Início > Comportamento Animal > Comportamento dos Gatos > Como ensinar o gato a não morder?
Comportamento dos Gatos

Como ensinar o gato a não morder?

Como ensinar o gato a não morder? Esta é uma pergunta que muitos donos anseiam ter uma resposta. Não é fácil para nenhum dono estar sempre a ser mordido pelo seu gato, levando muitas vezes ao distanciamento entre os dois. No entanto é preciso entender o que leva o seu gato a mordê-lo para depois conseguir parar esse comportamento. 

Por norma apenas existem 5 razões que podem levar um gato a morder o dono, por isso é fundamental conseguir identificar a causa para conseguir corrigir esse comportamento. Para facilitar a identificação da causa iremos explicar-lhe a linguagem corporal do seu gato em cada situação.

O que leva um gato a morder o dono?

  • Brincadeira
  • Medo
  • Forma de expressar o seu desagrado com uma situação
  • Agressividade redireccionada
  • Dor ou doença

Como perceber o que origina este tipo de comportamento?

Em primeiro lugar o dono tem que analisar em que situações é que o seu gato o costuma morder, para saber identificar a causa principal.

como ensinar o gato a não morder

O meu gato morde-me a brincar

Esta não é uma causa difícil de identificar. Se costuma ser mordido quando está a brincar com o seu gato ou simplesmente ele ataca os seus tornozelos do nada, o seu gato morde por brincadeira. Isto acontece por o animal ainda ser muito jovem e não ter aprendido com os irmãos e a sua progenitora ou por nunca ter sido desencorajado a morder quando acontecia.

Quando os gatos ainda estão na ninhada eles aprendem a controlar a força da mordida e a não colocarem as garras de fora durante as brincadeiras. Como é que isto acontece? Pelo simples facto de ao magoar os irmãos e a mãe estes queixam-se ou atacam. Aos poucos eles acabam por perceber que a brincadeira irá durar mais tempo se ele não magoar os seus irmãos.

Muitas vezes os gatinhos são retirados cedo demais à mãe acabando por não aprenderem algumas coisas. Essa tarefa fica assim destinada aos seus donos. Caso um dono não faça nada em relação a este comportamento dificilmente o animal irá perceber que deve brincar de forma gentil.

Como ensinar o meu gato a não morder durante as brincadeiras?

O objectivo principal nestes casos é direccionar esse tipo de comportamento para os brinquedos do animal. Comece por fazer algumas sessões de brincadeiras com o seu gato, caso este acabe por morder-lhe pare de imediato a brincadeira e ausente-se daquele local.

Como ensinar o gato a não morder sem punições físicas ou extremas?

Muitos donos acham que bater, gritar ou sacudir o gato após este ter mordido é uma boa punição. No entanto esse tipo de punições pode criar bastante stress no gato, levando o animal a atacar com maior frequência.

O melhor tipo de “punição” para um gato que morde durante as brincadeiras é acabar com estas imediatamente. Com o passar do tempo os gatos acabam por perceber que as brincadeiras terminam sempre que eles magoam os donos, por isso aprendem a ser mais gentis. Essa seria a forma natural deles aprenderem a brincar com os irmãos, porque não utilizá-la?

Os gatos muito enérgicos podem ficar extremamente excitados com um jogo ou brincadeira que acabam a morder o dono. Nestes casos não brinque com muita intensidade. Sempre que ele começar a ficar um pouco excitado com a brincadeira pare e recomece de novo.

Dicas:

  • Nunca dê festas no seu gato quando este morde. Se o fizer estará a recompensar o seu gato após um comportamento indesejado, transmitindo-lhe que permite e aceita essa atitude.
  • Para treinar o seu gato é preciso ser consistente e persistente naquilo que pretende.
  • Pode sempre adicionar um som à repreensão assim que ele morde, desta forma ele irá perceber mais rápido aquilo que não deve fazer.
  • Não use um borrifador para repreender o seu gato. Para além deste poder começar a desenvolver alguns medos em relação a si, ganhará aversão à água.

como ensinar o gato a não morder

O meu gato morde-me quando tem medo

Os gatos que mordem quando têm medo são por norma animais tímidos, pouco socializados ou mal socializados, ou traumatizados. A maioria dos animais quando têm medo tentam fugir, quando se sentem encurralados podem ou não tentarem atacar.

A linguagem corporal de um gato com medo é fácil de identificar. Normalmente o animal encolhe-se, as suas pupilas ficam dilatadas, o seu pêlo dorsal fica eriçado e pode rosnar ou “bufar”.

A maioria dos gatos quando têm medo tentam atacar primeiro com as patas da frente. Já os gatos traumatizados podem atacar repentinamente, mesmo que a linguagem corporal não indique.

Como ensinar o gato a não morder quando tem medo?

Nesta situação específica basta não encurralar o seu gato quando ele está com medo. Permita que o animal fuja para um local que ele acha seguro. Muitos gatos ficam assustados na presença de visitas, de outros animais ou quando ouvem algum barulho que os deixa nervosos.

Mas como ensinar o meu gato a parar de morder sem que ele se esconda?

No caso de querer ensinar o seu animal a lidar com a situação que lhe causa medo deve treiná-lo aos poucos. Para ensinar o gato a não morder enfrentando uma situação pode colocá-lo numa transportadora. Na transportadora ele irá observar e ver que nada de mal acontece. Treine o seu gato progressivamente, comece por deixá-lo na transportadora algum tempo e vá aumentando lentamente.

Caso o medo seja relativo a pessoas desconhecidas peça a essas pessoas para não se dirigirem ao seu gato, nem tentar fazer-lhe festas a menos que ele peça. Desta forma ele irá sentir mais seguro, não se sentirá encurralado por estranhos nem desconfortável. O gato só deve estar fora da transportadora quando estiver calmo perante o que lhe causa medo.

como ensinar o gato a não morder

O meu gato morde-me quando eu tento dar-lhe carinho

Muitos gatos mordem os donos quando estes tentam dar-lhes carinho, atenção, etc. Nestas situações o gato morde ou arranha e afasta-se do dono chateado.

Mas porque é que o meu gato morde quando eu dou carinho?

É a forma mais fácil de ele expressar o seu desagrado com determinada situação. Basicamente o seu animal está a dizer-lhe que está farto ou não gosta disso. Um gato que gosta de festas, mas não gosta de estar muito tempo ao colo a ser acariciado pode morder para o dono parar.

Como saber se o meu gato não quer mais festas?

Para saber que o seu gato não está a gostar de algo que está a fazer basta estar atento à linguagem corporal do animal. Se a sua cauda começa a tremelicar, e este está a ficar inquieto e a girar as orelhas é sinal que deve parar imediatamente.

Como ensinar o gato a não morder quando quero dar-lhe festas?

Se pretende que o seu gato aceite as suas festas, mesmo quando este não está com grande disposição para tal, deve treiná-lo com guloseimas. Faça uma sessão de mimos e dê-lhe guloseimas enquanto ele tolera bem as carícias. Desta forma ele irá entender com o tempo que quanto mais tempo levar carícias pode receber uma compensação.

como ensinar o gato a não morder

O meu gato morde-me quando fica irritado com alguma coisa

Nestes casos está perante um tipo de agressividade redireccionada por parte do seu gato. Este tipo de comportamento deve-se a o animal não conseguir lidar bem com alguma situação específica que o incomoda, descontando a sua frustração no seu dono. Existem alguns gatos que descontam em outros animais que vivem no mesmo espaço.

Exemplos deste comportamento: O gato viu outro gato da janela e fica territorial e agressivo. Como não consegue alcançar o outro animal, descarrega a frustração no dono. Pode também ter o mesmo comportamento com pessoas estranhas, barulhos, animais, e situações que causam algum stress por não estar habituado.

Como ensinar o gato a não morder nestas situações?

Ensinar um gato a parar de morder perante um ato de agressividade redireccionado não é muito fácil. Este tipo de comportamento acontece na maioria dos casos por falta de socialização, escassez de estímulos diferentes e a outros ambientes e pessoas. Desta forma irá precisar de reintroduzir algumas situações no dia a dia do seu gato. Como quando o gato tem medo, poderá colocá-lo dentro da transportadora e ele ter que aceitar aquela situação com mais calma durante algum tempo.

Este tipo de agressividade deve ser controlada pois pode ser bastante violenta devido à frustração do animal. Assim que reparar neste tipo de comportamento deve começar a trabalhar para conseguir uma mudança.

Ensinar o gato a não morder requer alguma dedicação por parte do dono. Os gatos tendem a ser mais teimosos que os cães na hora dos treinos. Irá precisar de bastante paciência, dedicação e persistência nos treinos. No entanto com o tempo vai perceber que o tempo investido valeu a pena.

como ensinar o gato a não morder

O meu gato morde-me quando está doente

A nosso ver este tipo de comportamento não requer qualquer tipo de correcção a não ser na abordagem dos donos. Um gato quando está doente ou com dores precisa de total tranquilidade, por isso não deve estar a ser incomodado. Tente dar-lhe o espaço que ele necessita, evitando situações de stress. Quando ele quiser a sua atenção ele irá indicar-lhe.

O mais importante nestas situações é procurar assistência veterinária e tentar resolver a situação e o mau estar do animal. O gato irá mudar o seu comportamento assim que se sentir melhor, por isso evite estar sempre de volta dele.

como ensinar o gato a não morder

Principais conselhos para prevenir que o gato morda o dono

  • Socialize correctamente o seu gato com pessoas e outros animais
  • Aprenda a ler a linguagem corporal do seu gato
  • Quando ele estiver nervoso ou com medo não encurrale o animal
  • Nunca recompense comportamentos negativos
  • Não use a força para castigar o seu gato
  • Crie espaços adequados para as brincadeiras do seu gato e deixe alguns brinquedos que ele gosta.

Estes conselhos são muito úteis para donos que têm pela primeira vez um gato ou para pessoas que não têm muitos conhecimentos sobre o comportamento dos nossos felinos.

Se gostou do nosso artigo como ensinar o gato a não morder, também poderá gostar da categoria sobre comportamento do gato.

Faz Parte da Nossa Comunidade 🙂
10

Sobre o Autor

ODonoCuida

Deixe-nos um Comentário

Clique aqui para deixar um comentário