Início > Produtos para animais > Produtos Para Gatos > Brinquedos para gatos – O que oferecer
Produtos Para Gatos

Brinquedos para gatos – O que oferecer

brinquedos para gatos

Escolher brinquedos para gatos nem sempre é uma tarefa fácil. Muitos dos brinquedos para gatos no mercado não despertam o interesse da maioria dos felinos. Embora existam donos que têm a sorte dos seus gatos se entreterem com pouco, existem outros que ficam bastante frustrados devido aos seus gatos não ligarem aos brinquedos. Por isso deve tentar perceber primeiro o  que desperta o interesse do seu gato, para depois escolher o brinquedo mais adequado.

Os brinquedos para gatos que vemos muitas vezes à venda acabam por ser um pouco básicos. As famosas bolinhas e ratos de corda não fascinam todos os felinos. Por isso O Dono Cuida decidiu apresentar-lhe alguns brinquedos para gatos que podem despertar o interesse do seu animal.

Aprenda a colocar os brinquedos para gatos no local certo

Este tópico pode parecer-lhe um pouco estranho, mas já vai entender porquê. Muitos donos acabam por juntar tudo o que pertencem ao seu gato na mesma zona, e isto está errado. Os gatos precisam de áreas distintas para se alimentarem, brincarem, descansarem e outra para fazerem as necessidades. E isto não quer dizer que não possa estar tudo no mesmo espaço se este for grande. O dono tem que perceber que o seu gato não quer comer ou dormir perto da zona onde faz as suas necessidades. E com os brinquedos não é diferente. Se deixarmos um brinquedo na zona de descanso ou perto da caixa de areia, o interesse pelo mesmo vai diminuir.

Por isso tente definir bem estas zonas para o seu gato. Ao criar uma zona de diversão para ele, e se no início só brincar com ele ali, o gato acabará por associar aquele local a diversão.

Brinquedos para gatos – A caça juntamente à brincadeira é a melhor solução

Quando escolhemos brinquedos para gatos não nos podemos esquecer que eles são felinos. Os felinos são brilhantes caçadores por natureza, no entanto ao contrário do que muitos pensam eles não caçam só para se alimentarem. Eles enquanto comem também se divertem com a sua caça.

Por isso temos que ter em conta essa característica dos felinos na hora de escolher brinquedos para gatos. No entanto devemos começar pelos brinquedos mais básicos até aos mais complexos.

brinquedos para gatos

Brinquedos para gatos – Simples, gama com variedade e económicos

É sempre bom o seu gato ter brinquedos simples e variados. Estes costumam ser bastante económicos e no início costumam despertar alguma curiosidade.

  • Bolas coloridas de vários tamanhos e texturas
  • Bolas com guizos
  • Ratos feitos de corda
  • Bolas ou outro objecto com penas

É importante ir alternando estes brinquedos para gato regularmente. Se numa semana ele tem uma bola, na semana a seguir retire a bola e ofereça-lhe um ratinho feito com corda. Desta forma poderá conseguir manter o interesse do seu gato por mais tempo neste tipo de brinquedos.

Brinquedos para gatos – Brinquedos para a interacção entre o dono e o seu gato

Estes tipo de brinquedos normalmente são compostos sempre por um fio ou uma corda. Numa das extremidades terá uma zona para o dono agarrar e na outra um brinquedo que irá ser a caça do seu gato. Normalmente quase todos os gatos deliram com este tipo de brinquedos. Enquanto o dono agita o brinquedo o gato persegue-o até conseguir apanhá-lo. Este tipo de brincadeira reforça ainda mais o elo de ligação entre o dono e o seu gato. O único problema é que estes só despertam o interesse quando o dono está em casa.

  • Canas de pesca com peixe na ponta
  • Cana com fio elástico com bolas com penas na ponta
  • Ratos que andam quando se dá à corda ou ratos telecomandados

Existem do mesmo género das canas referidas anteriormente que se prendem numa parede ou em outra superfície para o seu gato brincar sozinho. Estas também são muito úteis para gatos que brincam facilmente sozinhos. Mas por norma são brinquedos que a maioria dos gatos desistem de brincar rapidamente. Claro que cada gato é único e a duração de interesse pelos seus brinquedos também. Não custa experimentar, visto não ser um brinquedo de custo elevado.

brinquedos para gatos

 

Brinquedos para gatos – Brinquedos que estimulam a inteligência com ou sem comida

Os brinquedos para gatos interactivos ou que estimulam a inteligência são muito apreciados pelos donos mais exigentes. Por norma estes tipo de brinquedos não são muito acessíveis, mas existem alguns com preços bastante razoáveis. Os brinquedos interactivos costumam emitir sons, luzes e muitos ainda vibram. Estes são compostos por mais que um elemento, e enquanto o gato vai passando pelo brinquedo encontra diversos estímulos para interagir.

Depois temos os famosos brinquedos para gatos com comida. E não estamos a falar daquelas bolas que deixam cair biscoitos, sempre que o gato as faz rodar. Embora também representem uma boa diversão para o seu gato. Os brinquedos com comida que estimulam a inteligência do seu gato são mais complexos e desafiantes. Aqui o seu animal vai ter que aprender como retirar os seus doces ou ração de diferentes locais completamente diferentes. Claro que no início o dono vai ter que demonstrar ao seu gato como funciona, todavia a maioria dos gatos vão ficar entusiasmados com o desafio.

brinquedos para gatos

Existem marcas que têm uma vasta gama deste tipo de brinquedos, e com diversos graus de dificuldade. Segundo apuramos, cerca de 80% dos donos ficam satisfeitos com este tipo de brinquedos, embora salientem que gatos muito grandes têm dificuldades pois a sua cabeça e patas são maiores, não conseguindo alcançar os biscoitos. Se tem um gato com o tamanho padrão veja este tipo de brinquedo, vai encontrar alguns que têm até 5 actividades diferentes num só brinquedo. Concluindo estes brinquedos para além de estimularem o seu gato, também irão entreter o seu animal durante o período que fica sozinho em casa.

brinquedos para gatos

Neste artigo não falámos dos arranhadores nem da catnip (erva-dos-gatos). Embora iremos abordar estes dois assuntos brevemente, devemos salientar que existem no mercado brinquedos que estimulam a inteligência que integram arranhadores e ainda catnip.

Veja outros produtos para gatos aqui.

 

Faz Parte da Nossa Comunidade 🙂
0

Sobre o Autor

Profile photo of ODonoCuida

ODonoCuida

Deixe-nos um Comentário

Clique aqui para deixar um comentário

Or

Saltar para a barra de ferramentas