminas para mascar ou produtos líquidos.

Em Cremes, Loções, Gel e Desodorizantes

O Xilitol tem características humectantes, ou seja, que previnem a perda de humidade. Isto quer dizer que ajuda estes produtos a reterem a humidade, o que é perfeito. Sendo utilizado relativamente há pouco tempo, isto faz com que por muitas vezes nem os veterinários saibam destes riscos. O melhor é manter os produtos de higiene pessoal longe dos nossos amigos de 4 patas.

 

Faz Parte da Nossa Comunidade 🙂
0

Sobre o Autor

ODonoCuida

1 Comentário

Clique aqui para deixar um comentário