Início > Saúde Animal > Terapias Para Animais > Acupuntura Veterinária – Descubra todos os benefícios
Terapias Para Animais

Acupuntura Veterinária – Descubra todos os benefícios

acupuntura veterinária

A Acupuntura Veterinária é cada vez mais procurada pelos donos portugueses. Talvez devido aos seus benefícios serem cada vez mais conhecidos e muitos donos já terem experimentado em si. Mas ainda existem muitas dúvidas em relação a esta técnica ser aplicada em animais devido à falta de informação.

A medicina chinesa já conquistou Portugal há alguns anos e claramente os donos começam a procurar os mesmos tratamentos para os seus animais. Por isso “O Dono Cuida” informa-o sobre tudo aquilo que precisa saber sobre a Acupuntura Veterinária.

Neste artigo poderá encontrar:

acupuntura veterinária

Em que consiste a Acupuntura Veterinária?

A acupuntura é uma técnica milenar chinesa que foi desenvolvida ao longo dos anos até ser introduzida na medicina tradicional chinesa num sistema de saúde organizado e estruturado. A acupuntura veterinária tem os mesmos princípios do que a acupuntura que é aplicada em humanos. Esta técnica consiste na aplicação de agulhas extremamente finas na pele dos animais, baseando-se em determinados pontos e meridianos. Estas podem ser colocadas superficialmente ou a alguns centímetros de profundidade quando é pretendido outro tipo de estímulo no corpo do animal.

Esta terapia em animais não é recente, mas o uso em animais domésticos tornou-se mais popular na Europa e nos Estados Unidos da América nas últimas décadas.

Na acupuntura veterinária podem ser utilizadas algumas técnicas diferentes, sendo as mais conhecidas a acupuntura tradicional, a electroacupuntura, a acupuntura sem agulhas (lazer, pastilhas com silício ou pressão manual) e a moxabustão.

Na Acupuntura Veterinária portuguesa é mais frequente o uso da acupuntura tradicional e a electroacupuntura em animais. Embora em muitos casos o uso do lazer seja uma prática comum.

No caso da Electroacupuntura são utilizadas pequenas correntes eléctricas através das agulhas. A electroestimulação ajuda a melhorar a eficácia em inúmeros tratamentos, garantindo melhores resultados em menos tempo. A acupuntura com lazer o principio é o mesmo, mas em vez de utilizar as agulhas é usado o lazer em cada ponto.

O animal sente dor ou aceita bem as sessões de Acupuntura Veterinária?

Como os seres humanos, cada animal reage de forma diferente quando a agulha é inserida na pele. Quando esta técnica é aplicada por um médico veterinário especialista em acupuntura o seu animal não deve sentir dor. O que o seu animal pode sentir é o mesmo que os humanos, ou seja, um formigueiro, um pequeno choque pelo corpo, ou apenas só ter esse tipo de sensação em determinados pontos. No entanto a acupuntura não deve causar dor.

A maioria dos animais aceita bem a aplicação de agulhas durante as sessões, chegando mesmo a adormecerem enquanto o veterinário aplicada esta terapia. Isto acontece pelo profundo relaxamento dos músculos, alívio da dor e a libertação de endorfinas e serotoninas.

No entanto cada caso é único. Existem animais que não toleram a aplicação de agulhas, por serem mais agressivos ou ansiosos. Nestes casos a acupuntura veterinária é aplicada com o lazer nos pontos da acupuntura, conseguindo também excelentes resultados. O mais importante é escolher um veterinário especializado em acupuntura que irá saber como proceder com cada animal.

Deve ser aplicada esta técnica por um veterinário ou terapeuta?

O Dono Cuida só aconselha a aplicação de acupuntura se esta for aplicada por um veterinário. E explicamos o porquê. Um médico veterinário qualificado em Medicina Veterinária Tradicional Chinesa tem o conhecimento da medicina ocidental e oriental. Ou seja ele não só conseguirá fazer um bom diagnóstico, através da medicina ocidental e oriental, como saberá qual é a melhor forma de tratamento. Existem casos que é necessário primeiro um tratamento mais ocidental para depois ser aplicada as técnicas da medicina chinesa.

Se apenas recorrer a um terapeuta sem este conhecer o diagnóstico médico do seu animal poderá nunca saber qual é a fonte do problema do mesmo. Este tipo de acções podem diminuir os sintomas do animal, mas o estado clínico do mesmo continuar a agravar-se. Levando a outro tipo de complicações mais tarde. Por isso não há nada melhor que ter um veterinário especialista na medicina ocidental e oriental.

É fácil encontrar um profissional credenciado para seguir um tratamento de Acupuntura Veterinária?

Hoje em dia é cada vez mais fácil encontrar veterinários que são especialistas em medicina veterinária tradicional chinesa. Claro que em determinadas zonas do país pode ser mais complicado encontrar veterinários com esta especialidade. Felizmente existem veterinários especializados em acupuntura que percorrem várias clínicas de norte a sul do país para efectuarem este tipo de tratamentos. Faça uma pesquisa e fale com o seu veterinário sobre este tipo de dúvidas. Certamente em conjunto irão encontrar a melhor solução para o seu animal.

 

acupuntura veterinária

Que tipo de doenças podem ser tratadas nas sessões de Acupuntura Veterinária?

A acupuntura veterinária consegue auxiliar e tratar várias doenças. Por vezes é apenas possível aliviar alguns sintomas em casos mais complexos, no entanto a acupuntura consegue ajudar a tratar inúmeras doenças. Exemplo de doenças que a acunpuntura para animais tem sucesso:

  • Doenças respiratórias
  • Doenças musculares
  • Doenças ósseas (displasias, artrite, artrose, hérnia discal, espondiloses, etc.)
  • Doenças dermatológicas
  • Doenças neurológicas (convulsões, epilepsia e paralisias por lesões nervosas ou periféricas)
  • Doenças gastro-intestinais (gastrite e diarreias continuas)
  • Doenças do sistema reprodutor
  • Doenças urogenitais
  • Distúrbios endócrinos
  • Patologias oculares
  • Viroses
  • Auxilia no tratamento do cancro e na recuperação pós cirúrgica

 

Quais são os benefícios da Acupuntura em animais?

Para além dos benefícios em auxiliar e tratar as doenças referidas no tópico anterior, a acupuntura tem várias vantagens para animais que estão com alguns problemas de saúde.

  • A maioria dos animais podem fazer acupuntura. Gatos, cães, cavalos, cobras, entre muitos outros não registaram qualquer problema em sessões de acupuntura.
  • A idade dos animais não é um entrave às sessões de acupuntura veterinária.
  • Embora possa fazer alguma confusão a certos donos, a acupuntura não causa qualquer tipo de dor nos animais.
  • A acupuntura veterinária pode ser utilizada como um tratamento complementar se o animal estiver a fazer um tratamento à base de antibióticos em simultâneo.
  • Auxilia a aliviar dores constantes que o animal sofre
  • Equilibra o organismo do animal, podendo conseguir obter resultados que a medicina ocidental não consegue.
  • Reduz o stress no animal e equilibra-o a nível físico e mental.
  • Melhora significativamente a qualidade de vida do seu animal
  • Tem muito poucas contraindicações, e só casos muitos específicos é que não podem fazer sessões de acupuntura.

 

Quanto tempo deve durar uma sessão de acupuntura?

Por norma cada sessão de acupuntura veterinário dura entre 20 a 45 minutos, dependendo do tipo de tratamento e de cada animal.

 

Com que regularidade são feitas as sessões de Acupuntura Veterinária?

Habitualmente as sessões de acupuntura em animais começam por ser feitas entre 1 a 2 vezes por semana. Claro que tudo vai depender da gravidade da patologia que o animal está a sofrer. Em muitos casos após 4 a 8 sessões os efeitos da acupuntura começam a notar-se, sendo feita uma nova avaliação do paciente. Se tudo estiver a correr como o médico veterinário pretende os tratamentos passam a ser quinzenais ou até mensais. No entanto cada caso é único. Existem animais que melhoram rapidamente e outros que necessitam de mais sessões até conseguirem atingir os resultados pretendidos.

Quais são as contra-indicações da acupuntura em animais?

Como referimos anteriormente são poucas as contra-indicações da acupuntura veterinária, no entanto elas existem. Não deve existir inserção de agulhas sobre dermatites ou áreas tumorais. Também não é recomendável efectuar nenhuma sessão de acupuntura numa fase aguda da cinomose, somente em fases crónicas ou tardias.

Muitos donos pensam que o sangramento em sessões de acupuntura é um problema, no entanto é exactamente o oposto. 

Sangrar é algo natural nas sessões de acupuntura. O sangramento ocorre pela estagnação de energia em alguns canais. O sangue está retido naquele canal e quando é removida a agulha ocorre o sangramento. A congestão vascular também é causadora de pequenos sangramentos após a remoção da agulha. Desta forma ao deixar de existir esse tipo de estagnação de sangue é algo benéfico para o animal.

Veja outras terapias para animais aqui.

Faz Parte da Nossa Comunidade 🙂
0

Sobre o Autor

ODonoCuida

Deixe-nos um Comentário

Clique aqui para deixar um comentário