Início > Notícias Sobre Animais > Cheques veterinários para famílias carenciadas
Notícias Sobre Animais

Cheques veterinários para famílias carenciadas

cheques veterinários

A Câmara Municipal da Ribeira Grande, Açores, aprovou a criação de cheques veterinários para famílias carenciadas a viver no município. Desta forma as famílias que possuírem cães ou gatos de estimação podem ter acesso a consultas e tratamentos gratuitos para os seus animais. O objectivo é conseguir garantir os direitos mínimos para o bem-estar desses animais de estimação.

Segundo a autarquia foram aprovadas duas modalidades de cheques veterinários, sendo estas a vacinação/desparasitação e esterilização/tratamentos. Os cheques veterinários irão chegar a 30 famílias do município, que não podem ter mais que dois animais por agregado familiar. A verba total anual para os cheques veterinários irá rondar os 2500 euros.

As famílias que quiserem candidatar-se ao cheque veterinário devem informar-se na Câmara Municipal da Ribeira Grande. Para além disso devem ter os seus animais registados e licenciados na junta de freguesia da sua residência.

Saiba quais são os objectivos da Câmara Municipal da Ribeira Grande ao criar os cheques veterinários

“Tendo em conta o crescente reconhecimento da importância dos animais de companhia para a qualidade de vida e atendendo aos seus reconhecidos contributos para a estabilidade emocional e o relacionamento nas mais variadas classes etárias, o cheque veterinário vem garantir direitos mínimos do bem-estar animal e a proteção contra zoonoses.

Quando os animais não são convenientemente cuidados e tratados podem constituir riscos reconhecidos para a saúde humana, para a saúde animal e para o ambiente, probabilidade que aumenta nas situações das famílias carenciadas.

Neste contexto, o cheque veterinário garante que os animais sejam submetidos a adequadas medidas profiláticas e terapêuticas, devendo ser sujeitos a um acompanhamento médico veterinário em condições que garantam um nível qualitativo de atendimento aferido por padrões de equidade e consistência técnica e científica.

O objetivo da Câmara Municipal é contribuir para a saúde e bem-estar animal, promovendo também, por esta via, a proteção da saúde pública, contribuindo simultaneamente para prevenir o seu abandono e maus tratos por omissão de tratamentos essenciais ao bem-estar do animal, que se tem acentuado devido a fatores de carência económica.”

Fonte: Câmara Municipal da Ribeira Grande

Veja outras notícias sobre animais de estimação.

Faz Parte da Nossa Comunidade 🙂
0

Sobre o Autor

ODonoCuida

Deixe-nos um Comentário

Clique aqui para deixar um comentário