Início > Saúde Animal > Saúde Do Cão > Porque é que o meu cão vomita no carro?
Saúde Do Cão

Porque é que o meu cão vomita no carro?

cão vomita no carro

Porque é que o meu cão vomita no carro? É uma pergunta que já ouvimos mais que uma vez quando estamos no veterinário. Por isso decidimos abordar este tema para ajudar os donos que já não sabem o que fazer quando têm que transportar os seus cães de automóvel.

Embora a maioria dos cães consiga adaptar-se facilmente a andar de carro, alguns cães sofrem bastante com as deslocações num automóvel. Quando um cão enjoa ou vomita a andar de carro é preciso pensar em vários aspectos:

  • É a primeira vez que anda de carro?

No nosso artigo de como fazer uma longa viagem de carro com animais já abordamos este tema, e pode encontrar lá algumas dicas de como introduzir as viagens de carro no quotidiano do seu animal. Se foi a primeira vez que o seu cão andou de carro e vomitou pode apenas ter ficado ansioso com esta nova experiência. Mostre ao seu cão que a viagem de carro é algo agradável e crie uma associação positiva a esse momento.

Por exemplo coloque um doce no carro, se este permanecer sentado e calmo no carro volte a recompensá-lo. Depois continue o treino com o motor do carro ligado, mas sem estar em movimento. Se o seu cão permanecer calmo no carro volte a recompensá-lo. Aumente a dificuldade com uma pequena volta à sua rua, se tudo correr bem recompense-o. Vai ver que rapidamente ele irá olhar com outros olhos para as viagens de automóvel, ainda para mais se tiverem um destino final que este goste.

  • Se já andou de carro outras vezes ele enjoou ou vomitou?

Vomitar uma ou duas vezes quando o animal anda de carro pode não estar relacionado com a viagem. O animal pode simplesmente ter ficado maldisposto com o calor, com a comida ou até estar com alguma alteração no seu estado clínico. Quando são casos isolados o problema pode não estar na deslocação de automóvel e sim com outros factores. Nesses casos deve viajar o animal durante 48 horas e ver como se comporta, se come bem, faz as suas necessidades normalmente, bebe água e se não está prostrado. Caso verifique algo estranho no seu comportamento o animal deve ser visto por um veterinário.

  • Comeu há menos de 3/4 horas?

É muito comum os animais que não estão em jejum vomitarem ao andar de carro, principalmente em dias quentes e em percursos com mais curvas. Antes de andar de carro com o seu animal tenha sempre atenção se este comeu e há quantos horas o fez.

  • Bebeu muita água antes de entrar no carro?

Mesmo nós humanos se bebermos muito água seguida facilmente ficámos maldispostos. Com os cães acontece exactamente o mesmo. Por isso evite que o seu cão beba muita água antes de andar de carro. Em caso de a temperatura estar muito elevada dê pequenas quantidades de água para o manter hidratado durante a viagem.

  • Quando entra no carro fica muito inseguro e assustado?

Existem cães que desenvolvem uma certa “fobia” a andar de carro. Podem existir várias razões para que tal aconteça, como por exemplo uma primeira má experiência quando andaram de carro, terem sido forçados a entrar no carro e em muitos casos não gostarem de estar fechados numa transportadora dentro de um carro. É muito importante o dono perceber se o seu cão tem medo de andar de carro, nesses casos é o medo que causa os vómitos.

Se o seu cão fica inseguro e assustado a andar de carro é melhor começar essa experiência do zero. Tentar que seja uma experiência agradável e descontraída. Caso não consiga bons resultados consulte um profissional especializado em comportamento canino para ajudar o seu animal a ultrapassar esse medo.

cão vomita no carro

  • Só anda de carro quando vai ao veterinário?

As idas ao veterinário para a maioria dos cães já são muito pouco agradáveis. Se o seu cão associar as viagem de carro apenas às idas ao veterinário é normal que ele fique muito ansioso na hora de entrar no seu automóvel. Cabe ao dono mostrar ao seu animal que o carro não serve apenas para ir ao veterinário, também serve para passear em novos locais, idas à praia e visitar pessoas que ele gosta. Se o seu animal tiver mais que uma associação ao carro os níveis de ansiedade vão diminuindo. Tente nunca excitar muito o seu cão mesmo que vá a um local novo agradável. O animal deve viajar no carro feliz mas num estado calmo e sereno.

Porque é que o meu cão vomita no carro? E não tem nada a ver com nenhum dos outros tópicos.

cão vomita no carro

Se o seu cão vomita no carro sempre, independentemente de estar calmo, ir a locais diferentes e estar em jejum, então a situação pode ser um pouco mais complicada. O seu animal pode sofrer de Cinetose ou também conhecida como a “doença do movimento”.

Em que consiste a cinetose?

A Cinetose é uma doença causada pela sensação de enjoo ou náuseas quando andamos em transportes, ou o corpo movimenta-se de uma forma pouco habitual, acabando por perturbar o sistema vestibular. Nestes casos os olhos passam a mensagem ao cérebro que o corpo está parado, no entanto os ouvidos transmitem a informação oposta. As náuseas e o enjoo são causados pelas diferentes informações transmitidas ao cérebro, acabando o corpo por sinalizar que algo está errado. O líquido que temos nos ouvidos, assim como nos cães, no caso desta doença acaba por movimentar-se durante as viagens de automóvel ou qualquer outro tipo de transporte.

Existe medicação para esta doença, mas deve ser sempre indicada por um veterinário. Fale com o seu esclareça as suas dúvidas.

Sintomas que o seu cão pode vomitar a qualquer instante:

  • O comportamento normal do animal fica alterado
  • Boceja constantemente
  • Fica extremamente apático
  • Começa com ligeiros tremores
  • Respiração alterada
  • Começa a babar-se mais que o normal
  • Começa com náuseas acabando por vomitar.

Cuidado com o uso de sedativos, existem outras soluções:

Muitos donos acabam por dar sedativos sem grande informação sobre os mesmos aos seus animais. Se o seu cão vomita no carro esta não é a melhor opção. Em primeiro lugar deve rever o processo de como apresentou o seu cão ao carro e se necessário começar do zero. O seu cão vomita no carro por algum motivo, descubra primeiro qual a razão. Se o seu cão tem medo de andar de carro, fica ansioso e com medo, tente criar-lhe associações positivas ou contrate um profissional em comportamento canino. Na maioria dos casos alguns treinos resolvem completamente o medo e a ansiedade criada por o animal andar de carro.

Se realmente o seu cão sofrer de cinetose o seu veterinário irá passar-lhe a medicação correcta. Para quem é adepto da medicina holística ou complementar existem várias abordagens para relaxar e equilibrar o animal. O que não faltam são soluções e diferentes abordagens para este problema, não tente resolver a questão ao sedar o seu animal. Nunca use sedativos sem ser indicado por um médico veterinário.

Se achou o nosso artigo “Porque é que o meu cão vomita no carro?” também poderá gostar de outros artigos de saúde ou comportamento animal.

 

Faz Parte da Nossa Comunidade 🙂
0

Sobre o Autor

ODonoCuida

Deixe-nos um Comentário

Clique aqui para deixar um comentário