Início > Comportamento Animal > Comportamento dos Gatos > Como Cortar As Unhas Do Gato – Aprenda Aqui
Comportamento dos Gatos

Como Cortar As Unhas Do Gato – Aprenda Aqui

como-cortar-unhas-do-gato

Uma das perguntas mais comuns entre os donos é saber como cortar as unhas do gato. É também uma das informações mais importantes para os donos aprenderem.

Pode precisar de cortar as unhas ao seu gato por várias razões. Ou para evitar que lasquem ou se partam, mas também porque pode ser útil caso o seu gato tenha tendência a arranjar ou fazer as “massagens de gato“. Se quiser saber como pode cortar as unhas adequadamente ao seu animal, siga as nossas instruções.

Prepare o Ritual

Se pretende cortar as unhas do seu gato frequentemente, pense nesse processo como um ritual. O ideal é que o gatinho se habitue ao corta-unhas desde pequenino. Crie um ambiente calmo, com pouco barulho. Certifique-se de que também está calmo(a). De preferência faça-o quando o seu gato ou gata está relaxado e mole, como quando acaba de acordar da sesta depois da refeição.

  • Sente-se numa cadeira de forma a poder estar com ele confortavelmente ao colo. Garanta que não existem distracções, como outros gatos por perto, ou uma janela onde se possa distrair com outros animais.
  • Faça-lhe festas na patinha, ao mesmo tempo que lhe dá festas nos seus outros sítios favoritos, como por exemplo debaixo do queixo). Faça isto para cada pata em que pretenda cortar as unhas do gato.
  • Eventualmente ele poderá querer tirar a pata, levantar-se e fugir. Deixe-o ir, não o force. Mas assim que tiver oportunidade volte ao mesmo ritual.
  • Sempre que ele deixar que lhe acaricie a pata, dê-lhe um doce para lhe criar associações positivas.
  • Segure nas patas do seu gato. Aos poucos coloque um delas na palma da sua mão e massaje-a gentilmente.

como-cortar-unhas-do-gato

Cortas as unhas do gato

Se o seu gato já estiver habituado e reagir bem ao som do corta unhas, pode avançar para o corte. Caso contrário certifique-se de que ele fica tranquilo primeiro.

  • Antes de cortar confirme primeiro onde fica o sabugo da unha, ou seja a parte rosada. É importantíssimo que o faça antes de cortar a unha, porque é aí que estão os vasos sanguíneos. Só deve cortar para lá dessa parte rosada. Apenas as pontas afiadas serão suficientes.
  • Após encontrar o sabugo, com o gato no seu colo, de preferência virado de costas para si, puxe as unhas para fora, empurrando por cima da pata. Comece pelo polegar, com a pata segura e a unha de fora, corte a ponta. O mesmo para as outras.
  • Se o seu gato não estiver confortável a cortar as unhas dê-lhe tempo. Não corte todas de seguida e não o force a nada. Mesmo que seja complicado ao início, para que possa vir a melhorar, faça tudo com paciência e dê sempre um reforço positivo quando ele tiver um comportamento desejado.
  • Não se zangue, não grite nem o puna se o seu gato resistir.
  • Não tente cortar-lhe as unhas se ele estiver muito agitado, ou se você estiver chateado(a). Um ambiente calmo é essencial.
  • Não apresse os cortes, nem tente cortar todas as unhas de uma só vez. Caso o faça pode cortar-lhe o sabugo, o que é bastante doloroso para ele.

Dicas para como cortar as unhas do gato mais facilmente.

Os passos essenciais foram os descritos anteriormente. Como é natural, todos eles variam de gato para gato. Uns serão mais fáceis e dóceis para cortar as unhas enquanto outros nem tanto. Se tiver um gato difícil, há formas de aligeirar esse processo.

  1. Use uma toalha: Ao envolver o gato numa toalha pode ajudá-lo a sentir-se mais calmo e a debater-se menos consigo. Embrulhe todas as suas patas na toalha, excepto aquela em que quer cortar as unhas. Não aperte muito.
  2. Use uma lima: Alguns gatos gostam da sensação que lhes faz limar as unhas. Pode ser que tenha sorte e seja mais fácil do que cortá-las. Existem limas próprias como esta para esse efeito.
  3. Peça ajuda: Ter outra pessoa a agarrar no gato enquanto lhe corta as unhas pode ser uma grande ajuda e fazer realmente a diferença.
  4. Cone insuflável: Se o seu gato morder quando lhe corta as unhas, esta pode ser uma boa solução. Coloque-lhe um cone insuflável para o pescoço.
  5. Comece cedo: Se tiver um gatinho, comece desde cedo a fazer este ritual. Habitue o seu gatinho ao seu toque nas patas dele. Mesmo que eles não precisem de cortas as unhas habitue-o a senti-lo(a) apertar-lhe as patinhas.
  6. Procure um profissional: Se ainda assim continuar com dificuldade em cortar as unhas ao seu gato, procure a ajuda de um profissional veterinário.

Leia mais artigos sobre o comportamento dos gatos

Faz Parte da Nossa Comunidade 🙂
0

Sobre o Autor

Profile photo of ODonoCuida

ODonoCuida

Deixe-nos um Comentário

Clique aqui para deixar um comentário

Or

Saltar para a barra de ferramentas