Início > Curiosidades > Curiosidades Sobre Animais > Porque é que um cão arranha o chão antes de se deitar?
Curiosidades Sobre Animais

Porque é que um cão arranha o chão antes de se deitar?

cão arranha o chão antes de se deitar

Existem vários donos que não entendem porque é que o seu cão arranha o chão antes de se deitar. A explicação é simples, este tipo de comportamento normalmente é territorial. No entanto muitos cães arranham um local para se deitarem mais confortáveis. Mas os cães com este tipo de comportamento, não só arranham o chão, como também tapetes, sofás, mantas e o local onde dormem.

Um cão arranha o chão antes de se deitar pois os seus antepassados cavavam buracos para dormirem confortáveis e em segurança. Antes de serem animais de companhia eles criavam buracos no chão. Hoje em dia já não necessitam pois têm locais seguros numa casa onde podem descansar. No entanto este comportamento continua no seu ADN. Por isso é algo natural para eles, mas pode ser um problema para os donos. Descubra como pode lidar com este comportamento.

Um cão arranha o chão antes de se deitar pois é territorial. Mas porquê?

Os cães têm glândulas especiais na parte inferior das patas. Ao arranharem um local, estas glândulas libertam o seu cheiro, e este fica entranhado no sítio que eles abriram. Ao cavarem um local onde pretendem descansar e dormir, o seu cheiro que ali para reivindicar aquela zona como sua.

Um cão arranha o chão antes de se deitar à procura de conforto. Qual é o sentido?

Para nós este comportamento não faz qualquer tipo de sentido. Um cão arranhar o chão antes de se deitar à procura de conforto é só “estúpido”. Mas não é bem assim. Se o seu chão for muito quente ou frio, o seu cão arranha o chão na tentativa que este mude de temperatura. Por exemplo a relva ou a areia são áreas quentes, por isso eles cavam para arrefecer aquela zona. Em áreas mais frias como alguns materiais usados no chão, eles raspam para criar um ambiente mais aconchegante. Este comportamento também ocorre em outros locais para além do chão, como tapetes, mantas, sofás ou a sua cama. Para além de poderem estar a marcar território, também podem estar a tentar melhorar o local para descansarem.

cão arranha o chão antes de se deitar

Quando um cão arranha o chão antes de se deitar de forma compulsiva. O que fazer?

Este é um problema mais comum do que pode pensar. Existem muitos cães que arranham o chão, tapetes ou as suas camas de uma forma tão compulsiva até danificarem. Isto normalmente acontece para aliviarem o seu excesso de energia. A solução passa por gastar a energia do seu cão nos passeios e em casa. Tente dar passeios mais longos e fazer algumas actividades em casa com ele. Não se esqueça de o corrigir sempre que ele começar a escavar compulsivamente. Tente direccionar essa energia para uma actividade em casa.

Existem raças que têm maior tendência para escavar que outras. Embora a forma de corrigir este tipo de comportamento seja a mesma, pode ter mais dificuldades com algumas raças.

O que pode fazer mais para atenuar este comportamento indesejado:

– Cortar as unhas do cão regularmente

– Proporcionar uma zona de descanso confortável só para ele

– Se ele estraga a cama dele, coloque uma manta grossa por cima.

– Se o seu cão dorme no exterior pense que ele precisa de muitos cuidados. Não deixe a zona para dormir suja. É preciso uma boa limpeza para afastar todos os insectos. Arranje a zona para ele estar o mais confortável possível. Mantas térmicas, uma casota espaçosa, etc.

Caso nenhuma das soluções resulte, procure um profissional especializado em comportamento canino.

Saiba mais curiosidades sobre animais aqui.

Faz Parte da Nossa Comunidade 🙂
0

Sobre o Autor

ODonoCuida

Deixe-nos um Comentário

Clique aqui para deixar um comentário