Início > Comportamento Animal > Comportamento Canino > Actividades para cães – O que fazer com eles
Comportamento Canino

Actividades para cães – O que fazer com eles

actividades para cães

As actividades para cães acabam muitas vezes por serem limitadas ou monótonas para os nossos animais. A falta de variedade de exercícios e a baixa dificuldade dos mesmos acabam por não despertar o interesse devido do nosso cão. E isto não quer dizer que o dono não se esforce para variar. No entanto nem sempre consegue despertar o interesse do seu cão por aquela determinada actividade. Depois temos alguns donos que não conhecem muitas actividades para fazerem com os seus animais. Para estes, O Dono Cuida decidiu apresentar-lhe as melhores actividades para fazer com cães.

As 15 melhores actividades para cães fazerem com os seus donos

É do senso comum hoje em dia que os cães precisam de gastar as suas energias para estarem realizados e felizes. Por isso é tão importante passearmos com eles duas vezes ao dia. No entanto para muitos cães caminhar não é suficiente para a sua realização, como é o caso dos cães pastores que adoram outras actividades. Cães de porte pequeno ou médio muitas vezes não são adeptos de grandes caminhadas, mas adoram brincar e fazer outras actividades. Brincadeiras, exercícios e actividades para cães são das melhores coisas que pode fazer com o seu animal. É divertido para ele, mas também para si. Por isso deixamos aqui várias sugestões, desde as mais simples às mais completas, para gastar a energia do seu patudo.

actividades para cães

1º- Atirar, apanhar e devolver um objecto. 

Provavelmente a actividade mais simples que se pode fazer com o nosso cão, mas que a maioria dos animais deliram. Pode ser feita dentro de casa, num quintal ou ao ar livre. O que importa aqui é a interacção entre cão e dono, o seu animal correr e apanhar o objectivo e no final aprender a devolvê-lo. Para quem não consegue atirar uma bola para longe existem acessórios que facilitam a sua tarefa, assim o seu cão corre mais. Tenha cuidado ao lançar o objecto numa zona segura para o seu cão. Nunca faça este tipo de actividade num local onde passam carros ou que possam por a segurança do seu cão e a dos outros em perigo.

actividades para cães

2º – Salto em altura para apanhar um brinquedo.

Uma actividade para fazer com o seu cão muito simples e normalmente prende a atenção do seu animal. Grande parte dos cães adoram alcançar objectos no ar. Comece com o objecto mais baixo e quase imóvel, gradualmente aumente a sua altura e a movimentação. Recompense no início com um doce para este perceber o que pretende dele, mas deixe os doces depois para incentivos verbais e caricias quando ele alcançar o objectivo. Cuidado com os saltos excessivos no início ou com cães com problemas nas articulações/músculos.

actividades para cães

3º- Buscas para encontrar doces e objectos

Continuamos com actividades para cães simples, mas que desenvolvem o olfacto e o foco do seu cão. Ensinar o seu cão a procurar doces, brinquedos ou outros objectos escondidos é muito desafiador para ele. Embora a complexidade do exercício seja baixa é necessário começar por esconderijos fáceis. Quando este estiver habituado a esta actividade aumente a dificuldade. Este exercício é muito engraçado de fazer em família, principalmente se tiver crianças. Não deixe o seu cão ver onde esconde as coisas. Leve-o para o local escolhido e indique-lhe para este se sentar. Só quando der o comando do busca é que ele deve começar a procurar. Sempre que este encontrar aquilo que escondeu compense-o com uma guloseima ou com palavras e afecto. Quando ele não encontrar, passando algum/bastante tempo levo-o até ao local do esconderijo.

actividades para cães

4º- Encontrar os donos. 

Esta é uma das actividades mais engraçadas que pode fazer em família. No entanto o seu cão antes tem que saber bem distinguir o nome que dá a cada membro da família (Dono/Dona/Menino/a/Nome X). Assim que esta associação for clara para o seu cão, ele saberá distinguir pelo o som fonético a quem se refere. Procure um local seguro em primeiro lugar para fazer este tipo de actividade. Depois um dos membros da família deve se esconder sem o cão ver. Use um bom esconderijo. Não se esquece que o seu cão conhece o seu cheiro a uma distancia bem maior do que julga. De seguida com ele sentado dê o comando de ex: “Busca o Dono” e deixe-o procurar. Elogie sempre o animal quando encontrar. Aumente a dificuldade, altere os participantes e mude as recompensas. Vai se divertir bastante em família.

actividades para cães

5º – Treinos de obediência e comandos, aumentando o grau de dificuldade progressivamente. 

Este tipo de actividades para cães é essencial. Educar e treinar um cão não só é essencial no dia a dia, como é estimulante mentalmente para o animal. O primeiro comando que quase todos os donos ensinam é o senta e de seguida o deita. Depois existem diversos comandos que pode ensinar ao seu cão como por exemplo: salta, quieto, fica, busca, rebola, larga, pata, (pata esquerda; pata direita), “morto”, nomes de objectos, ensinar a trazer cada um pela associação do nome, entre inúmeros outros.

Existem cães que associam melhor sons e outros associam melhor cheiros. Perceba bem quais são as melhores qualidades do seu cão e desenvolvam as piores.

Os treinos por associação positiva com doces ou vozes e caricias são quase sempre bem sucedidos. Lembre-se que este tipo de treino é feito à base de repetições. Alguns cães não precisam de muitas, outros precisam de várias. A paciência é a chave para o sucesso. Se estiver a ficar frustrado mais vale não treinar nesse dia o seu animal.

actividades para cães

6º – Actividades com brinquedos inteligentes

Já falámos várias vezes aqui no blog sobre brinquedos inteligentes. Para além de serem uma actividade que entretém o seu animal durante algum tempo, esta estimula o desenvolvimento da sua mente. Normalmente este tipo de jogos escondem biscoitos e doces. O cão para conseguir comer os seus doces terá que movimentar peças, encontrar a recompensa e destapá-la para ficar acessível. Por norma, bem incentivados, os cães adoram este tipo de brinquedos. Como normalmente alguns cães ficam mais excitados com os brinquedos, estes jogos são uma excelente forma de gastar energia. Existem inúmeras soluções no mercado, com preços variados. Se gostar desta ideia procure a melhor solução para o seu cão, pensando sempre no seu tamanho.

actividades para cães

7º – Caça ao Tesouro – Ideal para cães que gostam de escavar

Existem cães que são completamente fascinados por escavar, principalmente os que passam bastante tempo em quintais. Normalmente esses cães continuam com o seu instinto mais primário de escavar para guardar a sua comida, como faziam antes de serem domesticados. Por isso se tem um quintal pode criar uma zona para ele onde é permitido ele escavar à vontade. Essa deve ser uma zona com a terra já solta. Aproveite quando estiver a arranjar o espaço dele e esconda alguns brinquedos e ossos para que este possa procurar. Desta forma pode criar uma autêntica caça ao tesouro com ele, deixando o seu animal feliz e realizado. Acredite que ele irá adorar a actividade.

actividades para cães

8º- Correr com o seu cão

Esta é uma óptima actividade para cães, mas também para os seus donos. Correr é um excelente exercício para a saúde de ambos. Hoje em dia existem trelas e acessórios próprios para facilitar correr com o seu cão. Lembre-se que convém o seu cão já estar ensinado a passear correctamente, sem ir à sua frente. Se não gosta de correr ou não está em boa forma para tal, pode sempre começar com caminhadas com o passo acelerado. À medida que a sua forma física melhorar pode aumentar o ritmo. No final, tanto o dono como o cão aproveitam para fortalecer a sua ligação como para melhorar a sua condição física e mental.

actividades para cães

9º- Andar de bicicleta com o seu cão

Talvez uma das melhores actividades para cães com energia muito elevada. Ao andar com o seu cão de bicicleta, com acessórios adequados para manter a sua segurança e do seu cão, ele irá gastar facilmente o excesso de energia acumulada. Para além que pode começar aos poucos a habituar o seu cão e aumentar o ritmo progressivamente. Comece com distâncias mais curtas e vá aumentando quando este já estiver habituado. Antes de começar esta actividade deixe ele fazer as suas necessidades primeiro. Controle o seu animal e faça pausas para este descansar e hidratar-se. Provavelmente ele ficará fã desta actividade mais rápido do que imagina.

actividades para cães

10º- Andar de patins com o seu cão

É muito normal nas grandes cidades observar pessoas a passear os seus cães enquanto estas andam de patins. Isto porque existem ciclovias próprias que permitem a segurança desta actividade. Em Portugal já existem algumas zonas com ciclovias onde esta actividade pode ser feita em segurança. Se gosta de andar de patins, aproveite para experimentar andar com o seu cão ao lado. Para além de conseguir aumentar o ritmo da caminhada do seu cão é uma óptima forma de fazer exercício para ambos.

actividades para cães

11º – Leve o seu cão a nadar numa piscina ou numa zona segura sem corrente nem rochas

Nadar… Existem cães que adoram e outros que fogem da água só de vê-la. Caso tenha um cão que adore água pense em levá-lo a locais seguros para que esse possa nadar. O ideal seria uma piscina, mas infelizmente poucos são os donos que têm piscinas em suas casas. Por isso temos que ser criativos e lembrar-nos de locais onde os nossos cães possam nadar em segurança. Existem locais com pouca corrente e sem rochas onde eles podem nadar sobre a nossa vigilância à vontade.

Uma excelente solução para a segurança dos nossos patudos são os coletes para flutuarem. Assim a cabeça fica sempre fora de água e consegue nadar à vontade. Entre sempre com eles dentro de água, atire uma bola ou o seu brinquedo favorito para perto para ele ir buscar. Esta é uma actividade para cães excelente, principalmente para os que sofrem de problemas nas articulações. De forma alguma deixe de observar o seu cão enquanto ele estiver dentro de água. E nunca force o seu cão se este não se sente confortável.

actividades para cães

12º – Frisbee

Cães velozes e energéticos adoram correr, saltar e tentar apanhar o Frisbee. Uma actividade para fazer com cães muito simples, que queima calorias e fortalece os músculos. A perseguição ao frisbee mantêm a maioria dos cães muito focados durante algo tempo. Cuidado com lançamentos perigosos, onde lança o frisbee e com a condição física do seu animal. Assim que este estiver bem cansado, deve parar com a actividade. Arranje uma zona segura para o seu cão correr atrás do frisbee sem qualquer perigo.

actividades para cães

13º – Treinos de Agilidade

Não é por acaso que que esta é uma das actividades para cães mais conhecidas do mundo, sendo um desporto reconhecido e profissional para cães. Já existem várias escolas caninas com estas pistas de obstáculos, compostas por barreiras, túneis, cordas e outros diversos obstáculos. Quanto aos benefícios são muitos. Para além do seu cão correr, saltar, rastejar, treinar comandos, eles usam diferentes músculos e o controlo da sua mente. Para os donos é uma óptima forma de reforçar ainda mais a ligação com o seu animal.

Para aqueles que não têm possibilidades financeiras de colocarem os seus animais numa escola para fazerem treinos de agilidade não se preocupem. Existem sempre soluções, precisamos apenas de criatividade e procurar as melhoras zonas para tal. Por exemplo existem determinadas zonas com vários postes seguidos, com bancos de jardim, escadas e outros objectos que podem servir de obstáculos para treinar o seu cão.

actividades para cães

14º- Passadeira electrónica para exercitar o seu cão

A passadeira electrónica é uma actividade cada vez mais comum no universo canino. Tão comum que nos últimos anos algumas marcas criaram passadeiras próprias para cães. Claro que qualquer passadeira electrónica serve para o seu cão fazer exercício. Esta é aconselhável para cães com muita energia, que precisam de exercício por mais tempo do que os donos possam gastar com eles ou para pessoas que por incapacidade não consigam gastar a energia do seu cão. Mas todos os donos podem usar a passadeira com os seus cães, desde que estes não tenham algum problema de saúde que impossibilite esta actividade.

Não é difícil ensinar um cão a andar numa passadeira electrónica, pois eles estão habituados perante diversas situações a caminhar. No início provavelmente irão tentar fugir da passadeira ou evitar subir para ela. Afinal é um objecto desconhecido para estes. Com paciência, recompensas positivas e persistência o seu cão estará habituado em poucos dias. Assim poderá fazer exercício extra em casa. Esta é muito útil no Inverno, quando chove intensamente e os donos não conseguem permanecer muito tempo na rua. Na nossa opinião, os donos que têm uma situação financeira boa é um excelente investimento para si e para o seu animal.

actividades para cães

15º – Exercícios de equilíbrio para cães

Exercícios de equilíbrio para cães é uma actividade que fortalece os músculos dianteiros e traseiros do seu animal e aumenta o nível de concentração do mesmo. Parece algo simples, mas acredite que o seu cão sentirá alguma dificuldade no início. Para além disso ele irá gastar energia física e mental, o que o deixará mais calmo e relaxado no final deste tipo de exercício. Existem equipamentos próprios para cães, mas pode utilizar objectos que produzam o mesmo efeito. Escolha sempre materiais que não coloquem em risco ou em perigo o seu cão.

Veja aqui que tipo de cuidados deve ter com as actividades para cães.

Saiba mais sobre comportamento canino aqui.

Faz Parte da Nossa Comunidade 🙂
0

Sobre o Autor

ODonoCuida

Deixe-nos um Comentário

Clique aqui para deixar um comentário