Início > Produtos para animais > Produtos Para Cães > Roupa para cães: É preciso vestir o meu cão no inverno? Mitos e factos!
Produtos Para Cães

Roupa para cães: É preciso vestir o meu cão no inverno? Mitos e factos!

roupa para cães

A roupa para cães nos últimos anos tem tido cada vez mais procura. Existem donos que adoram ver os seus cães vestidos e outros que odeiam. Gostos à parte, o que realmente importa é se eles realmente beneficiam das mesmas, principalmente no inverno. 

Neste artigo iremos abordar alguns mitos e crenças sobre as roupas para cães, mas também que tipo de animais podem precisar de usá-las.

roupa para cães

1.Mito: Todos os cães precisam de usar roupa no inverno para lidarem melhor com o frio.

Facto: Essa afirmação não é de todo verdadeira, pois nem todos os cães precisam de roupa para se manterem aquecidos perante temperaturas mais baixas. Existem vários cães que têm uma camada de pêlo que os protege do frio, isto devido aos seus antepassados pertencerem a zonas geográficas onde a neve é abundante e as temperaturas atinge valores negativos.Ex: Husky Siberiano Por norma os cães de porte médio e grande de pêlo comprido também não passam tanto frio no inverno. No entanto os cães de pêlo curto, cachorrinhos, seniores ou animais doentes podem beneficiar bastante a vestirem roupas para cães.  Claro que tudo depende da zona geográfica em que o animal reside e do próprio cão.

roupa para cães

2. Mito: Todos os cães acabam por se acostumarem a vestir roupa que compramos.

Facto: Essa afirmação também não é verdade. Existem cães que deixam que os donos os vistam, mas ficam extremamente desconfortáveis que chegam a não se deslocarem. Claro que o a habituação às roupas é um processo, mas se o seu animal estiverem muito desconfortável não vale a pena insistir. Para aqueles que pretendem habituar o animal a usar roupa para cães experimentem de forma progressiva. Coloquem a roupa durante alguns minutos, se ele estiver a reagir bem recompensem-no e depois retirem. Vão aumentando o tempo que o animal fica com a roupa de forma progressiva.

roupa para cães

3. Mito: Os cães de porte médio/grande não precisam usar roupas no inverno.

Facto: Embora consigamos perceber o porquê de muitos donos acreditarem que os seus cães de porte grande não precisam de usar roupas, a verdade é que essa afirmação não pode ser vista como verdadeira. A maioria dos cães de porte grande, mesmo aqueles que não têm pêlo comprido, têm uma maior resistência ao frio do que os cães pequenos. No entanto existem cães de porte grande que não lidam bem com temperaturas baixas, os Galgos são um exemplo. O aconselhamento do uso de roupas não está ligado ao porte do animal e sim às suas características.

4. Mito: Todas as roupas para cães protegem do frio.

Facto: Claramente isso não passa de um mito. Assim como nem todas as nossas roupas no protegem do frio, as dos cães também não. A industria da moda canina tem vários sectores, e muitas roupas acabam por ser “fantasias” e “roupas de haloween e carnaval”. Agora se pretende vestir o seu cão para o proteger do frio ou da chuva pense no tipo de roupa que veste nessa altura. Por exemplo muitos dos casacos para a chuva para cães não os protegem do frio, a sua única função é não permitir que estes se molhem. A roupa para cães de inverno deve ser quente e confortável. Veja bem que tipo de tecido é antes de comprar uma roupa para o inverno para o seu cão.

5. Mito: As roupas de inverno devem ser pesadas para protegerem correctamente os cães.

Facto: Actualmente isso não é verdade. Existem óptimos tecidos quentes e leves no mercado hoje em dia. Cuidado com alguns tecidos pesados, para além de produzirem demasiado calor também pode causar algum mau-estar ao animal. Se compra roupa através de lojas online leia sempre a descrição da mesma.

roupa para cães

Como escolher a melhor roupa para cães

Escolher a melhor roupa para o nosso cão nem sempre é uma tarefa fácil. Existem alguns factores que devemos ter em conta antes de comprarmos peças de roupas , como por exemplo:

  • Qualidade
  • Conforto e Tamanho correcto
  • Tecido adequado para cães anti-alérgico 

Qualidade da roupa para cães

Bem esta é óbvia! Quando queremos as melhores roupas para o nosso companheiro a qualidade das mesmas é fundamental. No entanto qualidade não significa a roupa mais cara. Existem marcas que comercializam roupa para cães a preços competitivos de boa qualidade. Ao falarmos de qualidade estamos a referir-nos ao uso de bons materiais e boa execução. Boas roupas para cães são totalmente idealizadas para garantir o conforto e a saúde do animal.

Conforto e tamanho correcto

Um animal que não se sente confortável com roupa não deve usá-la. No entanto é preciso primeiro perceber se ele não se sente confortável com uma roupa específica, com algum material que esta incluiu ou por estar demasiada apertada.

A roupa do seu cão deve aconchegar, mas nunca apertar. Para além disso é preciso estar atento aos encaixes, fechos, botões pois podem criar feridas ou irritar a pele do animal. A colocação de cintos ou algo do género também pode causar desconforto ao animal se não estiver na posição correcta.

Para saber qual é o tamanho correcto da roupa para o seu cão vai ter que tirar as suas medidas. Por norma existem três medidas necessárias: o comprimento do corpo (do fim do pescoço até ao final do corpo), a medida da cintura (deve ser medida com o animal em pé), e à volta do pescoço.

Tecido adequado para cães anti-alérgico

É muito importante que a roupa que o seu animal vai usar não faça alergia. Claro que o seu cão pode sempre ser alérgico a um material específico, no entanto os tecidos naturais normalmente não causam alergias. Os materiais mais apropriados para as roupas dos animais são: o algodão, a flanela, a malha e a manta acrílica. Os materiais sintéticos e todos os tipos de lã devem não devem ser usados para o fabrico da roupa de animais.

Se gostou do nosso artigo, veja a nossa categoria de produtos para animais de estimação.

 

Faz Parte da Nossa Comunidade 🙂
7

Sobre o Autor

ODonoCuida

Deixe-nos um Comentário

Clique aqui para deixar um comentário