Início > Raças do Mês > Raças de Cães > Saiba quais são as melhores raças de cães para apartamento
Raças de Cães

Saiba quais são as melhores raças de cães para apartamento

as melhores raças de cão para apartamento

O crescimento das cidades portuguesas fez com hoje em dia muitas pessoas morem em apartamentos ou casas sem quintal. O número de casas com quintal é cada vez menor em comparação que o número de apartamentos.

No entanto, essa realidade não alterou o amor e a vontade de ter um animal, até pelo contrário. Segundo um estudo publicado pela GFK, mais de metade dos portugueses têm pelo menos um animal de estimação.

Contudo, sem dúvida que exige uma adaptação ao tipo e à raça do animal que escolhemos e a ao estilo de vida necessário para ter um cão equilibrado. Por isso, uma pergunta bastante comum é: quais são as melhores e mais adequadas raças de cães para viverem num apartamento?

Antes de mais nada, é essencial compreender que qualquer cão precisa de passear. Caminhar é importante para a saúde mental e física dos nossos cães. Se quer um cão equilibrado, certifique-se de que o passeia regularmente e não o deixa acumular muita energia.

É igualmente importante compreender que os cães são animais sociais e que não foram criados para ficarem sozinhos por longos períodos de tempos.

Basta pensarmos que, normalmente os cães vadios têm sempre no mínimo um companheiro de caminhada. Por isso se é uma pessoa que fica muito tempo fora de casa e mesmo assim quer um cão, garanta-lhe companhia. Pode ser simplesmente outro cão. Caso contrário ele poderá mostrar sinais de dependência excessiva e sofrer com isso.

Uma opção viável são também as creches para cães, que poderão ajudá-lo a aliviar a ansiedade de separação.

Se procura o cão indicado para apartamento, saiba que no momento da escolha não é só o tamanho que importa. Aliás, o tamanho pode ser irrelevante, dependendo do estilo de vida que leva.

as melhores raças de cão para apartamento

Mas falando de uma forma geral, deve optar por raças calmas e que se sintam à vontade em casas sem quintal.

Os cães ideais para apartamento são aqueles com baixo nível de energia.

Por isso, podemos excluir os cães pastores, como por exemplo o Border Collie. Os pastores são cães de trabalho e sentem necessidade de serem úteis e de estar activos. Precisam de muito exercício e isso requer tempo e disponibilidade.

As raças de caça são também cães com índices de energia elevados.

Características de um cão de apartamento

Estas são as características que consideramos serem as ideias para quer ter animais em casas pequenas e sem quintal.

  • Porte/Tamanho: Naturalmente, os cães de porte pequeno ocupam menos espaço e dessa forma movimentam-se e adaptam-se melhor a apartamentos.
  • Necessidade de fazer exercício: Existem algumas raças específicas que não precisam de gastar tanta energia. Para essas raças um passeio curto é suficiente, ou até mesmo uma brincadeira em casa.
  • Barulho: Há raças com maior tendência para se expressar com latidos. Pode educá-los desde pequeninos para não ladrarem desnecessariamente, ainda para mais se vive num apartamento.
  • Relação com estranhos: Viver num apartamento significa ter vizinhos próximos. O ideal é ter um animal que seja tranquilo com estranhos.
  • Características genéticas da raça: Os cães foram domesticados há milhares de anos e inicialmente criadas com o intuito de auxiliar o homem no trabalho em ambientes e propósitos distintos. São milhares de anos de selecção para acentuar os traços específicos de cada raça.

Cães pastores, cães de guarda, cães de caça, de serviço e salvamento, todos eles têm o seu propósito e as suas características genéticas. Da mesma forma, existem aqueles que foram criados para serem apenas cães de companhia, e que são geneticamente perfeitos nesse aspecto.

Isso quer dizer que não podemos ter cães de porte grande em apartamentos?

Pelo contrário. Somos da opinião que, apesar dos traços genéticos, é o dono que faz o cão. Existem imensos casos de sucesso de cães de grande porte que vivem tranquilamente em apartamentos. Pode muito bem ter um cão pastor de companhia numa casa pequena.

Exige é um compromisso muito maior da sua parte, para que ele possa ser equilibrado. E claro, também poderá tropeçar nele uma vez ou outra.

Mas por exemplo, nas indicações dadas pelo portal Vet Street, o Mastim Inglês, que tem em média 80kg, é um bom cão para apartamento, dado que é dócil e tem níveis de energia moderados, assim como o Dogue Alemão, bastando para isso uma boa caminhada diária.

Ainda assim, quando falamos nos cães ideais para ter em casas pequenas, temos de nos basear nas características que referimos anteriormente, e para isso existem diversas raças de cães pequenos que são perfeitas para quem não tem um quintal ou um espaço grande disponível para o seu animal.

Mas eles também merecem uma passeio no parque ou na calçada e um tempo para brincar e respirar ao ar livre.

Bulldog Inglês: Um preguiçoso. Adoram sossego, descanso e um lugar no sofá. São cães perfeitos para apartamentos por terem uma energia muito baixa. Têm uma saúde delicada. Saiba tudo sobre o Bulldog Inglês.

as melhores raças de cão para apartamento

Pug: É um cão que adora companhia e é muito apegado ao dono. São calmos, ladram pouco e são conhecidos por atitudes espontâneas e muito engraçadas. Não crescem muito, por isso, são ideias para apartamentos pequenos. Assim como os bulldogs, o Pug tem uma saúde delicada.

Bulldog Francês: Uma das raças que teve um boom de popularidade. É o cão de família. Muito calmos e dóceis, adoram crianças e outros animais. A sua saúde também é delicada e podem estragar muitas coisas.

as melhores raças de cão para apartamento

Spitz Alemão ou Lulu da Pomerania: Pequenos e não perdem muito pêlo. Contudo, há uma tendência para serem mimados e protegidos, tornando-os em cães ciumentos e possessivos. Necessitam de ser educados e socializados para evitar que isso aconteça.

Shih Tzu: São cães com alguma energia, porém tranquilos e preguiçosos, sem grande necessidade para exercícios. Ainda assim devem ser incentivados a fazer caminhadas para evitar a obesidade.

Lhasa Apso:  Adaptam-se bem à vida em apartamento e aprendem rápido a respeitar o dono e seu ambiente. São mais calmos que o Shih Tzu e que o Spitz Alemão, e gostam de ficar deitados a dormir tranquilamente.

as melhores raças de cão para apartamento

Chihuahua: O cão portátil, por ser tão pequenino. São cães agitados e muito apegados ao dono. Faça-o passear para que toda essa energia seja gasta de forma positiva.

Assim como o Spitz Alemão, pode tornar-se bastante ciumento, por isso ignore o facto de ser pequeno e frágil e não o deixe sem liderança ou educação.

Cavalier King Charles Spaniel:  São bastante calmos, dóceis e não precisam de muita experiência para serem educados.

Yorkshire Terrier: Eles são cães pequenos, mas muito energéticos. Adoram brincar e são perfeitos para o convívio com crianças. De novo, não os mime demasiado em detrimento da educação.

Saiba mais sobre o Yorkshire Terrier

Maltês: Bem comportados acostumam-se muito facilmente ao lugar onde vivem.

Poodle: Pequeno, alegre e bonito. Raça perfeita para apartamento. Perdem pouco pêlo mas precisam de tosquias.

Bichon Frisé: Não ladram muito, mas têm muita energia por isso precisam de passeios regulares.

Pinscher: São pequeninos e adoram estar com a família. O grande problema é que, assim como outras raças pequenas podem ser inseguros e ciumentos.

boston terrier

Boston Terrier: Divertidos, adoram crianças e estar com a família. Embora sejam bons para apartamento, eles são bastante agitados e enérgicos. Outra das características é o facto de sofrerem com complicações respiratórias.

Saiba mais sobre os Boston Terrier.

Dachshund ou Teckel: Agitados e muito brincalhões. Vivem tranquilamente em apartamentos mas precisam de passeios frequentes. Normalmente têm problemas de coluna.

Cocker Spaniel:  São bonitos, dóceis e muito companheiros. Não costumam dar muito trabalho para além das tosquias necessárias.

Schnauzer: Facilmente adaptáveis a espaços pequenos, os schnauzers são bastante inteligentes e excelentes cães de companhia. Podem infernizar a vida dos vizinhos porque costumam ladrar bastante.

West Highland White Terrier: Bonito e muito companheiro.

E os rafeiros, são indicados para apartamento?

Obviamente que sim. A única razão pela qual não incluímos os cães rafeiros nesta lista é porque não podemos definir uma propensão genética nem um porte físico.

Os perfis dos cães Sem Raça Definida é difícil de traçar porque vai depender dos cruzamentos de raças. Cada um dos cruzamentos gera propósitos, necessidades e comportamentos distintos, mesmo que sejam todos incluídos na categoria de rafeiros.

O que sugerimos no caso dos rafeiros é que faça uma análise ao comportamento de acordo com as características e pontos que referimos neste artigo.

Se vai adoptar um cachorro, procure um que aparente ter um nível de energia mais baixo ou moderado que os outros. Senão, pode sempre adoptar um cão adulto, onde os traços comportamentais já estão definidos e que possam enquadrar-se com os seus.

No fim de contas, o dono faz o cão. Se corresponder às necessidades do seu cão, lhe der educação e estabelecer limites, terá um cão óptimo para viver em apartamento.

Leia sobre outras raças de cães

Faz Parte da Nossa Comunidade 🙂
0

Sobre o Autor

ODonoCuida

Deixe-nos um Comentário

Clique aqui para deixar um comentário