Início > Saúde Animal > Saúde Do Cão > Encontrou o Seu Cão a Vomitar Amarelo Ou Espuma Branca?
Saúde Do Cão

Encontrou o Seu Cão a Vomitar Amarelo Ou Espuma Branca?

cão-com-falta-de-apetite

Tudo parecia bem até que encontrou o seu cão vomitando um líquido amarelo? Ou talvez o tenha encontrado vomitando uma espuma branca? São situações que preocupam sempre os donos, e todos nós gostaríamos de saber o que fazer, certo?

Antes de entrarmos em stress, devemos perceber a gravidade da situação. Grande parte das vezes o vómito não é problemático, e podem existir várias razões para o seu cão vomitar. Neste artigo vamos procurar abranger o máximo de possibilidades para compreender em qual delas se enquadra os sintomas do seu cão. 

Cão Com Vómito Amarelo

O facto do seu cão vomitar uma espuma amarela, não indica obrigatoriamente problemas de estômago. Na maioria das vezes deve-se à bílis, um fluído que é produzido no fígado e que tem um papel importante na digestão da comida. Ela é armazenada na vesícula biliar e é libertada no intestino delgado quando o cachorro ingere comida, ajudando-o na digestão dos alimentos.

Mas, assim como nós, se os animais ficarem muito tempo sem comer, os ácidos digestivos e a bílis começam a acumular-se no estômago. Este facto causa irritação no estômago do animal e em última instância leva-o a vomitar. O aspecto viscoso amarelado marca a presença de bílis no vómito, e isto pode então dever-se a longos períodos entre refeições ou sem actividade estomacal. É por isso que normalmente, este tipo de vómito ocorre de manhã.

Possível Solução

Em vez de alimentar o seu cão uma ou duas vezes por dia, divida as refeições por 3 ou 4 doses diárias. Diminua a quantidade e procure dar-lhe a última refeição pouco antes da sua hora de dormir. Quando acordar dê-lhe a primeira refeição do dia. Isto fará com que o estômago do seu animal nunca fique muito tempo vazio

Outras soluções poderão passar por medicamentos para reforçar as paredes do estômago contra os ácidos gástricos.

cão vomitando espuma branca

Cão Vomitando Espuma Branca

Se normalmente o vómito amarelo indica a presença de bílis, quando o cão vomita espuma branca pode ter uma grande variedade de causas. Nestas situações, o ideal é sempre manter a calma, avaliar a situação e tomar atenção ao seu comportamento após ter vomitado.

Quando um cão vomita espuma branca pode ser causado por:

  1. Comer demasiado rápido: Quando um cão é demasiado voraz a comer, basicamente não mastiga a comida, inala-a. Ao fazê-lo está a engolir muito ar o que pode ter consequências na digestão. Isto pode levar a mau-estar e vómitos.  (Saiba aqui como controlar esse comportamento)
  2. Comer algo inapropriado: Se o seu cão tiver ingerido algo estranho ao estômago,  ervas ou algo que não consegue digerir, pode levar a mau-estar estomacal, e vomitar.
  3. Beber água demasiado rápido: Principalmente depois de se exercitar.
  4. Engasgar-se: Este factor pode ser consequência dos outros anteriores. Ao comer sofregamente o cão pode engasgar-se, ou ingerir pêlo que fique preso na garganta e o leve a vomitar. Ao beber água muito rápido também pode engasgar-se e vomitar como consequência.

Estes tipos de vómito deverão ser pontuais e por isso é que insistimos que os controle. Caso note que o seu animal tem um comportamento estranho algum tempo após o vómito, pondere em levá-lo ao veterinário para análises. Utilize o bom senso. Apesar de existirem padrões todos os animais são diferentes. Você conhece-o melhor que ninguém, mantenha a calma mas controle qualquer comportamento fora do comum.

Outros Problemas

Como já referimos, se notar que estes vómitos podem ser mais graves do que apenas circunstanciais, não hesite em levar o seu animal ao veterinário. A verdade é que apesar daquilo que descrevemos serem as situações mais comuns, o vómito pode também indicar situações mais graves como:

  • Inflamação Abdominal
  • Estômago Torcido
  • Tosse do Canil
  • Raiva (praticamente impossível em Portugal)
  • Hepatite Canina
  • Pancreatite Canina
  • Diabetes
  • Doenças renais

Saiba mais sobre saúde canina

Faz Parte da Nossa Comunidade 🙂
0

Sobre o Autor

ODonoCuida

Deixe-nos um Comentário

Clique aqui para deixar um comentário