Início > Curiosidades > Curiosidades Sobre Animais > Os gatos têm 7 vidas – A origem da lenda
Curiosidades Sobre Animais

Os gatos têm 7 vidas – A origem da lenda

os gatos têm 7 vidas

Os gatos têm 7 vidas é uma frase que começamos a ouvir desde crianças. Como é óbvio todos percebemos que isto não passa de uma expressão, mas é normal que exista a curiosidade de saber a origem desta frase. O engraçado é que não existe apenas uma lenda sobre os gatos terem sete vidas, existem várias.

Os gatos têm 7 vidas ou 9 vidas? Também é outra dúvida que as pessoas têm no que diz respeito às lendas. E é normal. As lendas e associações aos gatos variam de cultura para cultura. Por isso apresentamos-lhe as várias lendas em torno das várias vidas dos felinos.

Os gatos têm 7 vidas – Tudo começou na Idade Média

Muitos acreditam que a lenda de “Os gatos têm 7 vidas” teve início na Idade Média. Tudo começa quando o Papa Gregório IX organizou a Inquisição Pontifícia. O objectivo era reprimir as heresias, dando aos dominicanos a liderança do trabalho de investigação, julgamento e condenação dos hereges. Numa das bulas da altura (1232-1233) acredita-se que o Papa afirmava que o gato preto tinha vindo ao mundo para a infelicidade dos humanos. Nesta altura as designadas “bruxas” viviam isoladas da população e rodeadas por imensos gatos.

Esta associação entre as bruxas e os gatos, principalmente os pretos, levou a uma perseguição a todos os gatos da época. No entanto, a caça aos gatos não diminui significativamente a sua espécie. O que acabou por levar os inquisidores a afirmar que estes tinham sete vidas, por estarem ligados ao mundo místico. O que os inquisidores não sabiam é que existiam muitas pessoas que escondiam e criavam gatos secretamente.

Os gatos têm 7 vidas – Os provérbios de Maomé

Segundo textos escritos, o profeta Maomé apreciava a companhia dos gatos. Em alguns dos seus provérbios Maomé falava da possibilidade destes terem 7 vidas. A sua ligação sentimental a uma gata poderá estar para muitos na origem destes provérbios.

Os gatos têm 7 vidas – As características destes felinos

Sem conhecimento da origem da frase, esta expressão apareceu pela habilidade dos gatos escaparem a situações de extrema dificuldade. Ao caírem de grandes alturas e atingirem o solo sobre as quatro patas criava uma imagem mágica à sua volta. Na altura as pessoas não pensavam na apurada capacidade de equilíbrio dos gatos. Apenas conseguiam ver algo invulgar. Ainda hoje em dia existem pessoas que contam as vidas que o seu gato já perdeu.

Os gatos têm 9 vidas – A mesma crença mas com mais duas vidas

Em países situados no Hemisfério Norte usa-se a mesma expressão pelos mesmos motivos referidos anteriormente, mas com o número 9. Os números mudam consoante as culturas, pois os significados destes também variam. Mas a sorte, sucesso, fertilidade e longevidade estão normalmente ligadas a estes números.

No Egipto existia uma enorme devoção aos gatos, sendo estes retratados em alguns Deuses. A Deusa Bastet é um dos exemplos mais conhecidos, tendo como característica a cabeça de um gato. Também existe uma expressão parecida no Egipto retratando as 9 vidas dos gatos, estando esta ligada ao culto dos deuses.

Veja mais curiosidades sobre animais.

Faz Parte da Nossa Comunidade 🙂
0

Sobre o Autor

ODonoCuida

Deixe-nos um Comentário

Clique aqui para deixar um comentário