Início > Raças do Mês > Raças de Cães > Top de Cães Mais Inteligentes
Raças de Cães

Top de Cães Mais Inteligentes

caes-mais-inteligentes

A lista das raças de cães mais inteligentes do mundo é longa e certamente discutível. Qual é mais ou menos inteligente, tudo isso é variável e subjectivo. Mas o que não é discutível é a verdadeira inteligência destas raças. 

Não interessa quem é o melhor ou o pior aluno da sala, porque todos estes cães são capazes de fazer coisas que deixam qualquer pessoa com um brilho nos olhos. 

Um estudo publicado recentemente sugere a existência de algo como um QI  – um factor geral de inteligência em cães. Desse estudo realça-se que:

  • A estrutura das habilidades cognitivas nos cães é semelhante à encontrada nos humanos.
  • Cães que resolvem os problemas mais rapidamente fazem-no também com maior precisão.
  • As habilidades cognitivas dos cães podem ser testadas rapidamente, assim como nas pessoas.

A lista que se segue baseia-se nos bestseller “The Intelligence Of Dogs”. Nele, a inteligência é uma marca definida pela “treinabilidade”, ou seja, focada na capacidade do cão ser treinável.  O livro, escrito por Stanley Coren contou com as avaliações sobre 110 raças, por mais de 200 juízes que avaliam as raças com base em testes de trabalho\obediência.

Os cães de topo conseguiam absorver os comandos em menos de 5 repetições e obedeciam-lhes melhor em 95% das vezes.

caes mais inteligentes

Raças de Cães Mais Inteligentes

#1 Border Collie: Um trabalhador incansável, o border collie é o cão pastor de ovelhas nº 1, premiado pela sua inteligência, instinto extraordinário e capacidade de trabalho.

#2 Poodle: Excepcionalmente inteligente e activo, o Poodle foi criado para ir recuperar coisas da água. A sua versão miniatura pode ter sido treinado para detectar trufas.

#3 Pastor Alemão: O principal cão de polícia, guarda e militar do Mundo. Extremamente inteligente e enérgico, é um óptimo pastor e companheiro de família.

#4 Golden Retriever: Inteligente e desejoso por agradar os seus donos, foi criado como um caçador e companheiro. É ideal como cão-guia e como assistente em missões de busca e resgate.

#5 Doberman Pinscher: Conhecido pela sua resistência e velocidade, foi criado para ser o cão de guarda ideal.

#6 Shetland Sheepdog: O Pastor de Shetland ou “Sheltie” é essencialmente uma versão miniatura do Collie. Uma raça trabalhadora, de pêlo denso e longo, extremamente inteligente e atinge a excelência no pastoreio.

#7 Labrador Retriever: Um cão desportista e familiar ideal. Gentil e inteligente é como se pode definir esta raça.

#8 Papillon: Era conhecido como o “Spaniel Anão” esta raça alegre, energética e sempre alerta não é envergonhado nem agressivo. Apesar de pequeno, tem uma inteligência gigante.

#9 Rotweiller: Robusta e poderosa, esta é uma raça muito mais feliz se tiver trabalho. É um “todo terreno”, adequado como cão de guarda, cão polícia, pastor, atleta, cão terapêutico ou como uma simples companhia. Uma raça completa que se torna fenomenal quando em boas mãos.

#10 Cão de Gado Australiano: Tão energético como inteligente, é um cão muito mais feliz se tiver alguma tarefa como pastorear, treinos de obediência ou de agilidade.

Outras Raças de Cães Inteligentes

Se bem treinados e estimulados acabam por ser todos inteligentes. Mas algumas de outras raças que não constam na lista anterior e primam pela sua inteligência são:

#11 Weimaraner: Originários da Alemanha, são excelentes cães de trabalho. Utilizados em várias actividades como localizar, apontar e recuperar até procura e resgate.

#12 Vizsla: Mais um fantástico cão de trabalho, primam pela sua capacidade de caça e de seguir rastos. É uma raça fácil de treinar e óptima com crianças.

#13 Airdale Terrier: A família Schnauzer vai desde as miniaturas aos gigantes. O Airdale não é um nem é outro, é o chamado “Standard Schnauzer” e é um óptimo cão de trabalho. Inteligente, precisa de imenso exercício físico e mental para não se tornar num cão impaciente.

#14 Schipperke: Para juntar ao grupo dos cães mais inteligentes, o Schipperke é um cão naturalmente confiante e curioso. Nada lhe passa indiferente e por isso é óptimo para cão de guarda e para cão de família.

#15 Spitz Alemão: O Spitz Alemão ou Pomeranian é um cão relativamente comum. Pequeno e energético é bastante inteligente o que torna num cão fácil de treinar. Adora agradar os donos e por isso é uma excelente companhia.

É bastante injusto fazer uma lista dos cães mais inteligentes quando existem tantos. De fora desta lista ficam muitas outras raças como os pastor belgas, os blood hound, os keeshond, pitbull, cockers, cães de água, pointers, rafeiros e praticamente todos os cães que existem.  A inteligência dos nossos animais está também dependente da quantidade de estímulos e treino que recebem. Mas a verdadeira pergunta é.

Os cães mais inteligentes, são os melhores cães de companhia?

Pode pensar-se que sim, mas nem sempre isto é verdade. O facto dos cães serem inteligentes não significa que tenham de ser fáceis. Pode bem ser o contrário. Um cão mais inteligente por vezes requer mais atenção, estímulo e actividades. Um doberman pode ceder ao tédio e destruir-lhe parte da mobília enquanto está no trabalho. A raça Collie foi criada para trabalhar o dia inteiro. Se não o fizer vai sentir-se miserável. Um pastor alemão, se não for um cão de trabalho, para se sentir feliz tem de passear de 2 a 3 horas por dia.

Um dono que cuida deve pensar seriamente em qual é o cão que se adequa mais a ele e ao seu estilo de vida. Não fazer uma escolha destas com seriedade pode acabar numa relação frustrante para ambos.

Saiba mais sobre as várias raças de cães.

Faz Parte da Nossa Comunidade 🙂
0

Sobre o Autor

Profile photo of ODonoCuida

ODonoCuida

Deixe-nos um Comentário

Clique aqui para deixar um comentário

Or

Saltar para a barra de ferramentas