Início > Saúde Animal > 13 Plantas tóxicas para cães e gatos
Saúde Animal

13 Plantas tóxicas para cães e gatos

plantas tóxicas para cães e gatos

São inúmeras as plantas tóxicas para cães e gatos no nosso país. E muitas delas são usadas para decoração de interiores ou costumam estar presentes nos nossos quintais e jardins. Por isso todo o cuidado é pouco quando adquirimos uma nova planta para a nossa casa, principalmente quando esta vai ser colocada num local onde o nosso animal tem acesso. 

É natural que exista um melhor conhecimento de plantas tóxicas para cães por estes terem mais contacto com o exterior do que em relação aos gatos. No entanto as plantas tóxicas para gatos são normalmente as mesmas que afectam os cães, mas por vezes causam outro tipo de sintomas nos nossos felinos. 

Fique a conhecer 13 plantas tóxicas para cães e gatos

 

plantas tóxicas para cães e gatos

Dieffenbachia (Difenbáquia):

É das plantas mais tóxicas para cães, gatos e pessoas. Elas contêm cristais insolúveis e oxalato de cálcio que quando ingeridos causam bastantes danos. Ao morderem ou mascarem esta planta os sinais clínicos aparecem logo. Os sintomas podem ser dor oral, babar, espumar, vomitar até casos mais graves como inchaço severo dos lábios, da língua e da cavidade oral que pode causar asfixia.

 

Plantas tóxicas para cães e gatos

Zantedeschia aethiopica (Jarro):

Os Jarros contêm os mesmos cristais insolúveis da Difenbáquia, resultando nos mesmos síntomas quando ingeridos.

 

plantas tóxicas para cães e gatos

Anthurium (Antúrio):

Contém os mesmos cristais de oxalato de cálcio, e os sintomas são semelhantes às plantas anteriores. Destaca-se a salivação, inchaço dos lábios e língua, irritação oral, vomito, dificuldade na deglutição e respiração.

 

plantas tóxicas para cães e gatos

Aloe Vera: 

Apesar de ser uma planta excelente para os tratamentos de pele das pessoas, quando ingerida pelos cães vai causar-lhes problemas de digestão. Estes podem resultar em vómitos, diarreia, depressão, anorexia, mudanças na cor da urina e tremores (mais raro).

 

plantas tóxicas para cães e gatos

Lírio (Lilium):

O Lírio é uma flor linda mas extremamente tóxica. É muito importante manter o seu animal longe de lírios, pois em caso de intoxicação pode por em risco a vida do seu animal. Embora alguns animais envenenados pela planta apenas apresentem irritações orais, na pele, oculares e dificuldade em engolir, existem casos mais graves onde os rins são muito afectados. Nesses casos existem sintomas de perda de apetite, aumento da micção que diminui passado 2 dias, vómitos, desidratação e podendo causar insuficiência renal. O animal deve ser visto o mais rápido possível por um veterinário e fazer um tratamento adequado.

 

plantas tóxicas para cães e gatos

Hera (Hedera helix) 

Sem dúvida que é uma planta lindíssima. A hera venenosa pode ser tóxica por contacto ou ingestão, criando ou imensas comichões, ou irritações gastro-intestinais. A toxicidade da hera em gatos deve-se às saponinas que provocam irritação na pele. Deve saber que as folhas são mais tóxicas do que as bagas.

 

plantas tóxicas para cães e gatos

Tulipa:

A Tulipa é uma flor muito aperciada pelos portugueses, e é bastante comum ter uma na sua habitação. Esta afecta mais os gatos do que os cães devido à toxicidade da tulipalina A e tulipalina B. Os componentes tóxicos encontram-se na sua maioria concentrados no bolbo. Em caso de ingestão irá causar vómitos, diarreia, dificuldades respiratórias, hipersalivação e em alguns casos depressão.

 

plantas tóxicas para cães e gatos

Cycas Revoluta (Sagu de Jardim):

Esta planta tropical é por vezes usada como bonsai ornamental, mas também é muito normal vê-la em jardins. Toda ela é tóxica, sendo que as sementes são a parte mais tóxica da planta. Caso seja comida, pode causar insuficiência hepática e problemas gastro-intestinais agudos (babar, vómitos, diarreia e falta de apetite). Entre 2 a 3 dias após a ingestão aparecem sinais do sistema nervoso central (fraqueza, falta de coordenação, ataques, tremores, etc) e insuficiência hepática. Mesmo com um tratamento agressivo, as chances de sobrevivência normalmente são de 50%.

plantas tóxicas para cães e gatos

Flor de Natal ou Manhã de Páscoa (Poinsétia) :

Mantenha os seus animais afastados desta planta. Se os seus animais apenas tocarem nesta planta podem ter algumas lesões cutâneas e conjuntivite. Já a sua ingestão causa náuseas, vómitos e problemas gástricos.

plantas tóxicas para cães e gatos

Hortênsia  (Hydrangea):

A toxicidade da Hortênsia deve-se aos glicosideos cianogenicos. Por norma os sintomas mais comuns apresentados em animais são vómitos e diarreias.

plantas tóxicas para cães e gatos

Caladium (Caládio):

Também conhecidas como Orelhas de Elefante, estas plantas contêm as mesmas propriedades e efeitos da Difenbáquia, do Jarro e da Antúrio.

 

plantas tóxicas para cães e gatos

Dracena (Dracaena)

A toxicidade da dracena deve-se às saponinas que afectam as membranas celulares. Os sintomas mais comuns são vómitos, dilatação das pupilas, hipersalivação, anorexia e depressão.

plantas tóxicas para cães e gatos

Philodendron

A alergia a esta planta é muito comum em cães e gatos. Isto devido à sua toxicidade causada pelos cristais de oxalato de cálcio. Em caso de contacto irá existir uma irritação que irá desencadear uma reacção alérgica. Existem diferentes Philodendron, mas as alergias são comuns à maioria desta família de plantas.

Como estas existem muitas outras espécies de plantas que vale a pena conferir a toxicidade para os seus animais. Informe-se sempre antes sobre quais as plantas tóxicas para cães e gatos.

Se gostou deste artigo, pode ter interesse também em cão envenenado: sintomas e o que fazer?

Veja ainda mais artigos sobre saúde animal aqui.

Faz Parte da Nossa Comunidade 🙂
0

Sobre o Autor

Profile photo of ODonoCuida

ODonoCuida

Deixe-nos um Comentário

Clique aqui para deixar um comentário

Or

Saltar para a barra de ferramentas