Início > Comportamento Animal > Comportamento Canino > Porque é que os cães uivam? Esclareça as suas dúvidas
Comportamento Canino

Porque é que os cães uivam? Esclareça as suas dúvidas

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

porque é que os cães uivam

Certamente já se questionou porque é que os cães uivam a determinado momento da sua vida. Embora existam muitos mitos que remetem ao sofrimento do cão e a lua cheia, a verdade é bem mais simples do que isso. Os cães uivam para conseguirem comunicar-se à distância, principalmente quando não conseguem ter contacto visual com o exterior. No entanto o uivar de um cão pode ter ser causado por diferentes razões que passamos a apresentar de seguida. Ainda neste artigo pode ler algumas conselhos de como diminuir o uivar excessivo do seu cão.

7 Motivos que podem estar por detrás do uivar do seu cão

1º – Instinto usado para reunir e localizar a sua matilha/família:

Muitas pessoas que têm determinadas raças de cães perguntam-se porque é que os cães uivam sempre que os deixam em casa? A razão é simples. Como o uivo de um cão é perceptível a vários quilómetros de distância este é usado pelos mesmos para localizar e reunir a sua matilha. Sendo um comportamento herdado dos lobos, e ainda presente em determinadas raças como o Husky Siberiano, Samoiedo e Malamute do Alaska, é natural para estes tentar chamar os seus donos sempre que eles ficam sozinhos. Devemos ter alguma atenção nestes casos para estes não uivarem excessivamente, pois eles tem tendência a substituir o ladrar pelo o uivar.

2º- Cadelas no cio perto da zona da sua casa:

Quando uma cadela entra no cio o seu cheiro espalha-se através do vento e os machos começam a ficar impacientes. Nestas alturas do ano é normal ouvirmos vários cães a uivarem excessivamente, e muitos acabam por fugir de casa e ficarem a rondar a habitação da fêmea. A esterilização e castração é extremamente importante para os cães e cadelas não ficarem frustrados com os seus próprios instintos básicos, para além dos benefícios para a saúde.

3º- Uivar para aliviar o tédio e energia acumulada

Cães que não têm como se entreter no dia a dia ou estão presos com uma corrente têm tendência a uivar para aliviar o tédio e a sua energia. Ao passarem vários dias sem nada para fazer, eles precisam de gastar a sua energia de alguma forma. Por estes motivos é que é recorrente ouvirmos cães a ladrar ou a uivar sem parar quando estão presos.

4º – Solidão

Cães que ficam sozinhos por longos períodos de tempo costumam uivar numa tentativa de conseguirem chamar a sua família. É muito comum observarmos este comportamento quando os nossos vizinhos vão de férias ou o fim de semana para fora e o animal fica em casa. Esta ausência temporária mas longa para o animal, agrava este tipo de comportamento. Por isso é natural que as pessoas associem o uivar a sofrimento e solidão, pois são casos muito comuns em Portugal.

5º – Uivar de excitação e contentamento

São várias as pessoas que procuram na Internet “porque é que os cães uivam quando ouvem certa música?”. A resposta normalmente é excitação. Os animais associação determinados sons, devido ao comportamento dos humanos e outros animais, a momentos de excitação. Outros cães, principalmente quando incentivados, uivam de contentamento quando os donos regressam ou na presença de determinadas pessoas. Quando existe alguém que tenta reproduzir o som do uivar, normalmente as crianças, o animal começa a vocalizar ainda mais esse som. Desta forma este comportamento acaba por ser associação sempre à sua excitação e contentamento descontrolado.

6º – Uivar como aviso da presença de estranhos perto do território

Alguns cães uivam para avisar outros cães que existe a presença de um estranho perto do seu território. Como não conseguem ter contacto visual com os outros animais e apenas sentem um cheiro estranho, estes alertam os restantes cães para aquela presença desconhecida.

7º – Uivar por dor, má nutrição ou desconforto físico

Embora não seja muito comum, alguns cães uivam quando sentem dores, desconforto ou perante uma má nutrição. Esta é uma forma de alertar para o seu mau estar. Se o seu cão nunca teve este tipo de comportamento e não houve nenhuma alteração na sua rotina, convém levá-lo para fazer um check-up ao veterinário. Desta forma irá despistar qualquer tipo de dor que este possa estar a ter.

porque é que os cães uivam

Como evitar o uivar excessivo do seu cão

Em primeiro lugar é importante perceber qual é o motivo do uivar do seu cão para tentar corrigir este comportamento. Uivar é um comportamento natural, mas não deve ser permitido em excesso. Cães que habituam-se a uivar sem qualquer restrição acabam a uivar a noite toda, sempre que sai de casa, etc. Este comportamento irá causar-lhe alguns problemas, principalmente com os seus vizinhos.

  • Verifique se o seu cão tem se alimentado e hidratado normalmente
  • Veja se este não tem dores nas patas e no corpo. Em caso de dúvida leve-o ao veterinário para fazer um check-up.
  • Exercite o seu cão duas vezes ao dia, no mínimo 30 minutos de manhã e 30 ao final da tarde.
  • Prepare o seu cão para estar sozinho em casa. Nunca saia de casa sem que o seu cão fique calmo e relaxado.
  • Deixe sempre brinquedos para este se manter entretido na sua ausência. Existem brinquedos desenvolvidos para manter os animais ocupados durante várias horas, informe-se sobre os mesmos. Veja a nossa sugestão do Kong para cães.
  • Não encoraje de forma alguma o seu cão a uivar, mesmo em brincadeiras.
  • Faça treinos de obediência com um apito para adestramento sempre que o seu cão começar a uivar. Desta forma com o passar do tempo ele irá associar o som do apito a não uivar.
  • Quando existirem cadelas no cio nas redondezas, tente manter o seu cão mais isolado, principalmente em zonas sem acesso ao exterior. Se mesmo assim este continuar a uivar deve tentar distraí-lo com brinquedos e actividades.
  • Se nada disto resultar para diminuir o uivar excessivo do seu cão deve procurar a ajuda de um profissional especialista em comportamento canino.

Veja mais artigos sobre o comportamento canino aqui.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
Faz Parte da Nossa Comunidade 🙂
0

Sobre o Autor

Profile photo of ODonoCuida

ODonoCuida

Deixe-nos um Comentário

Clique aqui para deixar um comentário

Or

Saltar para a barra de ferramentas