Início > Notícias Sobre Animais > Pet Finder SOS – A aplicação para encontrar animais perdidos
Notícias Sobre Animais

Pet Finder SOS – A aplicação para encontrar animais perdidos

pet finder sos

A Pet Finder SOS é uma aplicação gratuita que tem como objectivo facilitar a vida de quem perde um animal de estimação. Quem tiver esta aplicação poderá anunciar o desaparecimento do seu companheiro de quatro patas, e todos os utilizadores num raio de 60 km serão notificados. Desta forma os utilizadores terão a descrição detalhada do animal e se o avistarem poderão marcar no mapa em tempo real onde este foi visto, caso não o consigam recolher.

pet finder sos

Os criadores da Pet Finder SOS, João Machado e Valério Esteves, são dois engenheiros informáticos de Coimbra que têm animais de estimação. A criação deste aplicativo para o telemóvel surge para facilitar a procura de um animal perdido, com dados mais precisos e em tempo real.

Assim que der o seu animal como perdido, será enviado um pedido de ajuda a todos os utilizadores da app que estejam num raio de 60 km. Esses utilizadores irão receber uma notificação com o seu pedido, que terá toda a descrição detalhada do animal e local exacto onde desapareceu.

Segundo Valério Esteves: “a ideia é que alguém que esteja simplesmente a tomar café numa esplanada receba uma notificação com um SOS”, e caso aviste o animal e não o consiga recolher “possa enviar as coordenadas ou marcar no mapa o sítio onde o viu”. Assim que exista uma indicação no mapa sobre o animal, o dono é notificado com a localização exacta do último avistamento, podendo assim dirigir-se rapidamente a essa zona para procurá-lo.

As grandes vantagens desta aplicação é a informação em tempo real, construção de um perfil próprio e de um registo dos locais onde o animal já foi visto. Os criadores falam dos inúmeros grupos nas redes sociais de divulgação de animais perdidos, mas onde a informação acaba por ser confusa. A Pet Finder SOS contou com a ajuda da associação Agir pelos Animais e com os engenheiros da Bind Up Technologies para identificar as principais deficiências dos portais onlines já existentes, como o o Encontra-me.org e o Findmypet.

Assim que se regista pode criar o perfil do seu animal detalhado, actualizando-o com fotos recentes, e se o azar bater à porta um dia basta carregar no botão de SOS, e em menos de um minuto os utilizadores serão logo notificados do desaparecimento.

Uma aplicação que precisa de aumentar o número de utilizadores

A aplicação Pet Finder SOS está disponível em seis línguas e actualmente começa a ter algum sucesso nos Estados Unidos da América, onde já foram encontrados animais através da aplicação. Em Portugal ainda existem poucos utilizadores, sendo Setúbal a zona com mais utilizadores.

Esta aplicação poderá ser uma das plataformas mais úteis para encontrarmos um animal perdido, no entanto precisa de ter vários utilizadores para melhorar o seu desempenho. Brevemente a Pet Finder SOS irá sofrer novas actualizações que irão melhorar a comunicação entre utilizadores e facilitar o registo na mesma que neste momento só é possível através de uma rede social, o Facebook..

A Pet Finder SOS está disponível gratuitamente, na App Store e na Google Play e, até agora, conta com apenas 5000 downloads. Um número muito baixo para o seu potencial. Não custa descarregar a aplicação para ajudarmos alguém a recuperar o seu animal de estimação.

Veja mais notícias sobre animais aqui.

Faz Parte da Nossa Comunidade 🙂
0

Sobre o Autor

ODonoCuida

Deixe-nos um Comentário

Clique aqui para deixar um comentário