Início > Comportamento Animal > Como Treinar o Cão > Como ensinar um cão a sentar, deitar e dar a pata
Como Treinar o Cão

Como ensinar um cão a sentar, deitar e dar a pata

como ensinar um cãoComo ensinar um cão a sentar, deitar e dar a pata nem sempre é fácil, principalmente se o seu animal não está consigo desde cachorrinho. Por isso decidimos deixar aqui algumas dicas e formas de adestramento que irão facilitar a sua vida na hora de ensinar ao seu cão estes comandos básicos.

Todas as dicas que iremos dar aqui para ensinar um cão a obedecer aos comandos básicos são baseadas em treinos de adestramento positivo. É necessário perceber que nem todos os comandos são aplicados com o animal num estado de espírito muito excitado ou muito calmo. Cada cão demora o seu tempo e um número de repetições até entender aquilo que pretende dele. Por isso é preciso começar com calma do zero.

Existem inúmeras formas de ensinar os comandos básicos a um cão, e provavelmente umas resultam melhor que outras conforme o animal que estamos a educar. Se é a primeira vez que está a treinar um cão leia o nosso artigo de como treinar um cão em casa, poderá aprender alguma dicas úteis de como iniciar este processo.

Para quem procura exemplos concretos de métodos de treino decidimos deixar aqui mais que uma solução de como ensinar um cão a sentar, deitar e dar a pata.

como ensinar um cão

Como ensinar um cão a sentar?

Ensinar um cão a sentar-se é o comando mais básico que existe. Por isso certamente não será uma tarefa muito complicada para o seu companheiro de quatro patas. Existem dois formas simples para ensinar um cão a completar esse comando:

Ensinar a sentar-se já com o comando vocal e recompensa positiva:

  1. Mantenha o cão parado à sua frente
  2. Mostre-lhe que tem um doce na mão
  3. Devagar eleve a mão que tem o doce acima da cabeça dele, em direcção à cauda. Dê a ordem “senta”.
  4. A cabeça do cachorro deve subir para alcançar o doce enquanto que a parte traseira deve descer para uma posição de “sentado”.
  5. Assim que ele se sentar, dê-lhe o doce e um elogio.
  6.  Faça várias repetições durante uma a duas semanas e veja o progresso.

Pode existir alguma dificuldade na hora de execução do comando “senta” quando retira o doce principalmente nos animais mais teimosos. Caso seja necessário prolongue os treinos por mais uma semana, e vá retirando as recompensas progressivamente.

Ensinar a sentar-se só com recompensa positiva introduzindo mais tarde o comando vocal.

  • Esteja à frente do seu cão antes de iniciar o comando.
  • Mostre o doce ao seu cão e lentamente eleve a recompensa por cima da cabeça em direcção à cauda.
  • Sempre que este colocar a parte traseira no chão dê-lhe a recompensa.
  • Repita este processo várias vezes. Se o seu cão já se senta sem hesitar quando faz esse treino está na hora de aplicar o comando vocal.
  • Repita exactamente o mesmo processo, mas comece por dizer o comando senta enquanto faz o gesto com a recompensa. Da mesma forma recompense-o sempre que este se senta. Repita em várias sessões este processo com o comando vocal.

Embora este processo seja mais demorado, acaba por ser mais fácil quando quiser que este cumpra o comando “senta” sem um doce. O seu cão aprende primeiro como é que se procede ao comando, depois associa o mesmo ao comando vocal com uma recompensa e mais tarde apenas ao comando vocal. Tente perceber qual é a técnica que funciona melhor com o seu cão, e mantenha os treinos simples, divertidos e consistentes nas várias sessões.

Dica do que não fazer ao ensinar o seu cão a “sentar”: Não force o seu cão a sentar-se pressionando a sua traseira em direcção ao chão. Parece que ajuda, mas na verdade muitas vezes tem o efeito desejado contrário. Quando muitos cães sentem-se “obrigados” a fazer acabam por associar o comando a algo negativo. Por isso não force nada, deixe que ele perceba o que pretende. Vai ver que mais tarde ao mais cedo ele irá estar muito à vontade a cumprir os seus comandos.

como ensinar um cão

Como ensinar um cão a deitar-se?

Ensinar um cão a deitar-se é o segundo comando que normalmente ensinamos ao nosso patudo. Não é um comando complicado, mas o mais importante é o nosso cão não estar demasiado excitado. Tente não excitá-lo muito na hora de aprender este comando.

Ensinar a sentar-se já com o comando vocal e recompensa positiva:

  1. Comece este passo só depois de o ter ensinado a sentar-se.
  2. Peça-lhe para se sentar e mostre-lhe o doce na mão.
  3. Devagarinho baixe a sua mão em direcção ao chão, em frente dele (mesmo em frente à sua pata).
  4. Enquanto o faz dê-lhe a ordem “deita”. Ele deve seguir a sua mão com o nariz e deitar-se.
  5. Assim que ele se deitar, dê-lhe o doce e elogie-o com um “lindo(a) menino(a)!”

Ensinar a sentar-se só com recompensa positiva introduzindo mais tarde o comando vocal.

  • Com o seu cão sentado à sua frente inicie o treino a mostrar-lhe o doce.
  • Coloque o doce perto do focinho do seu cão e lentamente desça a mão com a recompensa em direcção ao chão, deixando a mão perto da pata.
  • Sempre que o seu cão acompanhar a sua mão e deitar-se recompense-o.
  • Repita este exercício várias vezes. Quando o seu cão começar a deitar-se sem hesitar está na hora de introduzir o comando vocal.
  • Faça tudo exactamente da mesma maneira, mas assim que mostra a recompensa ao seu cão diga o comando “deita” e leve a sua mão em direcção ao chão parando-a próxima da pata dele.
  • Repita o treino durante várias sessões. Assim que notar que o seu cão já não hesita quando lhe pede para “deitar” comece a retirar progressivamente as recompensas.

Para os donos que estiverem com mais dificuldades a ensinar o “deita”…

Existem sempre alguns truques a aplicar quando os treinos normalmente utilizados não estão a funcionar com o seu cão. Por exemplo pode utilizar alguns objectos para o auxiliar:

  • Use por exemplo uma cadeira ou uma mesa de centro entre si e o seu cão. Do seu lado mostre a recompensa ao seu cão e faça-o vir buscar o doce calmamente. Desta forma o seu cão terá que se deitar para chegar à sua tão desejada recompensa. Quando ele se deitar recompense-o. Com o tempo remova a cadeira ou a mesa e proceda da mesma forma a colocar a recompensa no chão. Assim que este começar-se a deitar com naturalidade introduza o comando vocal. Faça várias repetições e sessões de treino até ele começar a deitar-se sem hesitar.

Pode parecer mais dificil ou confuso, mas resulta muito bem com alguns cães. Isto alguns cães demoram a entender o que os donos pretendem com os outros treinos. Ao verem um objecto que rapidamente percebem que só conseguem passar se estiverem deitados acabam com as repetições por perceberem o que é pretendido. Use sempre o treino que resultar melhor com o seu companheiro de quatro patas.

como ensinar um cão

Como ensinar um cão a dar a pata?

Este comando é muito apreciado pela maioria dos donos, no entanto não é um comando essencial no dia a dia do seu cão. Por isso acaba por não ser tão urgente ele aprender este comando, podendo assim treiná-lo com mais calma e paciência. Nem todos os cães têm facilidade em aprender a dar a pata, uns porque não percebem o que é pretendido outros simplesmente porque não gostam que lhes toquem nas patas. Existem inúmeras formas de como ensinar um cão a dar a pata, só irá perceber qual é a melhor para o seu companheiro quando estiver a tentar e verificar os resultados.

Treino de percepção do comando pretendido com associação positiva

  • Em frente ao seu cão coloque uma guloseima na sua mão e feche esta. Posicione a sua mão um pouco abaixo do focinho do seu cão. Provavelmente ele irá tentar de várias formas obter a recompensa. Sempre que ele colocar a pata em cima da sua mão, abra a mesma e deixe-o comer a recompensa. Repita várias vezes este processo. Quando ele já estiver habituado a colocar a pata em cima da sua mão introduza o comando vocal “dá a pata”. Repita o treino várias vezes até que ele realize facilmente o mesmo com o comando vocal. Progressivamente retire as recompensas.

Pode parecer um pouco estranho no início, mas este tipo de treino é usado por muitos treinadores e resulta muito bem. Faça as repetições com calma e paciência e irá atingir o objectivo pretendido.

Treino de comando vocal com recompensa na concretização

  • Há quem treine o dar a pata baseado apenas no comando vocal, recompensando o cão quando este cumpre o mesmo. Normalmente associam o comando vocal ao agarrar a pata do animal gentilmente e elevá-la. Começam por recompensá-lo quando o movimento é feito. Depois retiram a recompensa imediata e  vão esperando que o animal dê a pata sozinho. Assim que é dito o comando vocal este é sempre recompensado quando dá a pata.

Experimente e repita os treinos várias vezes durante algumas semanas.

Deixamos aqui um vídeo que pode ser útil na hora de ensinar o seu companheiro de quatro patas:

Se achou este artigo “como ensinar um cão a sentar,deitar e dar a pata” interessante, veja a nossa categoria de como treinar um cão.

Faz Parte da Nossa Comunidade 🙂
0

Sobre o Autor

ODonoCuida

Deixe-nos um Comentário

Clique aqui para deixar um comentário