Início > Curiosidades > Curiosidades Sobre Animais > Russo pensa que encontrou 4 gatinhos, mas afinal eram…
Curiosidades Sobre Animais

Russo pensa que encontrou 4 gatinhos, mas afinal eram…

Manuls

Já diz o ditado “nem tudo o que parece é”. Foi exactamente o que se passou com um proprietário de uma fazenda na Rússia quando resgatou quatro crias de “gato” do seu celeiro. Mas rapidamente notou que aquelas crias eram completamente diferentes de todos os gatos que até hoje tinha visto. Desta forma decidiu entrar em contacto com a Reserva Natural de Daursky. Facilmente a Reserva confirmou-lhe que as crias não eram de uma raça comum e sim de uma espécie rara e nativa da Ásia Central, os Manuls ou gato-de-pallas.

O proprietário da fazenda ficou muito surpreendido com a informação e decidiu entregar os animais à Reserva Natural de Daursky. Já na reserva as quatro crias foram adoptadas por duas gatas domésticas para serem alimentados e cuidados da forma mais natural possível. Assim que atingirem a idade e saúde necessárias serão reintroduzidas na natureza.

Manuls

Manuls

Manuls

Os Manuls ou gatos-de-pallas são uma espécie de gato selvagem, mas o seu tamanho é menor que os outros gatos selvagens. Costuma viver em países como a Mongólia e a Rússia e o seu nome “gato-de-pallas” deve-se à primeira pessoa que descreveu este animal, Peter Simon Pallas. O seu tamanho é idêntico ao de um gato doméstico, entre 50 a 62 cm e pesam em média 4,5 kg. Baixos e atarracados, rechonchudos e de pernas curtas e muito expressivos estes gatos selvagens são irresistíveis. A sua pelagem é comprida e densa em tons de cinzento, embora possa também ter tons de ferrugem. São solitários, com hábitos nocturnos e não são muito dados ao ser humano. Alimentam-se de pequenos roedores e pássaros, e caçam através do método da emboscada. Vivem cerca de 11 anos em cativeiro, um pouco menos do que um gato doméstico.

Neste momento os Manuls ou gatos-de-pallas são uma espécie em extinção, pois são caçados para serem vendidos como animais de estimação ou para comercialização das suas peles. Actualmente é proibida a sua caça, excepto na Mongólia. Todavia os caçadores ilegais continuam atrás destes animais para venderem as suas peles.

Veja o Manul ou gato-de-pallas adulto

Manuls

Manuls

Faz Parte da Nossa Comunidade 🙂
0

Sobre o Autor

Profile photo of ODonoCuida

ODonoCuida

Deixe-nos um Comentário

Clique aqui para deixar um comentário

Or

Saltar para a barra de ferramentas