Início > Comportamento Animal > Comportamento Canino > Porque é que os cães olham fixamente para nós?
Comportamento Canino

Porque é que os cães olham fixamente para nós?

porque é que os cães olham fixamente para nós

Porque é que os cães olham fixamente para nós? Uma questão que muitos donos querem ter uma resposta. A verdade é que existem muitos seres humanos que não sabem ler os seus próprios animais, por falta de informação ou simplesmente porque acreditam que sabem muito bem o que eles querem. No entanto na maioria das vezes a interpretação não é a mais correcta. Um cão a olhar para o seu dono fixamente pode ter diversas interpretações, e não como muitos acreditam ser apenas uma demonstração de amor. 

Mas “porque é que os cães olham fixamente para nós?”. A resposta é simples, porque estão a pedir-nos algo, a tentar ler a nossa energia e expressão ou apenas por curiosidade. Embora que com cães desconhecidos a resposta possa ser diferente.

porque é que os cães olham fixamente para nós

Principais razões de um cão olhar para nós fixamente ou seguir-nos com o olhar:

  • O seu cão pode estar a pedir comida ou os seus doces favoritos;
  • Pedido de atenção, normalmente quer mimos e festas;
  • Normalmente em determinados horários ele pode estar a pedir para ir à rua ou que brinque um pouco com ele;
  • Pode estar a tentar perceber aquilo que o dono pretende dele naquele momento:
  • Também é muito comum um cão ficar a olhar para o dono para perceber a sua energia, emoções e disposição;
  • O seu animal pode apenas estar curioso com aquilo que está a fazer naquele momento.
  • Quando está a treinar o seu cão é normal que ele olhe mais fixamente para o dono à procura de indicações do que deve fazer.

Lembre-se que o contacto visual entre si e o seu cão é fundamental para o vosso elo de ligação. Ao entender o que ele pretende e vice-versa poderão comunicar sem usar uma única palavra. Esse tipo de ligação é muito especial.

O cão deve olhar fixamente para nós durante os treinos?

Sim. Se o seu cão olha para si durante as sessões de treino é algo extremamente positivo. Ao olhar para si fixamente é sinal que ele está atento ao dono e a mais nada. Ele só quer perceber aquilo que você pretende dele naquele momento. O seu contacto visual também é muito importante para estabelecerem o forte elo de ligação e para conseguirem comunicar melhor.

Durante as sessões de treino se o seu animal tem dificuldades em estar focado e atento, recompense-o sempre que ele olhar para si. Aumente o tempo entre recompensas para ele fixar-se em si durante mais algum tempo. Desta forma ele irá estar mais atento ao que pretende dele, e poderá ensinar-lhe os comandos com maior facilidade.

porque é que os cães olham fixamente para nós

Porque é que um cão desconhecido olha para nós fixamente?

Um cão desconhecido pode ficar a olhar para alguém por insegurança, medo, questões territoriais ou apenas a tentar compreender as suas intenções. Para perceber se o animal está a entrar num modo agressivo devemos saber ler a sua linguagem corporal. Cães que estão prestes a atacar normalmente:

  • As orelhas inclinadas para a frente perto da cabeça;
  • Pescoço tenso inclinado para a frente;
  • O pelo pode estar levantado em determinadas zonas do corpo;
  • A cauda irá mover-se rapidamente mas com movimentos curtos;
  • Rosnar com os dentes bem visíveis;
  • Andar na sua direcção de forma tensa e com todos os sinais anteriormente indicados.

Como se deve comportar perante um cão num estado agressivo?

Um cão desconhecido que se sente ameaçado por uma pessoa por norma não quer atacar. Ele ataca quando se sente encurralado ou provocado. Nestes casos não se deve manter contacto visual com o cão, pois ele poderá entender esse comportamento como provocação ou desafio. Ir na direcção do animal quando está neste estado também não é uma boa opção, este pode sentir-se encurralado e a única solução para ele é atacar. Correr por norma também é uma péssima escolha, pois passará a ser uma presa aos olhos do animal.

Tente manter-se o mais calmo possível, não olhe para o animal e num ritmo normal afaste-se calmamente. Evite movimentos bruscos nessa altura e provavelmente não irá acontecer nada. A maioria dos cães que entram em modo agressivo acabam por ignorar quando as pessoas os desprezam e se afastam com tranquilidade sem fazerem movimentos bruscos. É preciso saber antecipar as situações, por isso é tão importante compreender a linguagem corporal dos animais.

Nunca aborde um animal desconhecido como aborda o seu cão. Lembre-se que você não conhece o animal, não sabe os seus medos e traumas e desconhece o seu comportamento. Um cão desconhecido deve abordar-nos por vontade própria, só devemos dar-lhe atenção quando ele está calmo. Nunca force o toque, principalmente por cima da cabeça.

porque é que os cães olham fixamente para nós

Como interpretar os diferente tipos de olhares dos cães

Existem alguns detalhes num olhar de um cão que podem ajudar na interpretação do mesmo.

  • Pupilas bem abertas quando o animal está energético: Significa que o cão está animado/agitado.
  • Pupilas bem abertas quando o animal está imóvel e tenso: Significa que ele está com bastante medo.
  • Pupilas ligeiramente abertas, mas encontram-se mais fechadas do que abertas: O animal está calmo.
  • Desviar o olhar ou piscar várias vezes os olhos: O cão está desconfortável, inseguro ou pretende evitar a pessoa.

Não permita comportamentos excessivos

Ter o nosso companheiro a olhar para nós durante uns instantes é algo que nos aconchega o coração. No entanto quando este começa a perseguir-nos pela casa a olhar fixamente para nós não é um bom comportamento. Por norma nestes casos eles pretendem conseguir o seu objectivo o mais rápido possível. Este tipo de comportamento não deve ser permitido.

Os nossos cães têm que perceber que eles só terão os seus doces preferidos, brincadeiras, mimos ou até passearem quando os donos acham que é a hora certa. Ignore sempre a perseguição com olhar fixo do seu cão. Para além de ele não ficar extremamente ansioso, a sua indiferença irá ajudá-lo a saber esperar. Se nunca for recompensado por aquele comportamento ele acabará por entender que não vale a pena continuar com este.

Este tipo de comportamento acontece muito quando o cão vê o dono a mexer em comida, quando se está a vestir, quando agarra nas chaves de casa, entre outras situações. Eles como fazem várias associações de objectos ou comportamentos tentam muitas vezes manipular as situações. Nestes casos temos que perceber que ao cedermos à vontade do nosso animal ele irá entender que aquele comportamento resulta. A partir daí ele irá repetir o mesmo comportamento sempre que desejar algo, seja comida, atenção ou passear. Por isso ignorá-lo é a melhor solução por mais que custe no início.

Porque é que os cães olham fixamente para nós? Acho que agora já sabe que essa pergunta pode ter várias respostas. Aprenda a ler a linguagem corporal do seu animal, fique atento aos seus sinais e poderá descobrir coisas que nunca tinha pensado.

Se gostou do artigo “porque é que os cães olham fixamente para nós?” também poderá gostar de outros artigos sobre o comportamento canino.

Faz Parte da Nossa Comunidade 🙂
0

Sobre o Autor

Profile photo of ODonoCuida

ODonoCuida

Deixe-nos um Comentário

Clique aqui para deixar um comentário

Or

Saltar para a barra de ferramentas