Início > Notícias Sobre Animais > Abandono de animais – Governo lança campanha de sensibilização
Notícias Sobre Animais

Abandono de animais – Governo lança campanha de sensibilização

O abandono de animais é crime em Portugal! No entanto todos os anos cerca de 30 mil animais são recolhidos pelos centros de recolha oficiais (CRO). Existem 69 centros de recolha municipais no nosso país e todos estes encontram-se sobrelotados. De todos os animais recolhidos apenas 35% são adoptados segundo a Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária. Os restantes 75% correspondem a 19500 animais, muitos deles acabam a  viver toda a sua vida nestes centros.

O vídeo que colocámos no início do nosso texto é a nova campanha de sensibilização da Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) para o não abandono de animais de companhia. Nesta campanha de sensibilização são protagonistas o Leão, o Zorro, a Frozen, o Bobi, o Dominó, o Farrusco, a Luna, a Pandora e a Felina. Todos eles são vítimas de abandono e estão disponíveis para uma adopção responsável no CRO da Amadora em Lisboa. Mas existem milhares de animais que continuam à espera de uma família para a vida toda.

A DGAV na sua campanha realça que este é “um problema de todos”. “Não se pretende culpabilizar ou apontar o dedo a quem quer que seja pois nesta questão todos somos responsáveis e todos podemos ter um papel activo”.O sucesso da campanha, que “visa a detenção responsável e a redução do número de animais abandonados”, está dependente da “participação activa dos municípios e de cada cidadão”, afirmam num comunicado.

O abandono de animais não pode ser visto como algo comum e normal. Se encontrar um animal errante verifique junto de um veterinário se este tem microship. Caso o animal não esteja registado deve-se “alertar as entidades policiais ou a autarquia local, a fim de que seja efectuada a sua recolha”. No caso de nos 15 dias seguintes os donos não apareçam o animal será esterilizado e colocado para adopção.

Cada vez existem mais soluções para quem tem dificuldades financeiras não abandonar os seus animais de estimação. Não existem desculpas para o abandono… O abandono de animais de companhia é crime!

Se concorda com a mensagem do vídeo da DGAV partilhe este artigo e entre nesta corrente de sensibilização contra o abandono de animais de companhia.

Se gostou deste artigo, veja mais notícias sobre animais aqui.

Faz Parte da Nossa Comunidade 🙂
7

Sobre o Autor

ODonoCuida

Deixe-nos um Comentário

Clique aqui para deixar um comentário