Início > Comportamento Animal > Comportamento dos Gatos > Porque é que os gatos não gostam de água?
Comportamento dos Gatos

Porque é que os gatos não gostam de água?

porque é que os gatos não gostam de água

Porque é que os gatos não gostam de água? É uma das questões com mais pesquisa relacionada com o comportamento dos gatos. A verdade é que existem alguns gatos que gostam bastante de água, mas a maioria deles aparenta ter fobia à mesma. Neste artigo poderá perceber o que está por trás deste medo excessivo de muitos dos nossos felinos domésticos. 

Porque é que os gatos não gostam de água? Devido à sua genética.

A resposta à pergunta “porque é que os gatos não gostam de água” está ligada à origem destes felinos. Embora muitos felinos evitem a água, a maioria são excelentes nadadores. No caso dos leões estes evitam ao máximo atravessar um rio, mas caso exista essa necessidade eles conseguem nadar muito bem. Já os tigres adoram caçar em zonas banhadas por rios. No entanto estes parentes estão muito afastados geneticamente dos nossos gatos domésticos.

A maioria dos gatos tem medo de água pois descendem dos gatos selvagens do Médio Oriente, que viviam em zonas próximas do deserto. Ao não terem um contacto regular com a água, os gatos selvagens desenvolveram ao longo do tempo alguma desconfiança em relação à água. Com o passar dos anos alguns gatos passaram a ter contacto com zonas florestais, onde existiam rios e ribeiras. Para esses gatos selvagens a água não é um motivo de medo, pois não é algo desconhecido e sim natural. Talvez a diferente origem geneticamente dos nossos felinos domésticos também influencie o seu comportamento perante a água. No entanto hoje em dia o hábito e a abordagem de um gato à água é o principal factor do tipo de reacção que o nosso animal tem.

Porque é que os gatos não gostam de tomar banho, mas adoram estar perto de zonas com água?

Os gatos em termos comportamentais são muito interessantes, pois parecem apresentar comportamentos contraditórios em relação à mesma temática. Mas se analisarmos bem ser colocado dentro de uma banheira de forma repentina não é o mesmo do que ficar a ver correr água da torneira. Todos os donos destes felinos sabem que têm na sua companhia seres extremamente curiosos.

Para a maioria dos gatos ver a água correr desperta-lhes bastante curiosidade. A água corrente é um mistério para eles, por isso ficam a vê-la fixamente com um olhar curioso. Muitos gatos até gostam de interagir com as gotas de água da torneira, acabando por brincar com estas. No entanto se a quantidade de água for mais elevada eles costumam afastar-se, pois já não se sentem completamente seguros. Os gatos não são cobardes, são sim desconfiados e cautelosos.

É possível habituar um gato a gostar de água?

É possível, mas é mais fácil habituar um gato a gostar do contacto com a água se este ainda tiver poucos meses. Gatos jovens e adultos podem já ter tido experiências negativas com a água ou esta não ter sido apresentada da melhor forma. Com os gatinhos é diferente, nós conseguimos mostrar-lhes que a água pode ser divertida e relaxante. Deixamos aqui alguns conselhos de comer habituar um gato a gostar de água:

  • A apresentação do gatinho à água deve ser feita de forma paciente e extremamente calma.
  • Use água morna (ligeiramente quente) durante o processo de adaptação. Os gatos adoram o calor pois sentem-se relaxados e confortáveis.
  • Faça essa introdução à água num dia em que o seu gatinho esteja calmo e bem disposto. Tente fazer a mesma numa hora em que não existam ruídos que o possam assustar.
  • Use primeiro um pano molhado com a água morna e passe lentamente pelo corpo do seu animal. Quando ele estiver confortável aumente a quantidade de água no pano e continue a passar lentamente nele.
  • Molhe todas as partes do seu corpo com o pano com água morna, se ele estiver já completamente à vontade com o pano está na hora do passo seguinte.
  • Coloque uma tigela grande ou um pequeno alguidar com pouca água. Descontraidamente coloque-o lá dentro e deixe este explorar o tempo necessário.
  • Repare no comportamento do seu gatinho. Veja se ele brinca com a água e se está confortável com a nova experiência.
  • Se ele já estiver a brincar volte a pegar no pano e vá passando nele. Aos poucos coloque mais água na tigela/alguidar.
  • Se ele reagir bem a todo este processo certamente irá começar a gostar de água. A introdução ao banho deve ser feita após repetir este processo algumas vezes. Não force o seu animal se ele não reagir bem inicialmente. Ao forçá-lo só irá provocar-lhe mais receio.

Raças de gatos que gostam de água:

Estas raças de gatos normalmente são amantes de água, mas cada gato é único. Nem todos os exemplares gostam de nadar, no entanto a maioria aprecia o contacto com a água.

1.- Angora Turco: Por norma adoram mergulhar, brincar com a água e até nadar.

2.- Pixie-Bob: Conhecidos por serem malucos por água. 

3.- Van turco: Conhecido como o gato nadador. Como é óbvio é um amante de água e de nadar.

porque é que os gatos não gostam de água

4.- Gato de Bengal: Adoram brincar dentro de água

porque é que os gatos não gostam de água

5.- Maine coon: mais um gato que é apaixonado por água.

porque é que os gatos não gostam de água

6.- Abissínio: Por norma não tem receio de água.

porque é que os gatos não gostam de água

7.- Norueguês da floresta: Habituado a vários tipos de clima, gosta do contacto com a água

porque é que os gatos não gostam de água

8.- Savannah: descendente dos gatos selvagens africanos é normal que adoro o contacto com a água.

porque é que os gatos não gostam de água

9.- Bobtail japonês por norma não entram dentro de água, mas adoram ficar observá-la e até tocar-lhe.

porque é que os gatos não gostam de água

10. – Manx: Fascinado por observar água

porque é que os gatos não gostam de água

Existem gatos com maior e menor facilidade de habituação ao contacto com água, mas com alguma paciência a maioria acaba por tolerar bem a água. É apenas necessário uma boa apresentação a este contacto. No entanto, como já referimos, cada gato é único.

Se gostou deste artigo “porque é que os gatos não gostam de água?” veja a nossa página sobre o comportamento dos gatos.

 

Faz Parte da Nossa Comunidade 🙂
0

Sobre o Autor

ODonoCuida

Deixe-nos um Comentário

Clique aqui para deixar um comentário