Início > Comportamento Animal > Comportamento dos Gatos > A Razão Porque Os Gatos Fazem Massagens
Comportamento dos Gatos

A Razão Porque Os Gatos Fazem Massagens

gatos-fazem-massagens

Quando os gatos fazem massagens pode ser um comportamento tão adorável como doloroso. Quem nunca achou adorável ver o seu gato a dar-lhe “massagens” enquanto lhe crava as unhas na pele? Por um lado apetece-nos gritar e por outro apetece-nos dizer “ooohhh”, certo?

Mas assim como o ronronar, os gatos fazem essas massagens desde pequeninos. É um comportamento instintivo, uma técnica utilizada pelos gatinhos para estimularem a saída do leite quando estavam a mamar. Mas se assim é, porque é que eles levam esse comportamento para a idade adulta, quando já não precisam de mamar?

Crê-se que o fazem porque associam-nas sempre a esses momentos gratificantes aos cuidados da mãe. Outra teoria diz que os gatos que fazem esses movimentos foram afastados da mãe demasiado cedo. No entanto, quase todos têm esse comportamento, mesmo aqueles gatos que vivem na mesma casa que a mãe o fazem, o que refuta essa teoria.

Desse modo, existem ainda teorias que dizem que é um comportamento genético. Vem dos tempos dos gatos selvagens que o utilizavam para amassar as ervas para preparem a sua cama, para dormirem ou darem à luz.

A verdade é que ninguém sabe com 100% de certezas o porquê desse comportamento. Ainda assim, se o analisarmos bem, parece que quando amassam um manta suave, uma camisola nossa ou a sua própria cama, que estão a pô-las mais confortáveis para se deitarem. Aqui surge outra teoria, mais prática e territorial. Os gatos têm glândulas nas almofadas das patas que libertam suor e deixam o seu cheiro naquilo em que tocam. Quando amassam o sítio onde se deitam podem estar a marcar aquele espaço como seu.

Quando um gato está deitado ao seu colo e lhe faz uma “massagem” ele não só está a querer dizer que se sente confortável e seguro, mas também está a marcá-lo(a) como “propriedade” dele. Durante este comportamento, alguns gatos mantêm as unhas para dentro, mas outros nem por isso.

Nesses casos, se for amassado(a) frequentemente pelo seu gato, é um bom incentivo para lhe cortar as unhas. Assim evita ser arranhado(a) ou que lhe estrague a roupa. Outra ideia pode ser manter uma toalha dobrada perto de si, para a colocar ao colo sempre que o seu gatinho se quiser aconchegar, sentir confortável e seguro.

Porque Os Gatos Fazem Massagens

  • Para mostrarem contentamento ou aliviarem o stress: Podemos não saber ao certo a razão para os gatos terem este comportamento. Contudo todos podemos concordar que eles têm prazer em fazê-lo. Talvez a razão para o fazerem seja só esse, dá-lhes prazer. Quem sabe.
  • Para ajeitarem o sítio onde vão dormir: Esta é uma das teorias mais aceites e possivelmente óbvia. Todos nós os vemos a ajeitar o seu espaço mesmo antes de se deitarem para uma sesta.
  • Para marcar território: Devido às glândulas nas almofadas das patas, deixam o seu odor quando amassam os sítios onde estão, marcando aquele espaço como seu.

Como proteger o seu colo destas massagens

Por muito confortável que seja para o seu gato, nem sempre será para si se o seu gatinho lhe espetar as unhas nas pernas. Deixamos-lhe algumas sugestões para lidar com essas situações

  • Mantenha as unhas do seu gatinho sempre cortadas. Aprenda como cortar as unhas ao seu gato.
  • Treine-o para fazê-lo noutro lado, removendo-o gentilmente quando começa.
  • Distraia-o desse comportamento, fazendo-lhe festas ou com um brinquedo.
  • Deixe-o vir para o seu colo apenas quando tiver o cobertor dobrado por cima, para proteger as pernas.

Nunca puna o seu gato por isso, nem grite ou o force a nada. Além de ser um comportamento normal e instintivo, os gatos não respondem bem há negatividade. Provavelmente nunca compreenderemos a 100% este comportamento, mas nunca será por isso que os gatos deixarão de encantar-nos.

Saiba mais sobre o comportamento dos gatos.

Faz Parte da Nossa Comunidade 🙂
0

Sobre o Autor

ODonoCuida

1 Comentário

Clique aqui para deixar um comentário