Início > Saúde Animal > Saúde Do Gato > Idade dos gatos – Qual a idade humana do seu felino
Saúde Do Gato

Idade dos gatos – Qual a idade humana do seu felino

idade dos gatos

A idade dos gatos sempre desperta normalmente a curiosidade dos seus donos. Isto porque o ser humano tem a tendência a associar a idade dos animais à idade humana. O Dono Cuida criou uma tabela explicativa onde pode comparar a idade do seu gato com a dos humanos. 

quantos anos vive um gato

E se encontrar estes felinos na rua, será que consegue perceber qual a idade dos gatos que acabou de conhecer? Aprenda como pode saber aproximadamente a idade de um gato segundo algumas características do animal.

idade dos gatos

 

Gatos recém-nascidos (Até aos 5 dias de vida)

Veja a barriga do gatinho e procure o seu umbigo. Caso este tenha um coto umbilical, um pedacinho pendurado no umbigo, esse gatinho não pode ter mais que 5 dias de vida. O couto umbilical cai por norma até ao terceiro dia de vida de um gato.

idade dos gatos

Gatos bebés (Dos 10 dias a 1 mês e meio)

Nesta fase deve observar os olhos do gatinho bebé. Para saber a idade dos gatos bebés a verificação mais óbvia é se este já tem os olhos abertos. Se o gatinho ainda não abriu os olhos ele deve ter entre os 10 a 15 dias de vida.

Se o gato bebé já tiver os olhos abertos mas não conseguir controlar as suas pálpebras, os olhos abrem e mantêm-se fechados grande parte do tempo, ele tem menos que um mês de vida. Normalmente a sua idade deve rondar os 21 dias de vida.

Todos os gatos nascem com os olhos azuis. Conforme os dias vão passando os azul vai desaparecendo e começam a ganhar a sua verdadeira cor. Nesta fase o gato bebé deve ter cerca de 1 mês e meio. Esta verificação só se aplica aos gatos que não vão ter os olhos azuis como cor definitiva.

Gatinhos entre as 6 a 7 semanas

Nesta fase existe uma característica que indica que o gatinho tem entre as 6 a 7 semanas. É nesta altura que a primeira dentição fica completa, tendo nesta fase 26 dentes.

Gatos com menos de 5 meses

Os gatos com menos de 5 meses tem um pêlo mais volumoso. Pois durante esse período eles mantêm o pequenote aquecido. Ao longo dos primeiros meses o pêlo começa a fazer a sua transição para o tipo de pelagem que se irá manter na fase adulta. Gatinhos com pelagem uniforme em termo de volume normalmente têm menos de 5 meses

idade dos gatos

Gatos dos 7 meses aos 3 anos

É aos 7 meses que normalmente um gato terá a sua troca de dentição definitiva, composta por 30 dentes. Nesta fase os dentes são extremamente brancos e brilhantes, embora ainda não tenham o tamanho final. Os dentes mantêm-se brancos e brilhantes até cerca de 1 ano ou 1 ano e meio de vida. Quando o brilho começa a desaparecer de um dente ou dois é provável que aquele gato tenha entre 2 a 3 anos.

Gatos dos 5 aos 6 anos

À medida que o tempo vai avançando, a idade dos gatos é identificada através de pequenas características normais do envelhecimento. Por exemplo os gatos entre os 5 e os 6 anos começam a ficar com os dentes de trás amarelos e os da frente mantêm-se brancos. Quanto ao pêlo por volta dos 6 anos ficará mais opaco, com menos brilho e um pouco áspero. Isto acontece devido a alterações hormonais, nutricionais e desgaste celular.

Gatos dos 7 aos 8 anos

Quando a dentição começa a apresentar-se toda amarelada, os dentes estão desgastados e com bastante tártaro claramente estamos perante um gato com mais de 7 anos. Claro que isto só se aplica a gatos domésticos com uma boa alimentação e cuidados de higiene.

Gatos com mais de 10 anos

Conforme o nosso gato vai envelhecendo é normal o surgimento de pêlo branco no focinho. Esta mudança na pelagem acontece normalmente a partir dos 10 anos de idade. A pelagem branca vai aumentando por volta dos 13 e 14 anos de idade. Para além do pêlo, por volta dos 10 anos pode começar a acontecer a queda natural dos dentes. Ao longo da vida de um gato a alimentação e os cuidados de higiene são muito importantes para reforçar a sua dentição. Desta forma os seus dentes não ficarão tão frágeis e quebradiços antes do tempo.

Saiba também quantos anos vive um gato aqui.

Veja mais artigos sobre a saúde do gato.

Faz Parte da Nossa Comunidade 🙂
0

Sobre o Autor

ODonoCuida

Deixe-nos um Comentário

Clique aqui para deixar um comentário