Início > Notícias Sobre Animais > Cães Utilizados Contra a Violência Na África do Sul
Notícias Sobre Animais

Cães Utilizados Contra a Violência Na África do Sul

Os cães são animais realmente fantásticos, com uma capacidade única para nos tornarem em seres humanos melhores. Infelizmente, por maldade ou prazer há pessoas que os utilizam para o mal e para a violência.

Mas por outro lado, existem pessoas como Adrienne Oliver que sabem o potencial que eles têm para nos ajudar.

Esta é a história do Funda Nenja – Aprenda Com O Seu Cão em língua Zulu –  um projecto com o objectivo de mudar a vida dos meninos de um dos países mais violentos do Mundo, a África do Sul.

Desenvolvido em Mpophomeni, um município perto de Howick, o Funda Nenja é um projecto que tenta desviar as crianças do crime e da violência. Como? , Redireccionando-as para o treino de cães, ensinando-as a cuidarem e comportarem-se com um cão, sempre com base na afinidade e respeito entre homem e animal.

Mas será que tem resultado?

Bem, segundo uma reportagem publicada no Yahoo Notícias, Thobani Gasa, de 20 anos disse que pertencia a um gangue e que ingressou no curso apenas para se divertir. “Quando me comecei a interessar por cães, desisti da vida do crime”.

O jovem Thobani afirma que o curso mudou a sua vida, mas sabem o que é mais curioso? Hoje em dia é treinador de cães.

O curso foi lançado em 2009, fundado pela treinadora de cães Adrienne Oliver. Hoje em dia, Adrienne reúne todas as semanas mais de 100 jovens, dos 8 aos 15 anos, com a missão de educar estas crianças para que se tornem em seres humanos carinhosos e responsáveis.

Para além disso, o curso é gratuito para as crianças que levem o seu animal, animais estes que são muitas vezes resgatados da rua e adoptados pelas famílias para protegerem as casas.

Em 2016 um estudo publicado pelo Children’s Institute Of Cape Town, revelou que a violência sofrida pelas crianças na África do Sul atingiu níveis alarmantes, sendo que potencia o risco dessas mesmas crianças reproduzirem esse comportamento violento.

Segundo esse mesmo estudo, mais de metade das crianças sul africanas são vítimas de violência por parte de familiares ou professores.

Mas os responsáveis pelo projecto afirmam que compreender o comportamento canino faz com que as crianças tenham uma melhor capacidade para se controlarem.

“Acredito que é precisamente porque educamos crianças (…) que eles passam então a comunicar com o animal sem recorrer à violência ou força” diz a fundadora, acrescentado que “isso afecta as suas interacções diárias com as pessoas”.

Se quiser saber mais sobre o projecto pode visitar o site: http://www.fundanenja.co.za

Mais notícias aqui

Faz Parte da Nossa Comunidade 🙂
0

Sobre o Autor

ODonoCuida

Deixe-nos um Comentário

Clique aqui para deixar um comentário