Início > Notícias Sobre Animais > Aldeia para gatos em Sintra – Já existem duas!
Notícias Sobre Animais

Aldeia para gatos em Sintra – Já existem duas!

Aldeia para gatos em Sintra
foto de: Cães & Companhia

A aldeia para gatos em Sintra foram idealizadas pelo Movimento Movido a 4 Patas numa parceria com a Junta de Freguesia de Almargem do Bispo, Pêro Pinheiro e Montelavar. O objectivo das duas aldeias já criadas é fornecer abrigos para as colónias de gatos que vivem nas ruas da freguesia, onde possam ser alimentados, estejam protegidos e possam ser controlados a nível de saúde.

A primeira aldeia para gatos em Sintra foi criada em Março de 2017 e situação na rua da Fonte em Almornos. E no passado mês de Setembro foi inaugurada a segunda aldeia no Parque de Campismo de Almornos em Sintra. No entanto esta iniciativa não fica por aqui. O Movimento Movido a 4 Patas confirmou que no final deste mês irá ser inaugurada a terceira aldeia no concelho.

Segundo a Associação estes espaços permitem controlar a população animal, protegendo os mesmos o máximo possível na zona onde já residiam e estavam integrados. As aldeias para gatos em Sintra são abrigos de madeira com oito entradas que dão acesso aos dormitórios. Dentro dos dormitórios existem camas, almofadas e mantas onde cada animal pode descansar. Para além disso as aldeias estão equipadas com kits de primeiros socorros para situações de emergência. No exterior existe sempre um espaço vedado com madeira, onde os gatos podem alimentar-se, brincar e ter alguma liberdade com o mínimo de segurança.

A criação de aldeias para gatos em Sintra veio permitir controlar a saúde destes animais, visto estarem habituados aos seus tratadores acaba por ser mais fácil apanhá-los quando precisam ser vistos por um veterinário. Todos os gatos destas colónias estão castrados e esterilizados, contribuindo para uma diminuição do número de gatos de rua.

Projectos para o futuro

Cada aldeia para gatos em Sintra acolhe cerca de 15 animais e o objectivo a longo prazo é implementar este projecto a nível nacional. Outro iniciativa que está a ser preparada é um projecto de crowdfunding para oferecer 10 abrigos a cuidadores de animais e a outras associações de apoio a gatos de rua. Com estes em funcionamento será organizado um roteiro pelas diferentes aldeias através da criação de coordenadas de geocaching, acabando por unir os abrigos a nível nacional. Desta forma as pessoas serão convidadas a fazer os roteiros e podem contribuir com donativos para as colónias.

Sem dúvida que esta iniciativa merece o máximo de divulgação, pois no futuro os gatos que vivem nas ruas podem ter uma vida mais segura e tranquila dentro destas aldeias.

Se gostou do nosso artigo, veja mais notícias para animais aqui.

Faz Parte da Nossa Comunidade 🙂
0

Sobre o Autor

ODonoCuida

1 Comentário

Clique aqui para deixar um comentário

  • Bom dia
    BEM HAJA A TODOS DESTA INICIATIVA EM SINTRA. DEVIA SER EM TODAS FREGUESIA………..MAS NAO ACONTECE.
    EU AGORO GATOS. ESTOU SEMPRE A DAR COMIDA AOS DA RUA QUE NAO CONSIGO TIRAR OS DA RUA.JA AGORA TENHO ANDADO ALIMENTAR UMA GATINHA DA RUA …QUE PENSO QUE ESTA DOENTE…TENHO LIGADO PARA TUDO E ASSOCIACOES PARA AJUDAR A GATINHA….JA TENHO GATOS.TODAS ME FECHAM NA CARA.
    MUITO OBRIGA
    MORO NA RAMADA
    ISABEL