Início > Comportamento Animal > Como Treinar o Cão > Passear um cão ansioso: O que fazer na hora do passeio
Como Treinar o Cão

Passear um cão ansioso: O que fazer na hora do passeio

passear um cão ansioso

Passear um cão ansioso não é uma tarefa fácil. Normalmente os donos concentram-se no que corre mal na rua, mas esquecem-se que o mau comportamento começou em casa. Por isso apresentamos aqui 9 dicas para passear o seu cão.

Um cão ansioso começa a analisar cada movimento bem antes da hora do passeio. Começa a rondar a zona onde está a trela, fica agitado cada vez que se levanta, e “chora” bastante. E quando o dono coloca a trela a ansiedade aumenta ainda mais. É nesta altura que começam os saltos, os puxões em direcção à porta e uma respiração completamente alterada. Todos estes comportamentos não devem ser aceites pelo dono, se pretende passear um cão ansioso.

O que fazer para passear um cão ansioso da melhor forma?

Como referimos anteriormente, passear um cão ansioso requer algum trabalho de preparação em sua casa. Tudo começa pelo habitual ritual do passeio e pelo nosso estado de espírito como donos. O seu cão costuma saltar, andar a roda e chorar sempre que vê você pegar a trela?

Se isto acontece diariamente e ele vai à rua com esse comportamento é necessário começar o treino da estaca zero. Para passear um cão ansioso calmamente ele nunca poderá sair de casa extremamente agitado. Neste artigo poderá encontrar algumas conselhos de como acalmar o seu cão antes e durante o passeio.

9 Dicas para acalmar o seu cão antes do passeio:

  • 1 – Quer queira ou não o seu estado de espírito influência o seu cão. Ao querer passear um cão ansioso quando você está frustrado só irá piorar a situação. Acalme-se, respire fundo as vezes necessárias. Lidar com estas dificuldades é complicado, mas tudo será mais fácil se usar toda a sua paciência.
  • 2- Elimine do discurso com o seu cão as frases: “Vamos à rua?”; “Queres ir passear?”; etc. Este género de frases só agitam mais o seu cão. Se todos os dias usa este género de frases antes de passear um cão ansioso, sempre que ele ouve fica no auge da excitação. A ansiedade de um animal vai aumentando à medida que ele observa as ruas acções diárias. Desta forma ele analisa todos os seus passos antes do passeio, prevendo assim que a hora de ir à rua está próxima.
passear um cão ansioso
A trela e a sua colocação antes do passeio
  • 3- A trela deve estar sempre à vista do seu cão. Pode parecer estranho, mas o seu cão fica mais ansioso quando vê apenas a trela na hora do passeio. Se ele estiver em contacto com a trela todo o dia reduz um pouco a sua ansiedade.
  • 4- Faça-o associar que a trela não é apenas para passear. Mesmo a trela estando à vista é normal que a ansiedade não diminua totalmente quando é colocada. Por isso outro truque é agarrar várias vezes a trela durante o dia sem ele ir passear. Coloque a trela para ele acalmar-se em casa. Desta forma estará a criar uma associação de tranquilidade. Repita este processo durante vários dias.
  • 5- Coloque a trela na posição correcta. A melhor forma de controlar o seu cão é colocar a trela à altura das orelhas na parte superior do pescoço. Esta posição permite controlar a cabeça do seu cão e as correcções são mais fáceis. Leves toques serão facilmente interpretados como sinais de abrandar ou parar.
  • 6- Associação por repetição. Sempre que colocar a trela no seu cão e ele ficar mais agitado deve retirar a trela novamente. Inicialmente não espere que o seu cão perceba de imediato aquilo que deseja. Tente acalmá-lo aos poucos. Faça com que se sente ou deite de forma a relaxar um pouco. Repita o processo várias vezes. Vai haver uma altura que ele irá perceber que só fica com a trela se estiver calmo.
  • 7- Após o seu cão estar calmo é hora de colocar a trela com ele sentado. Mantenha o seu cão sentado de forma tranquila e coloque a trela com calma e sem nervosismos. Depois de ter a trela colocada o seu cão não deve levantar-se. Este só pode iniciar a marcha quando o dono começar a andar.
Nunca se esqueça destas últimas dicas:
  • 8- Nunca deixe o seu cão passar a porta em primeiro lugar. O dono é o líder da matilha, logo o seu cão deve segui-lo e não ao contrário. Sempre que passe por uma porta você deve ir à frente, só depois de você ter passado é que o seu cão pode passar. Esta regra é muito importante para o animal perceber que deve segui-lo sempre que sai de casa.
  • 9- Sempre que se sentir nervoso, sem paciência ou frustrado afasta-se durante um tempo. Mais vale afastar-se durante um tempo para ficar mais calmo e recuperar a paciência. Lembre-se que a sua ansiedade vai passar para o seu animal e irá dificultar este processo. Este treino pode ser demorado, por isso demore o tempo que seja necessário para si e para o seu cão.

passear um cão ansioso

8 dicas para passear um cão ansioso

  • 1- Respire fundo as vezes necessárias antes de sair com o seu animal. Lembre-se os passeios devem ser agradáveis para o seu cão, mas também para o dono.
  • 2- Quando sair de casa deve manter a trela curta e controlada. Não esqueça que a trela curta não significa ir tensa. Corrija com pequenos puxões firmes e curtos o seu cão sempre que ele começar a puxar.
  • 3- Tente que o seu cão faça as necessidades num sítio próximo à sua casa. Um cão quando está aflito tem tendência para puxar mais. Por isso se conseguir um local perto de casa onde ele possa fazer as necessidades melhor. Quando ele estiver à procura do local para fazer as necessidades dê-lhe mais trela.
  • 4- Assim que o seu cão fizer as necessidades inicie uma caminhada a passo acelerado. Não deixe o seu cão ficar a cheirar algo ou disperso com algo. Nesta altura do passeio é necessário desgastar um pouco a sua energia. O seu cão só pode cheirar ou brincar quando você permitir. Não se esqueça de criar comandos simples para estas acções. Ex: “vai”; “cheira”; etc. Na rua deve também ensinar comandos como “junto”; “aqui”; “fica”.
  • 5- O seu cão na rua deve estar focada em si. Nem sempre é fácil com as inúmeras distracções um cão focar-se no dono enquanto caminha. Um bom exercício para tal é sempre que o animal tentar passar à sua frente mudar de direcção. Desta forma ele começa a entender que precisa estar mais atento ao dono.

passear um cão ansioso

Recompensas e utensílios para ajudar a passear um cão ansioso

  • 6- A maioria dos cães ansiosos não ligam aos snack´s que estão habituados em casa quando passeiam. Se quer recompensar o seu cão quando este caminha bem na rua, opte por doces que ele não está habituado. Compre guloseimas saudáveis para cães com cheiro intenso. Estas só devem ser dadas na hora do passeio. Se o seu cão mesmo assim não ligar experimente alimentação ou doces caseiros para cães. 
  • 7- Existem trelas especificas para treinar cães a passear. Caso este processo esteja a ser complicado é uma boa opção para experimentar. Estas normalmente passam pelo focinho do animal, sendo mais fácil controlar a cabeça do cão durante o passeio. Encontre as melhores trelas para passear o seu cão aqui.

Duração das caminhadas para um cão ansioso

  • 8- Passear um cão ansioso pode exigir um pouco mais do seu tempo. Quando trabalhamos não é fácil termos paciência para passearmos o nosso cão durante algum tempo. Mas pense que a médio/longo prazo irá compensar. Cada passeio diário com duração de 30 a 45 minutos, mantêm a energia do cão baixa durante aproximadamente 3 horas.Nos casos de cães de porte grande, principalmente cães pastores, precisam gastar muita energia. Se tem menos de uma hora para passear o seu cão imponha um ritmo acelerado na marcha. Enquanto ele estiver na rua faça vários exercícios com ele. Exercícios mentais, de obstáculos, de busca e de coordenação ajudam o cão a gastar mais energia.

Saiba tudo sobre cães ansiosos neste artigo: Tem um cão ansioso? Saiba o que fazer.

 

 

Faz Parte da Nossa Comunidade 🙂
0

Sobre o Autor

ODonoCuida

1 Comentário

Clique aqui para deixar um comentário