Início > Comportamento Animal > Comportamento Canino > Porque é que os cães bocejam? Conheça os 3 motivos
Comportamento Canino

Porque é que os cães bocejam? Conheça os 3 motivos

porque é que os cães bocejam

Porque é que os cães os bocejam? Esta é uma pergunta muito frequente nos motores de busca. Segundo vários estudos realizados recentemente, desde Inglaterra ao Japão, existem três respostas para essa pergunta.

Certamente ficará espantado com algumas capacidades do comportamento canino. Ao questionar-se com o simples facto de “porque é que os cães bocejam?” descobrimos coisas incríveis sobre os nossos companheiros de quatro patas.

  • Os cães bocejam para se acalmarem.

O acto de bocejar nos cães é considerado um calming signal. Segundo Turid Rugaas, especialista comportamental norueguesa, o bocejo pertence a uma série de comportamentos que os cães fazem quando estão nervosos, ansiosos e tensos. Estes também podem bocejar para acalmar outros cães em estado de ansiedade perto deles.

Para os cães o bocejar é equivalente ao ritual humano de fechar os olhos e respirar fundo. Cientificamente o bocejo canino aumenta a frequência cardíaca e permite que uma maior quantidade de sangue chegue ao cérebro. Desta forma conseguem potencializar a oxigenação dos pulmões. Resumindo este simples acto consegue recarregar as suas energias para combaterem o seu nervosismo, ansiedade e stress.

Este tipo de bocejo costuma ser observado pelos donos nas seguintes situações: Na hora do passeio, quando vão ao veterinário, quando o dono chateia-se com ele, durante o banho e perante um cão ou gato desconhecido. Claro que existe outras ocasiões, pois cada cão fica nervoso ou ansioso em situações distintas. 

  • Os cães bocejam por empatia com os humanos.

Pode parecer um pouco estranho, mas nos últimos anos vários estudos realizados em diversas universidades concluíram que os cães bocejam como muitos humanos, por empatia. Já ouviu dizer que o bocejo é contagioso? Pelos vistos não é só para os humanos. Após um cão ter algum contacto com uma pessoa, se existir empatia ele irá observá-la e tentar criar laços. Se bocejar algumas vezes à frente do seu cão, existe uma enorme possibilidade de ele bocejar num curto espaço de tempo.

Um estudo realizado experimentou colocar duas pessoas na frente de um cão, uma de cada vez, depois de estarem pouco tempo na presença desse. Uma das pessoas ficava a bocejar, a outro apenas abria e fechava a boca. Neste estudo foram usados 30 cães, e 21 desses animais bocejaram enquanto conviviam brevemente com a pessoa que realmente bocejava. Esses 21 cães não bocejaram quando estiveram no mesmo espaço que a outra pessoa que apenas abria e fechava a boca. Com isto os pesquisadores concluíram que o bocejo também é contagioso para os cães, sendo este acto uma forma de criar empatia com a pessoa que parece estar a tentar acalmar-se.

  • Os cães bocejam quando estão com sono.

Como os humanos, o terceiro motivo para um cão bocejar é estar com sono. O bocejo é um indicador que estamos cansados ou com sono. Para os cães não é diferente. Quando estes adormecem, acorda e voltam a dormir, no meio normalmente existe sempre um bocejo. Este nada mais significa que sono.

Desta forma a resposta a “Porque é que os cães bocejam?” é simples: “- Para se acalmarem, por empatia ou apenas sono.”

Conheça outras curiosidades sobre o comportamento canino aqui.

Se gostou do artigo: Porque é que os cães bocejam? também pode gostar do artigo porque é que os cães…?

Faz Parte da Nossa Comunidade 🙂
0

Sobre o Autor

Profile photo of ODonoCuida

ODonoCuida

Deixe-nos um Comentário

Clique aqui para deixar um comentário

Or

Saltar para a barra de ferramentas