Início > Comportamento Animal > Comportamento Canino > Porque é que os cães comem fezes?
Comportamento Canino

Porque é que os cães comem fezes?

porque é que os cães comem fezes

Porque é que os cães comem fezes? Esta é uma pergunta que muitos donos anseiam por saber a resposta. A verdade é que não existe apenas uma resposta, pois são vários os factores que originam este tipo de comportamento. A coprofagia, nome que se dá à prática de ingestão de fezes, pode ser corrigida com determinados treinos e análise do comportamento do animal. Para isso precisa conhecer os 10 motivos que levam os nossos animais a comer fezes, para depois saber como deve proceder.

Conheça os 10 motivos que levam os cães a comer fezes

A coprofagia pode levar os cães a comerem as próprias fezes, fezes de outros cães ou de outra espécie. Cada animal pode demonstrar um determinado comportamento, embora existam padrões mais comuns que outros. Para percebermos melhor este comportamento compulsivo temos que estar informados dos possíveis motivos. Fique a conhecer os 10 motivos que levam os cães a comer fezes.

1º – Alimentação com défice de nutrientes

Um cão que não esteja a obter os nutrientes que necessita pode ter tendência a comer fezes. A origem da falta de nutrientes pode estar ligada aos seguintes factores:

  • Deficiências no sistema digestivo, tendo dificuldade de absorver os nutrientes presentes nos alimentos.
  • Rações de fraca qualidade ou uma alimentação que não seja equilibrada
  • Presença de parasitas internos. A falta de desparasitação interna pode levar a uma fraca absorção dos nutrientes essenciais.
  • Problemas de saúde específicos que impedem que o sistema digestivo de funcionar correctamente, como é o caso de infecções intestinais ou pancreatite. Além destas, existem outras doenças que podem afectar a absorção de nutrientes.

É sempre importante em casos de coprofagia consultar o seu veterinário para aconselhar-se sobre a melhor alimentação para o seu animal de estimação. Pois o seu cão pode estar a ingerir fezes na tentativa de aproveitar os nutrientes que não foram digeridos. Ao procurar fezes de outros animais ele pode estar a procurar nutrientes que não consegue obter na sua alimentação.

2º – Erros na dosagem da comida.

  • Fome: Alguns donos não prestam a devida atenção às doses diárias de alimento que dão aos seus animais, para além de não controlarem regularmente se estes se alimentam correctamente. Esta falta de cuidado pode gerar problemas e levar o seu cão a comer as próprias fezes. Se o seu cão estiver com fome por não ter a quantidade de comida necessária para o peso dele, se não conseguir comer correctamente a ração devido ao tamanho dos biscoitos ou se outros animais comerem a sua ração este pode ter tendência a comer as suas fezes. Isto devido à carência de nutrientes e alimentos que ele está a ter.
  • Excesso de comida: Mas não é apenas a fome que leva os animais a comerem as suas fezes. O excesso de comida e rações muito calóricas também. Nestes casos a comida não é devidamente digerida pelo o animal, fazendo com que as suas fezes sejam muito idênticas à comida.
  • 1 Refeição por dia. Muitas pessoas erram na hora de alimentar os seus animais. Alguns especialistas comportamentais verificaram que cães com poucos meses que são alimentados apenas uma vez ao dia têm maior tendência a comer as suas fezes. Quando a quantidade é dividida em dois, a probabilidade comer as suas fezes diminui pois ele absorve mais nutrientes. Desta forma o animal não precisa tentar reabsorver os nutrientes que não conseguia com apenas uma dose diária. 

3º – Porque é que os cães comem fezes? Muitos devido a ansiedade, solidão ou medo.

Cuidar de um animal nem sempre é fácil quando estamos muito tempo fora de casa. A nossa ausência muitas vezes desenvolve comportamentos indesejados nos nossos cães sem nos apercebermos. É cada vez mais comum ver cães com níveis de ansiedade muito elevados, devido à solidão e ao stress diário. A coprofagia em alguns cães é causada pela falta de estímulos físicos e mentais. 

Em outros casos os cães comem fezes por estarem num local fechados durante muito tempo ou terem medo de algum som ou acção quando estão sós. Hoje em dia com a tecnologia toda que dispomos facilmente conseguimos alguns vídeos dos nossos cães quando não estamos em casa. Desta forma conseguimos comprovar se existe alguma coisa que está a perturbar o nosso animal na nossa ausência.

Lembre-se que quando deixa o seu cão sozinho em casa, deve deixar-lhe brinquedos interactivos que ele goste. Eles precisam estar entretidos na sua ausência. Leia mais sobre os comportamentos de cães ansiosos aqui.

4º – Castigos e má aprendizagem

Porque é que os cães comem fezes? Por vezes por culpa dos donos. Muitas vezes, sem querermos, erramos redondamente na forma como ensinamos os nossos cães. Os comportamentos indesejados deles acabam por ser corrigidos com violência ou castigos. Se dá palmadas no seu cão, esfrega o focinho dele nas fezes ou grita com ele quando ele faz as necessidades num local indesejado, este poderá associar que defecar é um comportamento indesculpável pelo seu dono. O animal acaba por ficar confuso, pois precisa de fazer as suas necessidades, então acaba por comer as suas fezes para o dono não o punir novamente. Este tipo de reacção a uma má aprendizagem acontece muito quando eles ainda são cachorros. Claramente nestes casos o problema passa pela falta de conhecimentos do dono na educação de um cão.

Cães que foram maltratados ou resgatados também pode apresentar este tipo de comportamento. O medo da punição por fazer as necessidades em locais que não são desejados pode levá-los a comer as próprias fezes.

5º- Necessidade de limpar o seu espaço

Quem tem animais fechados num espaço pequeno pode verificar que estes por vezes comem as suas próprias fezes. Nestes casos a explicação é simples. Muitos cães ficam extremamente incomodados em passar o dia num local sujo com as suas próprias fezes. Por isso eles acabam por comer as fezes para deixar o local limpo. 

6º – Curiosidade, exploração e contacto com a sujidade.

Todos os donos sabem que cada cão tem a sua mania. Existem alguns cães que adoram explorar tudo o que os rodeia. E a curiosidade pelas suas fezes e as de outros animais é normal em tenra idade. Normalmente esta curiosidade e necessidade de exploração vai passando com o tempo se não for encorajada ou reprimida com punições. O importante é ensinar os nossos cães a não comerem nada do chão, este tipo de treino deve ser feito através do adestramento positivo.

7º – Mais que um animal em casa… (Dominância e Submissão na matilha)

Quando temos mais que um cão em casa, por vezes um deles é mais dominante e outro mais submisso. A convivência entre os dois até pode ser amigável, mas quando não está em casa o mais dominante pode impedir o outro animal de alimentar-se. Não pense que este tipo de comportamento é raro, acontece mais vezes do que pensamos. 

O cão mais submisso acaba por passar alguma fome sem que os donos se apercebam. Como precisa de se alimentar ele come as fezes do cão Alpha, na procura de conseguir alimento e nutrientes. Estes animais não costumam ingerir outro tipo de fezes.

É muito importante quando está em casa e tem mais que um cão ver qual é o comportamento dos seus animais na hora das refeições. Deixe o seu telemóvel a filmar, coloque a comida e saia do local. Assim irá conseguir perceber como eles se comportam na sua ausência com a alimentação. 

8º – Ingerir fezes à procura da atenção do dono

Cães que não têm quase atenção dos donos ou são negligenciados podem comer fezes para tentar chamar a atenção dos humanos. Esta chamada, mesmo que seja negativa, é uma solução que o animal encontra para ter atenção dos seus donos. 

9º – Instinto materno 

As cadelas que acabam de ter ninhadas muitas vezes comem as fezes das crias. Não puna este tipo de comportamento, pois a sua cadela só está a reagir ao seu instinto materno. Segundo várias pesquisas existem alguns factores que levam as cadelas a comer as fezes dos seus cachorrinhos. 

  • Segundo o seu instinto a cadela ao eliminar as fezes está a evitar que os predadores descubram a existência das crias.
  • As cadelas também podem comer as fezes dos filhotes com o objectivo de manter o local limpo.
  • Para alguns especialistas a cadela come as fezes das crias para compensar uma dieta insuficiente.

10º – Por imitação

Embora seja uma causa rara de coprofagia existem alguns cães que comem fezes como forma de imitar o dono a limpar o local. Este grupo pequeno de cães com este comportamento pode apanhar as fezes e transportá-las para outro local ou comê-las. Estes apenas querem imitar os seus donos quando limpam o quintal ou a casa, e para tal acabam por comer as suas próprias fezes. 

Cães que convivam com outros animais com coprofagia também podem imitar o seu comportamento, acabando por passar a comer as suas fezes ou a do outro cão.

porque é que os cães comem fezes

O que fazer para o meu cão deixar de comer fezes?

Em primeiro lugar os donos devem tentar perceber o que está a causar coprofagia no seu animal. Observe os comportamentos do animal, entenda se foi apenas um ou dois episódios, se é uma fase ou se ele é algo contínuo. Fale deste problema com o seu veterinário, peça-lhe conselhos e informe-se sobre treinos de reforço positivo para a coprofagia. 

Neste momento já tem respostas para a pergunta “porque é que os cães comem fezes?”, agora acreditamos que queira saber soluções para esta questão. Deixamos aqui alguns conselhos que podem ajudar a travar este tipo de comportamento indesejado.

  • Leve o seu cão ao veterinário para em conjunto escolherem uma ração de alta qualidade que consiga nutrir correctamente o seu animal.
  • Ajuste correctamente a quantidade de ração diária para o seu cão. Nunca se esqueça que esta deve ser fornecida consoante a idade do animal, a sua raça ou porte, peso e actividade física. Em caso de dúvida fala com o seu veterinário.
  • Quando deixa o seu cão sozinho deixe sempre alguns brinquedos interactivos para estimularem o seu animal. 
  • Dê sempre caminhadas longas para este gastar energia e reforçar o elo de ligação consigo.
  • Passeie de trela para prevenir que o animal coma as fezes que encontra na rua.
  • Limpe todos os dias o local onde o seu companheiro de quatro patas faz as suas necessidades.
  • Cães que comem fezes não devem fazer as necessidades em casa. O horário de alimentação deve ser regrado, sempre à mesma hora e sem comida à disposição. Os passeios devem ser sempre no mesmo horário em que o cão está habituado a fazer as suas necessidades. Crie rotinas e mantenha as mesmas sempre.
  • Tente evitar que o seu cão fique sozinho por períodos muito longos de tempo. É preferível arranjar-lhe companhia se está muito tempo fora de casa. A solidão não ajuda nenhum tipo de comportamento indesejado.
  • Treino básico para solucionar este problema: Acompanhe o seu cão regularmente e sempre que este tentar comer fezes diga “não” com uma voz assertiva. Se este obedecer ao seu comando recompense-o imediatamente com um doce ou o seu brinquedo favorito. 
  • Existem ainda produtos próprios para a coprofagia que deixam as fezes nada apelativas, fazendo com que o animal ganhe aversão pelas mesmas. Qualquer tipo de produto deve ser sempre indicado por um veterinário. 
  • A coprofagia não é um hábito muito fácil de alterar sozinho. Caso veja que o comportamento do seu cão persiste tente encontrar um profissional que o possa ajudar.

Prevenir a Coprofagia

Prevenir que o seu cão coma fezes é a melhor opção. Sendo um hábito dificil de alterar a melhor solução é prevenir este comportamento indesejado. Lembre-se que um dos principais motivos que leva os animais a comer as suas fezes é uma má nutrição. Por isso uma alimentação de qualidade e equilibrada é fundamental para a prevenção da coprofagia. Para além disso estimule o seu cão a fazer exercício físico e mental diariamente, treine-o desde cachorro e nunca deixe o local onde ele fica sujo mais que 24 horas. 

Se gostou de saber porque é que os cães comem fezes, também deve gostar de outros artigos comportamentais. Veja aqui todos os nossos artigos sobre comportamento canino.

Faz Parte da Nossa Comunidade 🙂
0

Sobre o Autor

ODonoCuida

Deixe-nos um Comentário

Clique aqui para deixar um comentário