Início > Comportamento Animal > Comportamento dos Gatos > Os Gatos Ronronam Porquê? – As Razões Que Não Sabe
Comportamento dos Gatos

Os Gatos Ronronam Porquê? – As Razões Que Não Sabe

porque-os-gatos-ronronam

Porque os gatos ronronam tanto? É a pergunta que por vezes todos os donos de gatos fazem. O ronronar do gato é um som de certa forma místico para os humanos, que nos acalma e faz sorrir. É o som gentil que nos encanta e diz que está tudo bem. E de facto, é isso mesmo, mas não é bem isso.

Esqueça tudo o que achava saber sobre o ronronar, porque de certeza que há muita coisa que não sabe, e pode até ficar surpreendido. A maioria das pessoas acha que quando os gatos ronronam é por contentamento, e não estão erradas. O facto é que o ronronar dos gatos tem uma multi-variedade de funções, e é por isso que os gatos ronronam tanto. Continue a ler se quer conhecer todas as facetas do “romrom”

Porque Os Gatos Ronronam Em Todas as Fases da Vida

  • Há nascença: Quando está a dar à luz os seus filhotes, a mãe gata ronrona. Pela lógica do contentamento poderíamos achar que era por estar contente por ir ser mãe, mas não. Quando ronrona, o seu organismo liberta endorfinas que a podem ajudar a suportar a dor do parto. Para além disso o ronronar também a acalma.
  • Os gatinhos: Quando nascem não vêem nem ouvem. Por esse motivo o ronronar da mãe é fundamental para a sua sobrevivência. Ao sentirem as suas vibrações conseguem saber onde está a mãe, aproximar-se dela para se alimentarem e para aconchego e segurança. Com apenas 2 dias de vida os gatinhos já podem eles próprios ronronar para interagirem com os irmãos e com a mãe.
  • Na alimentação: Quando os gatinhos bebés se aproximam da mãe para mamar, pressionam e flexionam as patinhas para estimular a saída do leite. Também ronronam enquanto o fazem. Esta espécie de massagem, juntamente com o ronronar é um comportamento que levam para a vida adulta. Normalmente nós achamos adorável mas não sabemos a origem. Mas porque é que eles levam esse comportamento para toda a vida? Massajam os donos, os cobertores, os tapetes e muito mais coisas? Saiba aqui.

porque-os-gatos-ronronam

Outras Funções do Ronronar

De facto o ronronar não significa apenas contentamento. Ele comunica diversos estados emocionais diferentes, e por isso os gatos ronronam por diversas razões que nem sempre são satisfação ou contentamento.

O ronronar dos gatos pode ser comparado ao sorriso dos humanos. Nós sorrimos por várias razões, alegria, insegurança, nervosismo, ou para confortar outras pessoas. Há quem diga que o sorriso tem até funções terapêuticas.

O mesmo se passa quando os gatos ronronam. Eles podem fazê-lo quando estão contentes, mas também como uma forma de se acalmarem, ou de acalmarem outros gatos. Podem ronronar quando estão a dormir, nervosos, doentes, com dores ou mesmo à beira da morte. Podem até utilizá-lo para manipular os donos e terem o que querem, utilizando uma frequência de som semelhante à do choro do bebé.

Os Gatos Ronronam Para Se Curarem

Esta função do ronronar poucos sabem. As novas descobertas sugerem que o ronronar dos gatos também serve como uma forma de se auto-curarem. Os “ronrons” vibram entre frequências de 25-50 HZ, que são as melhores frequências para o crescimento dos ossos e para curar fracturas. O facto de ronronarem a dormir pode ser um reflexo do corpo, como uma espécie de fisioterapia para manter os ossos saudáveis e aumentar a sua densidade. A frequência do ronronar pode ir até aos 140 ou 150 HZ.

Os Benefícios do Ronronar Nos Humanos

Existem teorias de que as vibrações também beneficiam os ossos das pessoas, o que pode até ser verdade, mas não deve ser significativo. Na nossa opinião, os verdadeiros e comprovados benefícios que os humanos recebem quando os gatos ronronam tem a ver com o stress. A capacidade de acalmar uma pessoa, de diminuir a pressão sanguínea e o stress é evidente, e por isso é que muitas pessoas acham que os gatos são animais sensíveis com capacidades curativas e os melhores animais de companhia.

Saiba mais sobre o comportamento dos gatos aqui

Faz Parte da Nossa Comunidade 🙂
0

Sobre o Autor

ODonoCuida

Deixe-nos um Comentário

Clique aqui para deixar um comentário