Início > Comportamento Animal > Comportamento Canino > O Seu Cachorro Come Muito Rápido? Pare Esse Comportamento
Comportamento Canino

O Seu Cachorro Come Muito Rápido? Pare Esse Comportamento

cachorro come muito rápido

Se o seu cachorro come muito rápido esse é um comportamento com que se deve preocupar. Por vezes os donos ignoram quando os seus animais são demasiado vorazes a comerem, sem noção dos riscos deste comportamento.

Mas o facto do seu cachorro comer muito rápido pode ter complicações graves para a sua saúde, mas também comportamentais. Por isso é importante que os donos saibam corrigir esse comportamento, para bem do seu animal.

Quando o seu cachorro come muito rápido, esse comportamento pode indicar que tenha nascido numa grande ninhada. É comum nas ninhadas maiores que os cãezinhos tenham de competir pela comida. Pode ser por essa competição anterior pela sua comida que adopte um comportamento de guardar a comida, engolindo-a antes que outros possam chegar a ela.

Riscos Para a Saúde

Ao comer muito rápido o seu cão engole demasiado ar. Isto pode criar problemas como mau-estar, vómitos, dilatação gástrica ou torção gástrica, que pode ser um problema bastante grave. O estômago torcido pode ocorrer quando um cão engole demasiado ar durante a refeição. O ar causa uma distensão no estômago e predispõe-o a que possa torcer-se sobre ele próprio. Para além destes problemas, comer demasiado rápido pode também asfixiá-lo.

Problemas Comportamentais

Para além do comportamento em si, que como já vimos pode colocar a saúde do seu animal em causa, pode promover ainda a possessividade e a agressividade perante a comida. Existem todos os motivos para corrigir este comportamento.

Formas de Corrigir e Abrandar Este Comportamento

  • Alimente-o Com Mais Frequência: De certeza que em sua casa já não há necessidade para competir pela comida. Um bom passo para começar é diminuir as quantidades, mas aumentar a frequência. Por exemplo, imagine que lhe dá 2 copos de comida, duas vezes por dia – procure diminuir para 1 copo de comida, quatro vezes por dia. Isto fará com que tenha menos comida para engolir, e será mais seguro para a sua saúde.
  • Dificulte-lhe Um Pouco o Acesso à Comida: Se o primeiro ponto era focado mais na própria saúde do seu cão, este centra-se mais em realmente abrandar a ingestão dos alimentos. Em vez de lhe dar acesso fácil à comida, dificulte-lhe o caminho. Por exemplo, meta algum objecto entre ele e o prato, ou coloque pedras grandes dentro da tigela da ração, para o abrandar. Certifique-se de que as pedras estão limpas e são suficientemente grandes para que ele não as consiga meter na boca e engolir.
  • Mudar-lhe a Tigela: Se preferir, existe uma tigela própria para diminuir a velocidade com que os cães ingerem os alimentos. O que ela faz é precisamente o que diz o item anterior, dificulta o acesso à comida através duma espécie de espiral ou labirinto para os biscoitos.Carregue aqui para saber mais sobre essa tigela. 
  • Treino: Tente alimentá-lo à mão e vá colocando um doce no seu prato de vez em quando. O objectivo é fazer com que ele perceba que não tem de se sentir ameaçado quando se aproximam da tigela da comida.

Outra coisa que pode tentar também fazer é elevar o prato da comida. Coloque-o num local em que o seu cachorro consiga chegar, mas que não o deixe debruçado sobre a comida, o que pode potenciar a possessividade.

Se tiver outros animais em casa e o seu cão for agressivo em relação à comida, alimente-o em separado. Trabalhe com ele e vá incluindo-o aos poucos de volta.

Veja aqui outros artigos sobre o comportamento canino.

Faz Parte da Nossa Comunidade 🙂
0

Sobre o Autor

ODonoCuida

Deixe-nos um Comentário

Clique aqui para deixar um comentário