Início > Curiosidades > Curiosidades Sobre Animais > Porque é que um cão dá voltas antes de se deitar?
Curiosidades Sobre Animais

Porque é que um cão dá voltas antes de se deitar?

cão dá voltas antes de se deitar

Já reparou que o seu cão dá voltas antes de se deitar para dormir? Se é um dono atento certamente que este comportamento não passou despercebido. Muitos donos e amantes de cães não encontram explicação para este comportamento, no entanto ela existe.

Um cão dá voltas antes de se deitar para dormir provavelmente desde que o foi buscar ainda muito jovem. E este comportamento permanece normalmente durante toda a sua vida. O dono cuida explica-lhe a razão.

Um cão dá voltas antes de se deitar para dormir pois herdou este comportamento dos lobos. Por isso este comportamento está na sua genética desde o tempo dos seus ancestrais, embora já não precisem dele.

Os lobos usam as voltas antes de se deitarem como uma estratégia de sobrevivência. Desta forma eles sentiam a direcção do vento, e escolhiam uma posição onde o cheiro do seu corpo não se espalha-se. Conforme a posição escolhida, o lobo ficaria numa posição que permitisse perceber a aproximação de qualquer predador. Para além da sobrevivência, os lobos davam voltas antes de se deitarem para analisar o solo. Assim conseguiam prevenir algumas lesões causadas por espinhos ou qualquer coisa que pudesse magoá-los.

Um cão dá voltas antes de se deitar para dormir pois os cães antes de serem animais domésticos passavam pelo mesmo que os lobos. Os cães não domesticados que tinham esse comportamento, ao longo da evolução foram melhor sucedidos. Por isso é tão comum os nossos cães domésticos ainda terem este comportamento. A sua genética continua programada para tal, mesmo que eles já não tenham essa necessidade de sobrevivência ou protecção.

São este tipo de curiosidades sobre animais que nos fazem perceber melhor o nosso animal. Desta forma percebemos que alguns comportamentos que não entendemos ainda estão ligados à sua genética. Saiba mais curiosidades sobre animais aqui.

 

 

Faz Parte da Nossa Comunidade 🙂
0

Sobre o Autor

ODonoCuida

Deixe-nos um Comentário

Clique aqui para deixar um comentário