Início > Comportamento Animal > Comportamento Canino > Porque é que os cães dormem de barriga para cima?
Comportamento Canino

Porque é que os cães dormem de barriga para cima?

porque é que os cães dormem de barriga para cima

Porque é que os cães dormem de barriga para cima? Alguns donos estranham o facto de verem o seu cão pela primeira vez a dormir de barriga para cima, pois não é uma posição comum para descansar no reino animal. A resposta a essa pergunta vai deixá-lo orgulhoso.

Nunca foi realizado um estudo oficial que permitisse chegar a uma conclusão sobre este tema. No entanto foi efectuado um estudo com uma amostra menor que questionava os donos se o seu cão dormia de barriga para cima frequentemente. Após o inquérito foi divulgado que nessa amostra apenas 5 a 10% dos cães dormiam de barriga para cima. Este resultado levou os especialistas comportamentais a questionarem “porque é que os cães dormem de barriga para cima?”.

Porque é que os cães dormem de barriga para cima?

Depois de começarem a observar que tipo de cães dormem de barriga para cima com frequência a resposta pareceu surgir com alguma facilidade. É uma questão de segurança. Os cães selvagens ou até os lobos não dormem de barriga para cima pois não se sentem seguros. Esse tipo de exposição deixa os animais vulneráveis em caso de se sentirem ameaçados.

Desta forma concluíram que a razão mais provável de alguns cães dormirem com a barriga para cima e patas levantadas é se sentirem mais seguros e relaxados. Por norma esses cães sentem-se muito seguros e descontraídos na sua casa e têm tendência a serem mais sociais e equilibrados.
É raro ver cães inseguros ou com dificuldades de socialização dormirem de barriga para cima. Também os cães com comportamentos “dominantes” acabam por não dormirem regularmente com a barriga exposta.
Se o seu cão dorme com a barriga para cima sinta-se orgulhoso, pois é um sinal que ele confia em si e sente-se totalmente seguro e descontraído em sua casa.
porque é que os cães dormem de barriga para cima

Quando um cão mostra a sua barriga aos pés do seu dono o que significa?

Na mesma linha de análise comportamental pode-se concluir que os cães que mostram a sua barriga aos pés do seu dono estão completamente relaxados e “submissos”. Quando um cão mostra a sua barriga ele tenta demonstrar-lhe que confia em si, que está disponível para interagir e que pretende a sua atenção e carinho. Esse tipo de comportamento é muito satisfatório pois revela rapidamente que o animal quer socializar e não sofre qualquer tipo de insegurança nem tensão naquele momento.

Se este artigo despertou-lhe algum interesse, pode estar interessado em ler: Linguagem corporal do cão.

Veja mais artigos sobre comportamento canino aqui.

Faz Parte da Nossa Comunidade 🙂
0

Sobre o Autor

ODonoCuida

Deixe-nos um Comentário

Clique aqui para deixar um comentário