Início > Comportamento Animal > Comportamento Canino > Porque é que os cães inclinam a cabeça?
Comportamento Canino

Porque é que os cães inclinam a cabeça?

porque é que os cães inclinam a cabeçaJá pensou porque é que os cães inclinam a cabeça? Se tem um cão certamente já o viu inclinar a cabeça quando fala com ele em determinadas situações. Mas a questão é porquê? Um estudo publicado no site Psychology Today tem uma nova resposta. Esta é diferente de outras teses que já tinham sido apresentadas, no entanto também iremos abordar as teses anteriores neste artigo.

  • Os cães inclinam a cabeça para ver as características faciais do seu dono naquele momento

Os cães possuem uma inteligência emocional elevada, conseguindo ler o rosto humano para obter informações sobre o estado emocional das pessoas com quem sociabiliza. Para conseguirem obter essas informações eles precisam observar as feições principais do rosto humano correctamente, e para tal eles inclinam a cabeça. Por isso para o cientista a resposta à pergunta “porque é que os cães inclinam a cabeça?” é para melhorarem o seu campo de visão.

O estudo realizado por Stanley Coren questionou 582 pessoas que têm cães como animais de estimação. Este baseou-se na frequência com que os cães inclinavam a cabeça segundo a sua raça. A conclusão foi clara para o cientista, cães com focinhos médios e compridos inclinam a cabeça com maior frequência do que os cães com focinho achatado. 

  • 62% do total dos entrevistados disseram que seus animais inclinam a cabeça regularmente.
  • 52% dos donos de cães com focinhos mais achatados disseram que eles inclinaram a cabeça.
  • 71% dos donos de cães com focinhos maiores informaram que os animais inclinam a cabeça com certa frequência.

Outras respostas segundo o cientista:

Ao ver a diferença percentual de 19% entre cães de focinho comprido e de focinho achatado, o cientista concluiu que os cães inclinam a cabeça devido ao impacto do tamanho do focinho no seu campo visual. No entanto o cientista acredita que esta não seja a única explicação, pois a percentagem de cães com focinho achatado que inclinaram a cabeça ainda é elevada. Ele defende que a audição também desempenhe um papel fundamental neste comportamento. Todavia não descarta a hipótese de os cães inclinarem a cabeça para terem mais empatia com os seres humanos.

  • Os cães inclinam a cabeça para demonstrar carinho, empatia e satisfação

Segundo a Mental Floss os cães inclinam a cabeça para demonstrar empatia. A publicação defende que o inclinar da cabeça dos cães funciona como o dos humanos quando inclinam a cabeça para demonstrar que estão atentos a uma conversa.

No entanto outras publicações defendem que os cães inclinam a cabeça quando os donos falam num tom carinhoso. O inclinar a cabeça nestes casos é a demonstração que estes se sentem bem com aquele tom de voz, e compreendem que os donos estão a dizer algo positivo.

porque é que os cães inclinam a cabeça

  • Os cães inclinam a cabeça para ouvirem melhor os sons e a sua origem

De várias teses apresentadas para a pergunta “porque é que os cães inclinam a cabeça?” a resposta secundária está sempre ligada à audição. Acredita-se que os cães inclinam a cabeça para ouvirem melhor os sons ou perceber de onde é que vem um som. Por isso acredita-se que o som seja realmente um dos principais motivos da inclinação da cabeça dos cães em determinadas situações.

Os cães aprendem em média 165 palavras indicadas pelos seres humanos. Ao inclinarem a cabeça muitas vezes eles estão a identificar uma dessas palavras e a utilizam a linguagem corporal para comunicarem com os donos.

Outros dos motivos indicados é estes detectarem mais rápido alguns sons agudos e outros sons imperceptíveis ao ouvido humano.  

Se gostou deste artigo, deverá gostar de: Porque é que os cães…?

Veja mais artigos sobre comportamento canino aqui

Faz Parte da Nossa Comunidade 🙂
0

Sobre o Autor

Profile photo of ODonoCuida

ODonoCuida

Deixe-nos um Comentário

Clique aqui para deixar um comentário

Or

Saltar para a barra de ferramentas