Início > Comportamento Animal > Comportamento dos Gatos > Porque é que os gatos dormem tanto?
Comportamento dos Gatos

Porque é que os gatos dormem tanto?

porque é que os gatos dormem tanto

Alguma vez se questionou “porque é que os gatos dormem tanto?”. Se já, acredite que não é o único dono a pensar sobre isso. O que não falta na Internet são pessoas à procura desta resposta. Por isso decidimos esclarecer esta questão da forma mais clara possível.

Um gato adulto dorme cerca de 16 horas por dia, estando no top 20 de mamíferos que dormem mais tempo. Se não tinha percebido o porquê desta pergunta talvez agora esteja curioso em porque é que os gatos dormem tanto.

Não existe uma verdade absoluta para a resposta a esta pergunta, mas segundo vários estudos existem algumas razões que levam os nossos felinos domésticos a proceder desta forma.

Porque é que os gatos dormem tanto?

Devido ao ADN de caçadores

1- Os gatos selvagens são excelentes caçadores nocturnos. Como não têm grandes dificuldades na hora da caça eles preservam grande parte da sua energia diária a dormir. Desta forma usam apenas a sua energia à noite quando precisam de caçar. Nessa altura eles precisam de caçar uma presa à primeira sem a deixarem escapar, por isso eles guardam toda a sua energia. Os nossos gatos domésticos ainda têm estas características no seu ADN, pois o seu processo de domesticação é relativamente recente.

Não dormem profundamente

2.- É verdade que os gatos dormem cerca de 16 horas, mas na maioria do tempo o seu sono não é profundo. O seu gato até pode estar de olhos fechados a descansar, mas se o chamar para alguma actividade que ele ache motivadora não irá hesitar em levantar-se.

porque é que os gatos dormem tanto

Tédio

3.- A resposta à pergunta porque é que os gatos dormem tanto muitas vezes é: porque não têm nada de especial para fazer. Eles levantam-se várias vezes, espreguiçam-se, comem, brincam e voltam a dormir. Na natureza o gato dorme, caça, tem que arranjar um abrigo, precisa de encontrar água, criar as suas crias e defender o seu território. Como gatos domésticos sobra muito pouco para estes fazerem senão dormirem ou descansarem. Por isso é muito importante estimular o seu gato durante o dia para que este não esteja completamente desperto quando você quiser dormir.

Sobrevivência quando são crias

4. Quando são crias, os gatos passam muitas horas a dormir de forma a se manterem a salvo dentro do ninho ou abrigo. Enquanto a mãe sai em busca de alimento, os gatos percebem que a melhor solução é ficar dentro do local seguro a dormir evitando os perigos que existem no exterior.

Diminuir o stress

5. Os gatos que sofrem mais com o stress e ansiedade acabam por dormir mais tempo. Esta é a forma que os nossos felinos encontram de aliviar o stress durante aquele período de tempo.

Esperamos que tenha fica completamente esclarecido. Agora já pode afirmar que sabe porque é que os gatos dormem tanto tempo.

Se gostou deste artigo, veja mais na categoria do comportamento dos gatos.

 

Faz Parte da Nossa Comunidade 🙂
0

Sobre o Autor

ODonoCuida

Deixe-nos um Comentário

Clique aqui para deixar um comentário